A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática.
id UFCG_0c9a39b0eaf573d5c06fec70fbe5483c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31428
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.The contribution of marketing to the challenges encountered by microentrepreneurs in the Covid-19 pandemic.MarketingMicroempresasMicroempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19MarketingMicroenterprisesMicroentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 PandemicAdministraçãoA Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática.The World Health Organization (WHO) recognized Covid-19 in March 2020 like a pandemic. Parallel to this, this panorama caused a global economic recession, leading to several challenges for microenterprises (MEs). From this perspective, marketing it was a fundamental tool to help many organizations remain. This one The objective of this work is to evaluate published works about the contribution of marketing in the challenges found by microentrepreneurs in the context of Covid - 19. The method chosen was a bibliographical analysis with a qualitative research of the descriptive type in the Scientific base Electronic Library Online (SCIELO). The study takes into account the period from 2021 to 2023, with a population of 397 articles and a sample of 5. The results show that, the impasses generated by Covid-19 are similar in the analyzed establishments. yet, the marketing and its strategies were used and it was verified that these strategies are viable to face the crisis. It is hoped that this research will help organizations in this period of adversity. Finally, further investigations on the subject are advocated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320ALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.COSTA, Yascara Pryscilla Dantas.COSTA, Y. P. D.NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.2023-06-262023-08-14T18:04:39Z2023-08-142023-08-14T18:04:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-14T18:04:39Zoai:localhost:riufcg/31428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-14T18:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
The contribution of marketing to the challenges encountered by microentrepreneurs in the Covid-19 pandemic.
title A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
spellingShingle A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.
Marketing
Microempresas
Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19
Marketing
Microenterprises
Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic
Administração
title_short A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
title_full A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
title_fullStr A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
title_full_unstemmed A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
title_sort A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19.
author NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.
author_facet NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
MACRI, L. M. S. R.
http://lattes.cnpq.br/2227529296078320
ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
COSTA, Yascara Pryscilla Dantas.
COSTA, Y. P. D.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Jully Ane Maciel do.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Microempresas
Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19
Marketing
Microenterprises
Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic
Administração
topic Marketing
Microempresas
Microempreendedores – Desafios na Pandemia da COVID-19
Marketing
Microenterprises
Microentrepreneurs – Challenges in the COVID-19 Pandemic
Administração
description A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu em março de 2020 a Covid – 19 como uma pandemia. Paralelo a isso, esse panorama ocasionou uma recessão econômica global, acarretando diversos desafios para as microempresas (MEs). Nessa perspectiva, o marketing foi uma ferramenta fundamental para auxiliar na permanência de muitas organizações. Este trabalho objetiva avaliar trabalhos publicados acerca da contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores no contexto da Covid - 19. O método escolhido foi uma análise bibliográfica com uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O estudo leva em consideração o período de 2021 a 2023, com uma população de 397 artigos e uma amostra de 5. Os resultados apresentam que, os impasses gerados pela Covid – 19 são semelhantes nos estabelecimentos analisados. Ainda, o marketing e as suas estratégias foram utilizados e verificou – se que essas estratégias são viáveis para enfrentar a crise. Espera – se que esta pesquisa auxilie as organizações nesse período de adversidade. Por fim, defende – se a realização de investigações posteriores sobre a temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
2023-08-14T18:04:39Z
2023-08-14
2023-08-14T18:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428
NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31428
identifier_str_mv NASCIMEDNTO, Jully Ane Maciel do. A contribuição do marketing nos desafios encontrados pelos microempreendedores na pandemia da Covid-19. 2023. 21fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590389903360