(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648 |
Resumo: | A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa. |
id |
UFC-9_f6b725aa674bd454b7e73031a0111146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/648 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa.Universidade Federal do CearáSilva, Bruna CostaSilva, Rodolfo Dantas2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-1362237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648/397Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:16:53Zoai:ojs.localhost:article/648Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:16:53Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
title |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
spellingShingle |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? Silva, Bruna Costa Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado. |
title_short |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
title_full |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
title_fullStr |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
title_full_unstemmed |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
title_sort |
(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar? |
author |
Silva, Bruna Costa |
author_facet |
Silva, Bruna Costa Silva, Rodolfo Dantas |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rodolfo Dantas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Costa Silva, Rodolfo Dantas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado. |
topic |
Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado. |
description |
A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/648/397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 121-136 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329728303628288 |