Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATIAS, Claudemice C.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326
Resumo: A educação pública para todos e com qualidade é um objetivo governamental e previsto na constituição civil, todavia, faz-se necessário compreender o que se pode chamar, neste contexto, de qualidade. Desta maneira, esta pesquisa possui como objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado, considerando a expectativa e percepção dos estudantes e o clima organizacional dos prestadores de serviço, em uma unidade de ensino da rede pública na região metropolitana do Recife. Para avaliar a qualidade foi usado o modelo SERVQUAL, o qual mensura as percepções e expectativas que os clientes possuem a respeito do serviço. E, para diagnosticar o clima organizacional foi aplicado um questionário, elaborado através do referencial teórico. Participaram da pesquisa 7 servidores administrativos, 16 professores e 6 coordenadores, com total de 29 servidores públicos da unidade escola e 60 estudantes, a amostra de estudantes participantes da pesquisa foi estimada por conveniência, sendo uma amostra não probabilística. Desta maneira, os resultados deste trabalho refletem a amostra estudada e não devem ser generalizados. Foi encontrado que há grau elevado de satisfação nos aspectos de relacionamento com a gestão e coordenação, e insatisfação quanto à comunicação organizacional. Já os aspectos da avaliação da qualidade que contribuem para a qualidade do serviço são: boa localização e ser de fácil acesso; ter ambiente físico limpo, bem iluminado e com temperatura agradável; ter professores e servidores sempre tem dispostos em ajudar.
id UFCG_0eb00174de95aa5e72968f452656761a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32326
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.Assessment of the quality of the service provided by a public education unit in the Metropolitan Region of Recife.Avaliação da qualidadeAvaliação de climaEscola técnicaModelo SERVQUALClima organizacionalEstudo de casoQuality assessmentClimate assessmentTechnical schoolSERVQUAL modelOrganizational climateCase studyEngenharia de Produção.A educação pública para todos e com qualidade é um objetivo governamental e previsto na constituição civil, todavia, faz-se necessário compreender o que se pode chamar, neste contexto, de qualidade. Desta maneira, esta pesquisa possui como objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado, considerando a expectativa e percepção dos estudantes e o clima organizacional dos prestadores de serviço, em uma unidade de ensino da rede pública na região metropolitana do Recife. Para avaliar a qualidade foi usado o modelo SERVQUAL, o qual mensura as percepções e expectativas que os clientes possuem a respeito do serviço. E, para diagnosticar o clima organizacional foi aplicado um questionário, elaborado através do referencial teórico. Participaram da pesquisa 7 servidores administrativos, 16 professores e 6 coordenadores, com total de 29 servidores públicos da unidade escola e 60 estudantes, a amostra de estudantes participantes da pesquisa foi estimada por conveniência, sendo uma amostra não probabilística. Desta maneira, os resultados deste trabalho refletem a amostra estudada e não devem ser generalizados. Foi encontrado que há grau elevado de satisfação nos aspectos de relacionamento com a gestão e coordenação, e insatisfação quanto à comunicação organizacional. Já os aspectos da avaliação da qualidade que contribuem para a qualidade do serviço são: boa localização e ser de fácil acesso; ter ambiente físico limpo, bem iluminado e com temperatura agradável; ter professores e servidores sempre tem dispostos em ajudar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-24T22:53:04Z2023-10-242023-10-24T22:53:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326MATIAS, Claudemice C. do N; JERÔNIMO, Taciana de Barros; MELO, Fagner José Coutinho. Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326porMATIAS, Claudemice C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:28:47Zoai:localhost:riufcg/32326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:28:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
Assessment of the quality of the service provided by a public education unit in the Metropolitan Region of Recife.
title Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
spellingShingle Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
MATIAS, Claudemice C.
Avaliação da qualidade
Avaliação de clima
Escola técnica
Modelo SERVQUAL
Clima organizacional
Estudo de caso
Quality assessment
Climate assessment
Technical school
SERVQUAL model
Organizational climate
Case study
Engenharia de Produção.
title_short Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
title_full Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
title_fullStr Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
title_sort Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife.
author MATIAS, Claudemice C.
author_facet MATIAS, Claudemice C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATIAS, Claudemice C.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da qualidade
Avaliação de clima
Escola técnica
Modelo SERVQUAL
Clima organizacional
Estudo de caso
Quality assessment
Climate assessment
Technical school
SERVQUAL model
Organizational climate
Case study
Engenharia de Produção.
topic Avaliação da qualidade
Avaliação de clima
Escola técnica
Modelo SERVQUAL
Clima organizacional
Estudo de caso
Quality assessment
Climate assessment
Technical school
SERVQUAL model
Organizational climate
Case study
Engenharia de Produção.
description A educação pública para todos e com qualidade é um objetivo governamental e previsto na constituição civil, todavia, faz-se necessário compreender o que se pode chamar, neste contexto, de qualidade. Desta maneira, esta pesquisa possui como objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado, considerando a expectativa e percepção dos estudantes e o clima organizacional dos prestadores de serviço, em uma unidade de ensino da rede pública na região metropolitana do Recife. Para avaliar a qualidade foi usado o modelo SERVQUAL, o qual mensura as percepções e expectativas que os clientes possuem a respeito do serviço. E, para diagnosticar o clima organizacional foi aplicado um questionário, elaborado através do referencial teórico. Participaram da pesquisa 7 servidores administrativos, 16 professores e 6 coordenadores, com total de 29 servidores públicos da unidade escola e 60 estudantes, a amostra de estudantes participantes da pesquisa foi estimada por conveniência, sendo uma amostra não probabilística. Desta maneira, os resultados deste trabalho refletem a amostra estudada e não devem ser generalizados. Foi encontrado que há grau elevado de satisfação nos aspectos de relacionamento com a gestão e coordenação, e insatisfação quanto à comunicação organizacional. Já os aspectos da avaliação da qualidade que contribuem para a qualidade do serviço são: boa localização e ser de fácil acesso; ter ambiente físico limpo, bem iluminado e com temperatura agradável; ter professores e servidores sempre tem dispostos em ajudar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-10-24T22:53:04Z
2023-10-24
2023-10-24T22:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326
MATIAS, Claudemice C. do N; JERÔNIMO, Taciana de Barros; MELO, Fagner José Coutinho. Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326
identifier_str_mv MATIAS, Claudemice C. do N; JERÔNIMO, Taciana de Barros; MELO, Fagner José Coutinho. Avaliação da qualidade do serviço prestado por uma unidade de ensino da rede pública na Região Metropolitana do Recife. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744596484227072