Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Janeide Ribeiro.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367
Resumo: Os meios de comunicação representam uma grande importância no comportamento das pessoas, possibilitando que as mesmas os utilizem para chamar a atenção para vários assuntos. Assim, destaca-se o rádio, que é um meio de comunicação popular, acessível a todas as classes sociais, e que está sempre presente no dia-a-dia das pessoas, sempre se adaptando as novas tecnologias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo de estudo: Verificar os níveis de audiência das estações de rádio sediadas no município de Sousa-PB. Para tanto, utilizou-se dos procedimentos metodológicos literários, bem como da pesquisa de campo, por meio de um estudo descritivo e exploratório. Onde se aplicou um questionário a uma amostra de 300 ouvintes e não ouvintes escolhidos aleatoriamente em 10 bairros da cidade de SousaPB. Obtendo nos resultados da análise que a maioria dos respondentes escuta rádio diariamente, com média 2h a 3h por dia. Observa-se que a preferência do público está nas emissoras FM, destacando-se a Sousa 104 FM e a Líder 97 FM. Esse fato pode ser ocasionado pela necessidade dos ouvintes em optarem por ouvir até mesmo pelo celular com transmissão de boa qualidade. Foi identificado ainda que a maioria dos ouvintes se deixam influenciar e compraria sempre, quase sempre ou as vezes um produto anunciado pelo locutor. Nesse sentido, pode-se afirmar que o rádio, é um meio de comunicação bastante utilizado, capaz de transmitir notícias e entretenimento para os mais variados lugares, e também serve como auxílio ao marketing das empresas locais.
id UFCG_18a03741bd6a9502a3a63151002cb279
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15367
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).Market research: audience levels of Sousa-PB radio stations (2015).Meios de comunicaçãoEstações de rádioAudiênciaMarketingMediaRadio stationsCourt hearingMarketingAdministraçãoOs meios de comunicação representam uma grande importância no comportamento das pessoas, possibilitando que as mesmas os utilizem para chamar a atenção para vários assuntos. Assim, destaca-se o rádio, que é um meio de comunicação popular, acessível a todas as classes sociais, e que está sempre presente no dia-a-dia das pessoas, sempre se adaptando as novas tecnologias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo de estudo: Verificar os níveis de audiência das estações de rádio sediadas no município de Sousa-PB. Para tanto, utilizou-se dos procedimentos metodológicos literários, bem como da pesquisa de campo, por meio de um estudo descritivo e exploratório. Onde se aplicou um questionário a uma amostra de 300 ouvintes e não ouvintes escolhidos aleatoriamente em 10 bairros da cidade de SousaPB. Obtendo nos resultados da análise que a maioria dos respondentes escuta rádio diariamente, com média 2h a 3h por dia. Observa-se que a preferência do público está nas emissoras FM, destacando-se a Sousa 104 FM e a Líder 97 FM. Esse fato pode ser ocasionado pela necessidade dos ouvintes em optarem por ouvir até mesmo pelo celular com transmissão de boa qualidade. Foi identificado ainda que a maioria dos ouvintes se deixam influenciar e compraria sempre, quase sempre ou as vezes um produto anunciado pelo locutor. Nesse sentido, pode-se afirmar que o rádio, é um meio de comunicação bastante utilizado, capaz de transmitir notícias e entretenimento para os mais variados lugares, e também serve como auxílio ao marketing das empresas locais.The media represent a great importance in people's behavior, enabling them to use them to draw attention to various issues. Thus, the radio stands out, which is a popular means of communication, accessible to all social classes, and that is always present in day-to-day lives, always adapting new technologies. In this context, this paper aims to study: Check the viewing figures of radio stations based in the city of Sousa-PB. To this end, we used the literary methodological procedures as well as field research, through a descriptive study. Which applied a questionnaire to a sample of 300 listeners and non-listeners randomly selected in 10 districts of the city of Sousa-PB. Getting the results of the analysis that the majority of respondents listen to the radio daily, averaging 2 hours to 3 hours per day. It is observed that the preference of the public is in FM stations, highlighting the Sousa 104 FM and 97 FM Leader. This may be caused by the need of listeners choose to listen even by phone with good quality transmission. It was also identified that most listeners are influenced and buy always, often or sometimes a product announced by the speaker. In this sense, one can say that the radio is a medium of communication widely used, capable of transmitting news and entertainment for various places, and also serves as an aid to local business marketing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Wellington Ferreira de.MELO, W. F.http://lattes.cnpq.br/3396550972394218CAMPOS, Janeide Ribeiro.20152020-09-17T22:07:37Z2020-09-172020-09-17T22:07:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367CAMPOS, Janeide Ribeiro. Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). 2015. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-27T18:35:58Zoai:localhost:riufcg/15367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-27T18:35:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
Market research: audience levels of Sousa-PB radio stations (2015).
title Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
spellingShingle Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
CAMPOS, Janeide Ribeiro.
Meios de comunicação
Estações de rádio
Audiência
Marketing
Media
Radio stations
Court hearing
Marketing
Administração
title_short Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
title_full Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
title_fullStr Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
title_full_unstemmed Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
title_sort Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015).
author CAMPOS, Janeide Ribeiro.
author_facet CAMPOS, Janeide Ribeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELO, Wellington Ferreira de.
MELO, W. F.
http://lattes.cnpq.br/3396550972394218
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Janeide Ribeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Estações de rádio
Audiência
Marketing
Media
Radio stations
Court hearing
Marketing
Administração
topic Meios de comunicação
Estações de rádio
Audiência
Marketing
Media
Radio stations
Court hearing
Marketing
Administração
description Os meios de comunicação representam uma grande importância no comportamento das pessoas, possibilitando que as mesmas os utilizem para chamar a atenção para vários assuntos. Assim, destaca-se o rádio, que é um meio de comunicação popular, acessível a todas as classes sociais, e que está sempre presente no dia-a-dia das pessoas, sempre se adaptando as novas tecnologias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo de estudo: Verificar os níveis de audiência das estações de rádio sediadas no município de Sousa-PB. Para tanto, utilizou-se dos procedimentos metodológicos literários, bem como da pesquisa de campo, por meio de um estudo descritivo e exploratório. Onde se aplicou um questionário a uma amostra de 300 ouvintes e não ouvintes escolhidos aleatoriamente em 10 bairros da cidade de SousaPB. Obtendo nos resultados da análise que a maioria dos respondentes escuta rádio diariamente, com média 2h a 3h por dia. Observa-se que a preferência do público está nas emissoras FM, destacando-se a Sousa 104 FM e a Líder 97 FM. Esse fato pode ser ocasionado pela necessidade dos ouvintes em optarem por ouvir até mesmo pelo celular com transmissão de boa qualidade. Foi identificado ainda que a maioria dos ouvintes se deixam influenciar e compraria sempre, quase sempre ou as vezes um produto anunciado pelo locutor. Nesse sentido, pode-se afirmar que o rádio, é um meio de comunicação bastante utilizado, capaz de transmitir notícias e entretenimento para os mais variados lugares, e também serve como auxílio ao marketing das empresas locais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-09-17T22:07:37Z
2020-09-17
2020-09-17T22:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367
CAMPOS, Janeide Ribeiro. Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). 2015. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15367
identifier_str_mv CAMPOS, Janeide Ribeiro. Pesquisa de mercado: os níveis de audiência das emissoras de rádio de Sousa-PB (2015). 2015. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744463995600896