MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830 |
Resumo: | A proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis. |
id |
UFCG-4_ea5721ffffcebd3b037648d8233ec565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/830 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICASA proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis.Universidade Federal de Campina Grande2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/83010.18696/reunir.v9i3.830REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 3 (2019): REUNIR; 10-182237-366710.18696/reunir.v9i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830/531Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Orsini, Anna Carolinade Mesquita Silva, Patrícia Karlada Costa, Francisco José2020-09-03T18:23:51Zoai:ojs.150.165.111.246:article/830Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:23:51REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
title |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
spellingShingle |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS Rodrigues Orsini, Anna Carolina |
title_short |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
title_full |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
title_fullStr |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
title_full_unstemmed |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
title_sort |
MARKETING ANALYTICS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS |
author |
Rodrigues Orsini, Anna Carolina |
author_facet |
Rodrigues Orsini, Anna Carolina de Mesquita Silva, Patrícia Karla da Costa, Francisco José |
author_role |
author |
author2 |
de Mesquita Silva, Patrícia Karla da Costa, Francisco José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Orsini, Anna Carolina de Mesquita Silva, Patrícia Karla da Costa, Francisco José |
description |
A proposta deste ensaio consistiu em refletir sobre os impactos epistemológicos e práticos que o desenvolvimento da Data Science trouxe para a área de marketing, focando a discussão em torno do conceito de marketing analytics. Neste ensaio teórico, defendemos a posição de que marketing analytics decorre de um diálogo interdisciplinar entre marketing e Data Science com impactos na prática gerencial de marketing. Também entendemos que, em termos epistemológicos, a lógica abdutiva está subjacente ao marketing analytics. Sendo assim, essa vertente, com preceitos epistemológicos e operacionais distintos do convencional, também tem potencial de revolucionar o universo acadêmico, e consequentemente, o pensamento e a prática de pesquisa em marketing, apontando para novas oportunidades de construção de conhecimento, baseada em dados intensivos e em métodos mais flexíveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830 10.18696/reunir.v9i3.830 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v9i3.830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/830/531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 9 n. 3 (2019): REUNIR; 10-18 2237-3667 10.18696/reunir.v9i3 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319824004808704 |