Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/936 |
Resumo: | Este trabalho pretende apontar a importância de um trabalho sobre a língua com a historicidade para construir a articulação da discursividade com a gramaticalidade e a textualidade no ensino de Língua Portuguesa praticado no Ensino Médio Integrado. Nessa modalidade, marcada pela discursividade de um patamar mínimo dada a dualidade entre trabalho intelectual, aquele associado à instrução geral, e trabalho manual, aquele destinado à instruçãoprofissional, a divisão social foi incorporada aos conteúdos escolares. Demonstramos que, quando o nível discursivorepresentado pela textualidade não é trabalhado, esvai-se a possibilidade de operar a gramática como forma de vercomo o sujeito está significando sua posição, o que, por sua vez, não contribui para a superação da tradição de que basta, aos pobres, dar acesso a um conhecimento de ordem tecnicista. A partir dos referenciais da Análise Materialista do Discurso nos termos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, fomos pontuando alguns impasses que se apresentam emsala de aula: a falta de identificação do aluno com a língua escolar, o silêncio sobre a formação do português brasileiro,a ausência de um trabalho com a materialidade linguística sem perder de vista o par linguístico-histórico. Para interferir nesses impasses, propomos um trabalho em que o discurso seja o objeto de análise de modo que o olhar para as práticas de leitura e de escrita não esteja subordinado ao didático, mas que, noutra direção, mobilize sentidos presentes nas relações entre o dito, o não dito e o já dito histórico de uma sociedade, historicamente, colonizada eescravocrata. |
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