Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Lívia Abdias.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
Resumo: O Cooperativismo de Crédito vem apresentando um destacado crescimento no mercado, tanto em ativos totais quanto em número de cooperados, sendo assim é essencial a utilização do marketing como uma ferramenta estratégica para obtenção de vantagem competitiva no mercado, buscar a fidelização dos sócios e atrair novos cooperados. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados das ações estratégicas de marketing utilizadas pela CREDUNI, Cooperativa de Crédito dos servidores das Universidades Públicas da Paraíba. Os resultados evidenciaram que a implantação do setor de marketing na CREDUNI contribuiu significativamente para melhorar os canais de comunicação com os cooperados, buscar a fidelização dos mesmos e divulgar a cooperativa junto ao mercado. Dentre as ações utilizadas, as que obtiveram um resultado mais satisfatório foram: a reformulação do site, a criação da página no facebook, a aplicação de pesquisas de filiação, desfiliação e as aplicadas nos encontros de aniversariantes, as atividades socioculturais e a produção dos informativos. Foi constatado que cerca de 98% dos cooperados consideram excelentes, muito bons ou bons os serviços prestados pela cooperativa.
id UFCG_08282e7c40a8daf77972adaddcf645f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5889
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.Strategic marketing actions for retention and attraction of members: a case study in Creduni credit union.MarketingComunicaçãoCooperativa de créditoCommunicationCredit UnionAdministraçãoO Cooperativismo de Crédito vem apresentando um destacado crescimento no mercado, tanto em ativos totais quanto em número de cooperados, sendo assim é essencial a utilização do marketing como uma ferramenta estratégica para obtenção de vantagem competitiva no mercado, buscar a fidelização dos sócios e atrair novos cooperados. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados das ações estratégicas de marketing utilizadas pela CREDUNI, Cooperativa de Crédito dos servidores das Universidades Públicas da Paraíba. Os resultados evidenciaram que a implantação do setor de marketing na CREDUNI contribuiu significativamente para melhorar os canais de comunicação com os cooperados, buscar a fidelização dos mesmos e divulgar a cooperativa junto ao mercado. Dentre as ações utilizadas, as que obtiveram um resultado mais satisfatório foram: a reformulação do site, a criação da página no facebook, a aplicação de pesquisas de filiação, desfiliação e as aplicadas nos encontros de aniversariantes, as atividades socioculturais e a produção dos informativos. Foi constatado que cerca de 98% dos cooperados consideram excelentes, muito bons ou bons os serviços prestados pela cooperativa.The Credit Union has shown an outstanding growth in the market, both in total assets and number of members, thus it is essential to use marketing as a strategic tool for gaining competitive advantage in the market, seeking the loyalty of members and attract new members. The aim of this paper is to analyze the results of strategic marketing actions used by CREDUNI, Credit Union of Public Universities of Paraíba servers. The results showed that the implementation of the marketing industry in CREDUNI contributed significantly to improve the channels of communication with members, seek customer loyalty and spread the cooperative in the market. Among the measures used, which obtained more satisfactory results were: recasting the site, creating the facebook page, the application of research affiliation, disaffiliation and applied in meetings birthdays, socio-cultural activities and the production of information. It was found that about 98% of cooperative members consider excellent, very good or good the services provided by the cooperative.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLEAL, Francisco Nery.LEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.OLIVEIRA, H. S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.BANDEIRA, L. K. R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478GOMES, Lívia Abdias.20142019-08-17T20:13:09Z2019-08-172019-08-17T20:13:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889GOMES, Lívia Abdias. Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni. 2014. 100 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T12:53:15Zoai:localhost:riufcg/5889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T12:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
Strategic marketing actions for retention and attraction of members: a case study in Creduni credit union.
title Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
spellingShingle Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
GOMES, Lívia Abdias.
Marketing
Comunicação
Cooperativa de crédito
Communication
Credit Union
Administração
title_short Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
title_full Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
title_fullStr Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
title_full_unstemmed Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
title_sort Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni.
author GOMES, Lívia Abdias.
author_facet GOMES, Lívia Abdias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEAL, Francisco Nery.
LEAL, F. N.
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
OLIVEIRA, H. S.
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710
BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
BANDEIRA, L. K. R.
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Lívia Abdias.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comunicação
Cooperativa de crédito
Communication
Credit Union
Administração
topic Marketing
Comunicação
Cooperativa de crédito
Communication
Credit Union
Administração
description O Cooperativismo de Crédito vem apresentando um destacado crescimento no mercado, tanto em ativos totais quanto em número de cooperados, sendo assim é essencial a utilização do marketing como uma ferramenta estratégica para obtenção de vantagem competitiva no mercado, buscar a fidelização dos sócios e atrair novos cooperados. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados das ações estratégicas de marketing utilizadas pela CREDUNI, Cooperativa de Crédito dos servidores das Universidades Públicas da Paraíba. Os resultados evidenciaram que a implantação do setor de marketing na CREDUNI contribuiu significativamente para melhorar os canais de comunicação com os cooperados, buscar a fidelização dos mesmos e divulgar a cooperativa junto ao mercado. Dentre as ações utilizadas, as que obtiveram um resultado mais satisfatório foram: a reformulação do site, a criação da página no facebook, a aplicação de pesquisas de filiação, desfiliação e as aplicadas nos encontros de aniversariantes, as atividades socioculturais e a produção dos informativos. Foi constatado que cerca de 98% dos cooperados consideram excelentes, muito bons ou bons os serviços prestados pela cooperativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-17T20:13:09Z
2019-08-17
2019-08-17T20:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
GOMES, Lívia Abdias. Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni. 2014. 100 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
identifier_str_mv GOMES, Lívia Abdias. Ações estratégicas de marketing para retenção e atração de cooperados: um estudo de caso na cooperativa de crédito Creduni. 2014. 100 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386973499392