Compactação e recalque superficial de um Latossolo Vermelho em condição de campo e laboratório
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013001100016 |
Resumo: | A aplicação de cargas dinâmicas no solo pelos rodados agrícolas, produz tensões na interface solo/pneu em superfície e profundidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compactação e o recalque superficial de um Latossolo Vermelho quando submetido a diferentes níveis de tráfego em condições de campo e laboratório e propor uma metodologia para o ensaio de cargas dinâmicas oriundas de tráfegos de rodados pneumáticos, aplicável em laboratório. No campo foi utilizado um trator agrícola e no laboratório um simulador de tráfego. Nos dois experimentos foi adotado o delineamento em blocos ao acaso no esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de duas pressões de inflagem dos pneus: 96,5 e 137,9 kPa e as subparcelas, de cinco intensidades de tráfego: zero (testemunha), uma, duas, quatro e oito passadas do trator ou da roda do simulador, de acordo com o experimento. As variáveis mensuradas foram: densidade do solo, grau de compactação e recalque superficial. As duas primeiras variáveis foram analisadas na profundidade de 0-0,10 m. O simulador de tráfego mostrou-se adequado para reproduzir as situações observadas no campo. |
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Compactação e recalque superficial de um Latossolo Vermelho em condição de campo e laboratóriomáquinas agrícolassimulador de tráfegograu de compactaçãoA aplicação de cargas dinâmicas no solo pelos rodados agrícolas, produz tensões na interface solo/pneu em superfície e profundidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compactação e o recalque superficial de um Latossolo Vermelho quando submetido a diferentes níveis de tráfego em condições de campo e laboratório e propor uma metodologia para o ensaio de cargas dinâmicas oriundas de tráfegos de rodados pneumáticos, aplicável em laboratório. No campo foi utilizado um trator agrícola e no laboratório um simulador de tráfego. Nos dois experimentos foi adotado o delineamento em blocos ao acaso no esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de duas pressões de inflagem dos pneus: 96,5 e 137,9 kPa e as subparcelas, de cinco intensidades de tráfego: zero (testemunha), uma, duas, quatro e oito passadas do trator ou da roda do simulador, de acordo com o experimento. As variáveis mensuradas foram: densidade do solo, grau de compactação e recalque superficial. As duas primeiras variáveis foram analisadas na profundidade de 0-0,10 m. O simulador de tráfego mostrou-se adequado para reproduzir as situações observadas no campo.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013001100016Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.17 n.11 2013reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662013001100016info:eu-repo/semantics/openAccessCouto,Ródney F.Reis,Elton F. dosViana,Paulo M. F.Holtz,VandoirOliveira,Lorena A. deAlves,Sueli M. de F.por2013-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662013001100016Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2013-11-06T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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