Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/534 |
Resumo: | In this paper, we propose a reflection on how children in the second year of primary school make the reading of texts that require (and allow) inferences metaphorical and metonymic. We are guided by scholars as Belintane (2013), Magalhães (2007), Jakobson (1981), Saussure (1995), among others and develop a qualitative, interpretive research that is constituted as an action research. We aimed to discuss how children who are placed in alphabetical writing, make reading playful narrative texts and mediated by the image that require inferential comprehension, in order to promote advances in students skills that are already considered readers, but having performance and different behaviors when dealing with written texts. |
id |
UFC-9_113d956c5bdf6cfea56ba9153c208063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/534 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textosInferências metafóricas e metonímicas na leitura de textosTexts mediated image; Reading; Inferences.Letras; Linguística; Ensino e Aprendizagem de Línguas; LeituraTextos mediados pela imagem; Leitura; Inferências.In this paper, we propose a reflection on how children in the second year of primary school make the reading of texts that require (and allow) inferences metaphorical and metonymic. We are guided by scholars as Belintane (2013), Magalhães (2007), Jakobson (1981), Saussure (1995), among others and develop a qualitative, interpretive research that is constituted as an action research. We aimed to discuss how children who are placed in alphabetical writing, make reading playful narrative texts and mediated by the image that require inferential comprehension, in order to promote advances in students skills that are already considered readers, but having performance and different behaviors when dealing with written texts.Neste texto, propomos uma reflexão sobre como crianças do 2º ano do Ensino Fundamental fazem a leitura de textos que exigem (e permitem) inferências metafóricas e metonímicas. Para isso, embasamo-nos em estudiosos como Belintane (2013), Magalhães (2007), Jakobson (1981), Saussure (1995), entre outros e desenvolvemos uma pesquisa qualitativa-interpretativa que se constitui como uma pesquisa-ação. Objetivamos discutir como crianças, que estão inseridas na escrita alfabética, fazem a leitura de textos narrativos lúdicos e mediados pela imagem que exigem uma compreensão inferencial, com o intuito de promover avanços nas habilidades de alunos que já são considerados leitores, mas que apresentam desempenho e comportamentos variados quando lidam com textos escritos.Universidade Federal do CearáCAPES/INEP-OBEDUCMoraes, Dione Márcia Alves2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/53410.22168/2237-6321.5.5.2.147-162Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-1622237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/534/293info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-26T21:08:16Zoai:ojs.localhost:article/534Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2016-06-26T21:08:16Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
title |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
spellingShingle |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos Moraes, Dione Márcia Alves Texts mediated image; Reading; Inferences. Letras; Linguística; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Leitura Textos mediados pela imagem; Leitura; Inferências. |
title_short |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
title_full |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
title_fullStr |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
title_full_unstemmed |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
title_sort |
Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos |
author |
Moraes, Dione Márcia Alves |
author_facet |
Moraes, Dione Márcia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES/INEP-OBEDUC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Dione Márcia Alves |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texts mediated image; Reading; Inferences. Letras; Linguística; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Leitura Textos mediados pela imagem; Leitura; Inferências. |
topic |
Texts mediated image; Reading; Inferences. Letras; Linguística; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Leitura Textos mediados pela imagem; Leitura; Inferências. |
description |
In this paper, we propose a reflection on how children in the second year of primary school make the reading of texts that require (and allow) inferences metaphorical and metonymic. We are guided by scholars as Belintane (2013), Magalhães (2007), Jakobson (1981), Saussure (1995), among others and develop a qualitative, interpretive research that is constituted as an action research. We aimed to discuss how children who are placed in alphabetical writing, make reading playful narrative texts and mediated by the image that require inferential comprehension, in order to promote advances in students skills that are already considered readers, but having performance and different behaviors when dealing with written texts. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/534 10.22168/2237-6321.5.5.2.147-162 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/534 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.5.5.2.147-162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/534/293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162 Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 147-162 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1754303790295547904 |