Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Ingrid Gomes.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807
Resumo: O composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing, apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio.
id UFCG_0369881661faf7f1399e919b2674b94d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15807
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.Applications of the marketing compound in small companies in the retail sector in clothing: a study in the city of Pombal-PB.Composto mercadológicoEndomarketingEstratégiasMarketing compoundEndomarketingStrategiesAdminitraçãoO composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing, apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio.The marketing mix used in a right way can be a competitive differential for all sized companies, additionally it can to contribute on companies insertion in contexts that require structural and strategic changes. This study aim to identify how the smallsized companies of retails markets of clothing from the city of Pombal-PB use the marketing mix considering the strategies aimed to their external and internal customers. For the present investigation it was performed a fieldwork and descriptive study using the inductive method. The data collection technique was a form through interviews with the company owners. The main results shows that the entrepreneurs from the researched sector partially agree with the benefits of marketing use, although they agree that the marketing is important to achieve the desires and needs of customers; the internal customers most important are the employees; the most important benefits of products is the quality; the most companies consider that the price of their products is suitable; the products distribution is made by one single shop in most of the companies interviewed and the communication with the external customers occurs by radio advertising in the most of companies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGBARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547RODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.ALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.NÓBREGA, Ingrid Gomes.2013-09-242020-10-01T16:56:59Z2020-10-012020-10-01T16:56:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807NÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-26T20:54:13Zoai:localhost:riufcg/15807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-26T20:54:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
Applications of the marketing compound in small companies in the retail sector in clothing: a study in the city of Pombal-PB.
title Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
spellingShingle Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
NÓBREGA, Ingrid Gomes.
Composto mercadológico
Endomarketing
Estratégias
Marketing compound
Endomarketing
Strategies
Adminitração
title_short Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
title_full Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
title_fullStr Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
title_full_unstemmed Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
title_sort Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB.
author NÓBREGA, Ingrid Gomes.
author_facet NÓBREGA, Ingrid Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
BARBOSA, M. F. N.
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
RODRIGUES, Marconi Araújo.
RODRIGUES, M. A.
ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Ingrid Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Composto mercadológico
Endomarketing
Estratégias
Marketing compound
Endomarketing
Strategies
Adminitração
topic Composto mercadológico
Endomarketing
Estratégias
Marketing compound
Endomarketing
Strategies
Adminitração
description O composto mercadológico é uma ferramenta do marketing que poderá, se bem utilizado, ser um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, e ainda contribuir na inserção das empresas em contextos que exigem mudanças estruturais e estratégicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como as empresas de pequeno porte do comércio varejista de confecções da cidade de Pombal–PB utilizam o composto mercadológico considerando as estratégias voltadas para seus clientes externos e internos.Para o alcance desse estudo realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva por meio do método indutivo. A técnica de coleta de dados foi o formulário por meio de entrevistas com os donos das empresas. Os principais resultados da pesquisa apontam que os empresários do setor pesquisado concordam em parte com os benefícios advindos com a utilização do marketing, apesar de concordarem que o mesmo seja importante para atingir desejos e necessidades do cliente; os clientes internos mais importantes são os funcionários; o benefício mais importante dos produtos é a sua qualidade; a maioria das empresas considera que o preço do produto é adequado; a distribuição dos produtos ocorre por meio de loja própria na maioria das empresas e a comunicação com os clientes externos ocorre, em boa parte das empresas por meio da propaganda em rádio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
2020-10-01T16:56:59Z
2020-10-01
2020-10-01T16:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807
NÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15807
identifier_str_mv NÓBREGA, Ingrid Gomes. Aplicações do composto mercadológico em empresas de pequeno porte do setor varejista em confecções: um estudo na cidade de Pombal-PB. 2013. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744467370967040