A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107 La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, a crítica social implícita na personagem „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando a importância do texto literário na didática de línguas estrangeiras e buscando mostrar como estabelecer uma relação harmônica entre o ensino de língua e a literatura. Escolhemos três fábulas de La Fontaine, tendo a formiga como um dos personagens, a saber: La cigale et la fourmi, La colombe et la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico, dentre outras questões ligadas ao ensino. Esta proposta de trabalho leva o aprendiz a exercitar as competências de compreensão e expressão, tanto no eixo da oralidade, quanto da escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz. |
id |
UFCG-2_a0103798c52d625bedc9b2b3e845b8ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1892 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeiraFábulasLiteraturaFrancês Língua EstrangeiraLíngua e LiteraturaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107 La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, a crítica social implícita na personagem „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando a importância do texto literário na didática de línguas estrangeiras e buscando mostrar como estabelecer uma relação harmônica entre o ensino de língua e a literatura. Escolhemos três fábulas de La Fontaine, tendo a formiga como um dos personagens, a saber: La cigale et la fourmi, La colombe et la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico, dentre outras questões ligadas ao ensino. Esta proposta de trabalho leva o aprendiz a exercitar as competências de compreensão e expressão, tanto no eixo da oralidade, quanto da escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 942317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892/1809© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francinaldo de Souza Pinheiro-Mariz, Josilene2024-01-04T23:45:57Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1892Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:45:57Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
title |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
spellingShingle |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira Lima, Francinaldo de Souza Fábulas Literatura Francês Língua Estrangeira Língua e Literatura |
title_short |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
title_full |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
title_fullStr |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
title_sort |
A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira |
author |
Lima, Francinaldo de Souza |
author_facet |
Lima, Francinaldo de Souza Pinheiro-Mariz, Josilene |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro-Mariz, Josilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francinaldo de Souza Pinheiro-Mariz, Josilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fábulas Literatura Francês Língua Estrangeira Língua e Literatura |
topic |
Fábulas Literatura Francês Língua Estrangeira Língua e Literatura |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107 La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, a crítica social implícita na personagem „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando a importância do texto literário na didática de línguas estrangeiras e buscando mostrar como estabelecer uma relação harmônica entre o ensino de língua e a literatura. Escolhemos três fábulas de La Fontaine, tendo a formiga como um dos personagens, a saber: La cigale et la fourmi, La colombe et la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico, dentre outras questões ligadas ao ensino. Esta proposta de trabalho leva o aprendiz a exercitar as competências de compreensão e expressão, tanto no eixo da oralidade, quanto da escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892/1809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94 Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94 Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94 Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785342763008 |