MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Orsini, Anna Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Mesquita Silva, Patrícia Karla, da Costa, Francisco José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830
Resumo: A proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis.
id UFCG-4_ea5721ffffcebd3b037648d8233ec565
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/830
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICASA proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis.Universidade Federal de Campina Grande2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/83010.18696/reunir.v9i3.830REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 3 (2019): REUNIR; 10-182237-366710.18696/reunir.v9i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830/531Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Orsini, Anna Carolinade Mesquita Silva, Patrícia Karlada Costa, Francisco José2020-09-03T18:23:51Zoai:ojs.150.165.111.246:article/830Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:23:51REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
title MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
spellingShingle MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
Rodrigues Orsini, Anna Carolina
title_short MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
title_full MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
title_fullStr MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
title_full_unstemmed MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
title_sort MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
author Rodrigues Orsini, Anna Carolina
author_facet Rodrigues Orsini, Anna Carolina
de Mesquita Silva, Patrícia Karla
da Costa, Francisco José
author_role author
author2 de Mesquita Silva, Patrícia Karla
da Costa, Francisco José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Orsini, Anna Carolina
de Mesquita Silva, Patrícia Karla
da Costa, Francisco José
description A proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830
10.18696/reunir.v9i3.830
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v9i3.830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830/531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 3 (2019): REUNIR; 10-18
2237-3667
10.18696/reunir.v9i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824004808704