A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francinaldo de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinheiro-Mariz, Josilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107   La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender  a partir de uma pesquisa qualitativa e documental,  a crítica social  implícita na personagem  „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando  a  importância  do  texto  literário  na  didática  de  línguas  estrangeiras  e  buscando  mostrar  como estabelecer  uma  relação  harmônica  entre  o  ensino  de  língua  e a literatura.  Escolhemos  três  fábulas  de  La Fontaine,  tendo a  formiga  como  um  dos  personagens,  a  saber: La  cigale  et  la  fourmi, La  colombe  et  la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico,  dentre  outras  questões ligadas  ao ensino.  Esta  proposta  de  trabalho  leva  o aprendiz a exercitar as competências  de  compreensão  e  expressão,  tanto  no  eixo  da  oralidade,  quanto  da  escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz.
id UFCG-2_a0103798c52d625bedc9b2b3e845b8ba
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1892
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeiraFábulasLiteraturaFrancês Língua EstrangeiraLíngua e LiteraturaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107   La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender  a partir de uma pesquisa qualitativa e documental,  a crítica social  implícita na personagem  „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando  a  importância  do  texto  literário  na  didática  de  línguas  estrangeiras  e  buscando  mostrar  como estabelecer  uma  relação  harmônica  entre  o  ensino  de  língua  e a literatura.  Escolhemos  três  fábulas  de  La Fontaine,  tendo a  formiga  como  um  dos  personagens,  a  saber: La  cigale  et  la  fourmi, La  colombe  et  la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico,  dentre  outras  questões ligadas  ao ensino.  Esta  proposta  de  trabalho  leva  o aprendiz a exercitar as competências  de  compreensão  e  expressão,  tanto  no  eixo  da  oralidade,  quanto  da  escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 942317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892/1809© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francinaldo de Souza Pinheiro-Mariz, Josilene2024-01-04T23:45:57Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1892Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:45:57Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
title A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
spellingShingle A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
Lima, Francinaldo de Souza
Fábulas
Literatura
Francês Língua Estrangeira
Língua e Literatura
title_short A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
title_full A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
title_fullStr A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
title_full_unstemmed A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
title_sort A personagem formiga em fábulas de La Fontaine: uma abordagem em aulas de francês como língua estrangeira
author Lima, Francinaldo de Souza
author_facet Lima, Francinaldo de Souza
Pinheiro-Mariz, Josilene
author_role author
author2 Pinheiro-Mariz, Josilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francinaldo de Souza
Pinheiro-Mariz, Josilene
dc.subject.por.fl_str_mv Fábulas
Literatura
Francês Língua Estrangeira
Língua e Literatura
topic Fábulas
Literatura
Francês Língua Estrangeira
Língua e Literatura
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.107   La Fontaine é referência quanto ao gênero fábula, seja pelo caráter crítico que elas possuem, seja por conseguirem atingir tanto o público adulto, quanto o infantil, dando vida aos animais. Neste trabalho, buscamos entender  a partir de uma pesquisa qualitativa e documental,  a crítica social  implícita na personagem  „formiga‟. Em seguida, apresentamos uma proposta de trabalho a ser realizada em aulas de língua francesa para iniciantes, evidenciando  a  importância  do  texto  literário  na  didática  de  línguas  estrangeiras  e  buscando  mostrar  como estabelecer  uma  relação  harmônica  entre  o  ensino  de  língua  e a literatura.  Escolhemos  três  fábulas  de  La Fontaine,  tendo a  formiga  como  um  dos  personagens,  a  saber: La  cigale  et  la  fourmi, La  colombe  et  la fourmi e La mouche et la fourmi. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Pinheiro (2006) e Pinheiro-Mariz (2007) em suas reflexões a respeito da importância do trabalho com texto poético em sala de aula e como este trabalho pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira, respectivamente. Percebemos que as fábulas em questão apresentam uma crítica social bastante atual, favorecendo a leitura literária em contexto de ensino de línguas, promovendo também a formação humana, além de propiciar estratégias para trabalhar com o léxico,  dentre  outras  questões ligadas  ao ensino.  Esta  proposta  de  trabalho  leva  o aprendiz a exercitar as competências  de  compreensão  e  expressão,  tanto  no  eixo  da  oralidade,  quanto  da  escrita; considerando-se, sempre, uma adequação que estimule uma formação completa do aprendiz.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1892/1809
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94
Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94
Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94
Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 79 - 94
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785342763008