Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rafael Batista da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o jogo enquanto conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física das escolas do campo na região do Cariri Paraibano. A pesquisa aconteceu em uma escola do campo no Distrito de Pio X, município de Sumé/ PB. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, onde, além das observações, foi adotado um questionário com os professores da área de Linguagens e Códigos da instituição de ensino. Com os resultados, foi percebido que o jogo é facilita no processo ensino-aprendizagem dos alunos das escolas do campo e percebemos também que apesar de ser uma prática bastante aceita, falta mais pessoas na área para desenvolver atividades nas escolas do campo da região do cariri paraibano.
id UFCG_02814f97c205c1750ec5284ddd44984f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5200
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.Games as pedagogical content in physical education classes: analysis of a rural school in the Region of Cariri Paraibano.Educação - ensinoEducação físicaEscola - conteúdoEducation - teaching  PE  School - contentO presente estudo teve como objetivo analisar o jogo enquanto conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física das escolas do campo na região do Cariri Paraibano. A pesquisa aconteceu em uma escola do campo no Distrito de Pio X, município de Sumé/ PB. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, onde, além das observações, foi adotado um questionário com os professores da área de Linguagens e Códigos da instituição de ensino. Com os resultados, foi percebido que o jogo é facilita no processo ensino-aprendizagem dos alunos das escolas do campo e percebemos também que apesar de ser uma prática bastante aceita, falta mais pessoas na área para desenvolver atividades nas escolas do campo da região do cariri paraibano.This study aimed to analyze the game while teaching content in physical education classes in schools of the field in the Cariri Paraibano region. The research took place in a field school in the Distrito dePio X, municipality of Sumé/ PB. Therefore, a qualitative research of descriptive nature, where, in addition to observations, was adopted a questionnaire to teachers in the area of languages and codes of the educational institution was used. With the results, it was realized that the game is easy in the teaching-learning process of students in the field schools and also realize that despite being a practice widely accepted, lack more people in the area to develop activities in countryside school of cariri region Paraiba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.SANTOS, P. J. C.http://lattes.cnpq.br/8405858467514427ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.SILVA, Priscilla Pinto Costa da.SILVA, Rafael Batista da.2016-05-302019-07-31T12:17:08Z2019-07-312019-07-31T12:17:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200SILVA, Rafael Batista da. Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma escola do campo na região do cariri paraibano. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:33:03Zoai:localhost:riufcg/5200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
Games as pedagogical content in physical education classes: analysis of a rural school in the Region of Cariri Paraibano.
title Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
spellingShingle Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
SILVA, Rafael Batista da.
Educação - ensino
Educação física
Escola - conteúdo
Education - teaching  
PE  
School - content
title_short Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
title_full Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
title_fullStr Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
title_full_unstemmed Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
title_sort Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma Escola do Campo na Região do Cariri Paraibano.
author SILVA, Rafael Batista da.
author_facet SILVA, Rafael Batista da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
SANTOS, P. J. C.
http://lattes.cnpq.br/8405858467514427
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rafael Batista da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino
Educação física
Escola - conteúdo
Education - teaching  
PE  
School - content
topic Educação - ensino
Educação física
Escola - conteúdo
Education - teaching  
PE  
School - content
description O presente estudo teve como objetivo analisar o jogo enquanto conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física das escolas do campo na região do Cariri Paraibano. A pesquisa aconteceu em uma escola do campo no Distrito de Pio X, município de Sumé/ PB. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, onde, além das observações, foi adotado um questionário com os professores da área de Linguagens e Códigos da instituição de ensino. Com os resultados, foi percebido que o jogo é facilita no processo ensino-aprendizagem dos alunos das escolas do campo e percebemos também que apesar de ser uma prática bastante aceita, falta mais pessoas na área para desenvolver atividades nas escolas do campo da região do cariri paraibano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
2019-07-31T12:17:08Z
2019-07-31
2019-07-31T12:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200
SILVA, Rafael Batista da. Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma escola do campo na região do cariri paraibano. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200
identifier_str_mv SILVA, Rafael Batista da. Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física: análise de uma escola do campo na região do cariri paraibano. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382803312640