A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada. |
id |
UFC-9_13a190d00432bdbca0ea5ebca8380253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1179 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo SociodiscursivoEnsino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo.O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada.Universidade Federal do CearáFerreira Dodó, Francisco Wallisson FerreiraSerafim, Mônica de Souza2018-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/117910.22168/2237-6321-11179Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-1582237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179/494Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-29T21:02:01Zoai:ojs.localhost:article/1179Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-04-29T21:02:01Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
title |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
spellingShingle |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo. |
title_short |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
title_full |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
title_fullStr |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
title_full_unstemmed |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
title_sort |
A coesão nominal em livros didáticos do ensino médio: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo |
author |
Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira |
author_facet |
Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira Serafim, Mônica de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Serafim, Mônica de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Dodó, Francisco Wallisson Ferreira Serafim, Mônica de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo. |
topic |
Ensino de Língua Materna. Coesão nominal. Interacionismo Sociodiscursivo. |
description |
O objetivo principal deste trabalho é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD. Para tanto, verificou-se que o ensino da coesão nominal nos livros didáticos aborda os elementos coesivos com função de introdução ou de retomada; também foi analisado se/como as propostas de abordagem de atividades nos livros didáticos contemplam as classes gramaticais como elementos linguísticos que contribuem para a coesão nominal ou se sua abordagem esvazia-se na nomenclatura gramatical ou estrutural. Para a análise, discutiram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2009), Givón (1995), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003) e Adam (2011). A pesquisa constatou que os livros trabalham a diferença entre anáfora e catáfora, atribuindo, no entanto, um olhar mais resumitivo a esta. Também constatou-se que, na maioria das questões, mesmo que sutilmente, o foco esvazia-se no ensino nomenclatural ou de identificação ou internalização de conceitos; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais. Tal fato evidencia, assim, uma perspectiva que vê as classes gramaticais como elementos de coesão, no entanto limitada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179 10.22168/2237-6321-11179 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-11179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1179/494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158 Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158 Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158 Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158 Entrepalavras; v. 8, n. 1 (8); 140-158 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730659778560 |