Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2726 |
Resumo: | A partir da hipótese de que o estilo de Rita Lee está marcado por uma tendência a circular entre opostos e atenuar tendências extremas, propomos uma análise comparativa de três versões de “Mutante”: por Rita Lee (1982), Ná Ozzetti (1996) e Daniela Mercury (2001), a fim de mostrar como se configura esse estilo “entre” de Lee, tanto na composição como na interpretação. Iniciamos com a análise do núcleo de identidade da canção (melodia e letra), segundo o modelo desenvolvido por Luiz Tatit, revelando já nesse nível uma tendência à atenuação. Em seguida, procedemos à comparação das versões, com base no parâmetro de andamento, não apenas metronômico, mas sobretudo relativo às estratégias interpretativas que geram o efeito de aceleração ou desaceleração em ambos os planos. Enquanto a versão de Ná Ozzetti é francamente passionalizante e a de Daniela Mercury atualiza os valores da aceleração, a interpretação de Rita Lee desponta como uma proposta intermediária, oferecendo a síntese sugerida no núcleo de identidade da canção. Esse equilíbrio produz um efeito de sentido de quem deixa a composição “falar por si”, conferindo um efeito de naturalidade ao enunciado. Desse modo, tanto como compositora, quanto como intérprete, Rita Lee constrói seu estilo em um duplo gesto de exploração das intensidades e apaziguamento dos excessos. |
id |
UFC-9_35a0b1ed909c630038a80071863fb768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2726 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Leesemiótica da canção; interpretação musical; Rita Lee; Ná Ozzetti; Daniela MercuryA partir da hipótese de que o estilo de Rita Lee está marcado por uma tendência a circular entre opostos e atenuar tendências extremas, propomos uma análise comparativa de três versões de “Mutante”: por Rita Lee (1982), Ná Ozzetti (1996) e Daniela Mercury (2001), a fim de mostrar como se configura esse estilo “entre” de Lee, tanto na composição como na interpretação. Iniciamos com a análise do núcleo de identidade da canção (melodia e letra), segundo o modelo desenvolvido por Luiz Tatit, revelando já nesse nível uma tendência à atenuação. Em seguida, procedemos à comparação das versões, com base no parâmetro de andamento, não apenas metronômico, mas sobretudo relativo às estratégias interpretativas que geram o efeito de aceleração ou desaceleração em ambos os planos. Enquanto a versão de Ná Ozzetti é francamente passionalizante e a de Daniela Mercury atualiza os valores da aceleração, a interpretação de Rita Lee desponta como uma proposta intermediária, oferecendo a síntese sugerida no núcleo de identidade da canção. Esse equilíbrio produz um efeito de sentido de quem deixa a composição “falar por si”, conferindo um efeito de naturalidade ao enunciado. Desse modo, tanto como compositora, quanto como intérprete, Rita Lee constrói seu estilo em um duplo gesto de exploração das intensidades e apaziguamento dos excessos.Universidade Federal do CearáFuncap, CapesHenrique Mafra, MatheusLindenberg Lemos, CarolinaFaçanha, Vinícius2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/272610.22168/2237-6321-32726Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-1212237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2726/1065Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T22:10:07Zoai:ojs.localhost:article/2726Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T22:10:07Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
title |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
spellingShingle |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee Henrique Mafra, Matheus semiótica da canção; interpretação musical; Rita Lee; Ná Ozzetti; Daniela Mercury |
title_short |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
title_full |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
title_fullStr |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
title_full_unstemmed |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
title_sort |
Três versões de “Mutante” e a síntese de Rita Lee |
author |
Henrique Mafra, Matheus |
author_facet |
Henrique Mafra, Matheus Lindenberg Lemos, Carolina Façanha, Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Lindenberg Lemos, Carolina Façanha, Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Funcap, Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique Mafra, Matheus Lindenberg Lemos, Carolina Façanha, Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
semiótica da canção; interpretação musical; Rita Lee; Ná Ozzetti; Daniela Mercury |
topic |
semiótica da canção; interpretação musical; Rita Lee; Ná Ozzetti; Daniela Mercury |
description |
A partir da hipótese de que o estilo de Rita Lee está marcado por uma tendência a circular entre opostos e atenuar tendências extremas, propomos uma análise comparativa de três versões de “Mutante”: por Rita Lee (1982), Ná Ozzetti (1996) e Daniela Mercury (2001), a fim de mostrar como se configura esse estilo “entre” de Lee, tanto na composição como na interpretação. Iniciamos com a análise do núcleo de identidade da canção (melodia e letra), segundo o modelo desenvolvido por Luiz Tatit, revelando já nesse nível uma tendência à atenuação. Em seguida, procedemos à comparação das versões, com base no parâmetro de andamento, não apenas metronômico, mas sobretudo relativo às estratégias interpretativas que geram o efeito de aceleração ou desaceleração em ambos os planos. Enquanto a versão de Ná Ozzetti é francamente passionalizante e a de Daniela Mercury atualiza os valores da aceleração, a interpretação de Rita Lee desponta como uma proposta intermediária, oferecendo a síntese sugerida no núcleo de identidade da canção. Esse equilíbrio produz um efeito de sentido de quem deixa a composição “falar por si”, conferindo um efeito de naturalidade ao enunciado. Desse modo, tanto como compositora, quanto como intérprete, Rita Lee constrói seu estilo em um duplo gesto de exploração das intensidades e apaziguamento dos excessos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2726 10.22168/2237-6321-32726 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2726 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2726/1065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 97-121 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726182359040 |