Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranalho, Renato Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Heydson Henrique Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944
Resumo: Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.
id UFCG-5_1736ac7b349c119d2117e4e50362f976
oai_identifier_str oai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1944
network_acronym_str UFCG-5
network_name_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository_id_str
spelling Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remotoPropomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGRanalho, Renato Nunesda Silva, Heydson Henrique Brito2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/194410.29215/pecen.v6i0.1944Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 6 (2022): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e19442526-823610.29215/pecen.v6i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/downloadSuppFile/1944/360/*ref*/Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p./*ref*/Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p./*ref*/Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p./*ref*/Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo./*ref*/Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p./*ref*/Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p./*ref*/Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214./*ref*/Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16./*ref*/Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8./*ref*/Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p./*ref*/Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8./*ref*/Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537.Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T13:00:37Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1944Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-10-31T13:00:37Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
title Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
spellingShingle Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
Ranalho, Renato Nunes
title_short Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
title_full Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
title_fullStr Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
title_full_unstemmed Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
title_sort Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
author Ranalho, Renato Nunes
author_facet Ranalho, Renato Nunes
da Silva, Heydson Henrique Brito
author_role author
author2 da Silva, Heydson Henrique Brito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranalho, Renato Nunes
da Silva, Heydson Henrique Brito
description Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944
10.29215/pecen.v6i0.1944
url https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944
identifier_str_mv 10.29215/pecen.v6i0.1944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1944/pdf
https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/downloadSuppFile/1944/360
/*ref*/Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p.
/*ref*/Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p.
/*ref*/Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p.
/*ref*/Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
/*ref*/Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p.
/*ref*/Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p.
/*ref*/Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214.
/*ref*/Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16.
/*ref*/Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8.
/*ref*/Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p.
/*ref*/Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8.
/*ref*/Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 6 (2022): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e1944
2526-8236
10.29215/pecen.v6i0
reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
collection Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasexatasenatureza@gmail.com
_version_ 1797688386510651392