(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Rodolfo Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648
Resumo: A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa.
id UFC-9_f6b725aa674bd454b7e73031a0111146
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/648
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa.Universidade Federal do CearáSilva, Bruna CostaSilva, Rodolfo Dantas2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-1362237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648/397Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:16:53Zoai:ojs.localhost:article/648Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:16:53Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
title (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
spellingShingle (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
Silva, Bruna Costa
Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.
title_short (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
title_full (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
title_fullStr (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
title_full_unstemmed (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
title_sort (Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
author Silva, Bruna Costa
author_facet Silva, Bruna Costa
Silva, Rodolfo Dantas
author_role author
author2 Silva, Rodolfo Dantas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Costa
Silva, Rodolfo Dantas
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.
topic Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.
description A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648/397
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329728303628288