A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Serafim, Mônica de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada.
id UFC-9_13a190d00432bdbca0ea5ebca8380253
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1179
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo SociodiscursivoEnsino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo.O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada.Universidade Federal do CearáFerreira Dodó, Francisco Wallisson FerreiraSerafim, Mônica de Souza2018-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/117910.22168/2237-6321-11179Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-1582237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179/494Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-29T21:02:01Zoai:ojs.localhost:article/1179Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-04-29T21:02:01Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
title A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
spellingShingle A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira
Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo.
title_short A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
title_full A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
title_fullStr A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
title_full_unstemmed A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
title_sort A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
author Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira
author_facet Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira
Serafim, Mônica de Souza
author_role author
author2 Serafim, Mônica de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira
Serafim, Mônica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo.
topic Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo.
description O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179
10.22168/2237-6321-11179
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-11179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179/494
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158
Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158
Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158
Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158
Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730659778560