A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428 |
Resumo: | A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática. |
id |
UFCG_0c9a39b0eaf573d5c06fec70fbe5483c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31428 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.The contribution of marketing to the challenges encountered by microentrepreneurs in the Covid-19 pandemic.MarketingMicroempresasMicroempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19MarketingMicroenterprisesMicroentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 PandemicAdministraçãoA Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática.The World Health Organization (WHO) recognized Covid-19 in March 2020 like a pandemic. Parallel to this, this panorama caused a global economic recession, leading to several challenges for microenterprises (MEs). From this perspective, marketing it was a fundamental tool to help many organizations remain. This one The objective of this work is to evaluate published works about the contribution of marketing in the challenges found by microentrepreneurs in the context of Covid - 19. The method chosen was a bibliographical analysis with a qualitative research of the descriptive type in the Scientific base Electronic Library Online (SCIELO). The study takes into account the period from 2021 to 2023, with a population of 397 articles and a sample of 5. The results show that, the impasses generated by Covid-19 are similar in the analyzed establishments. yet, the marketing and its strategies were used and it was verified that these strategies are viable to face the crisis. It is hoped that this research will help organizations in this period of adversity. Finally, further investigations on the subject are advocated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320ALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.COSTA, Yascara Pryscilla Dantas.COSTA, Y. P. D.NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.2023-06-262023-08-14T18:04:39Z2023-08-142023-08-14T18:04:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-14T18:04:39Zoai:localhost:riufcg/31428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-14T18:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. The contribution of marketing to the challenges encountered by microentrepreneurs in the Covid-19 pandemic. |
title |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
spellingShingle |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do. Marketing Microempresas Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19 Marketing Microenterprises Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic Administração |
title_short |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
title_full |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
title_fullStr |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
title_full_unstemmed |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
title_sort |
A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. |
author |
NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. MACRI, L. M. S. R. http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 ALVES, Vorster Queiroga. ALVES, V. Q. COSTA, Yascara Pryscilla Dantas. COSTA, Y. P. D. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Microempresas Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19 Marketing Microenterprises Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic Administração |
topic |
Marketing Microempresas Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19 Marketing Microenterprises Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic Administração |
description |
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 2023-08-14T18:04:39Z 2023-08-14 2023-08-14T18:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428 NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428 |
identifier_str_mv |
NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744590389903360 |