Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16355
Resumo: O tema estresse ocupacional foi escolhido para este estudo devido esse mal ser considerado como “o mal do século”, e por atingir cada vez mais as mulheres pela sua jornada dupla ou tripla de trabalho, tendo este sido tema de pesquisas junto a classe profissional docente focando as que lecionam no curso de ciências contábeis. O presente estudo estudou as características pessoais e profissionais das profissionais que lecionam no contabilidade nesta instituição, seus sentimentos, sua compreensão e as possíveis estratégias para o enfrentamento deste mal. A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho e Agosto de 2013, com o instrumento de pesquisa o questionário composto por três sessões divididas em duas sessões, chamadas Escalas de Likert, e uma sessão com perguntas pessoais, tendo sido enviados a todas as docentes que lecionam no curso de ciências contábeis num total de 14, obtendo retorno de resposta de 10, o que equivale a 71,43% devidamente respondidos. Tendo como base as mulheres, pode-se constatar através desse estudo que as profissionais docentes superam o estresse vivenciado em sua profissão e sua vida pessoal, embora estejam cientes que o acúmulo exaustivo de atividades, seus problemas tanto pessoais como profissionais e sua jornada de trabalho, pode desencadear fatores ligados ao estresse ocupacional. E que algumas estratégias já são utilizadas pela maioria delas para que seja enfrentado alguns, mesmo que sejam em uma pequena proporção, os sintomas do estresse ocupacional.
id UFCG_258f9aa077683f10072a87947f882fff
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16355
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.Occupational stress: a study on the stress process experienced by teachers who teach in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa - PB.Estresse ocupacionalProfissional ContábilJornada de trabalho da mulherDocência e feminização do magistérioFatores que contribuem para o estresseOccupational stressAccounting ProfessionalWoman's workdayTeaching and feminization of teachingFactors that contribute to stressContabilidadeO tema estresse ocupacional foi escolhido para este estudo devido esse mal ser considerado como “o mal do século”, e por atingir cada vez mais as mulheres pela sua jornada dupla ou tripla de trabalho, tendo este sido tema de pesquisas junto a classe profissional docente focando as que lecionam no curso de ciências contábeis. O presente estudo estudou as características pessoais e profissionais das profissionais que lecionam no contabilidade nesta instituição, seus sentimentos, sua compreensão e as possíveis estratégias para o enfrentamento deste mal. A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho e Agosto de 2013, com o instrumento de pesquisa o questionário composto por três sessões divididas em duas sessões, chamadas Escalas de Likert, e uma sessão com perguntas pessoais, tendo sido enviados a todas as docentes que lecionam no curso de ciências contábeis num total de 14, obtendo retorno de resposta de 10, o que equivale a 71,43% devidamente respondidos. Tendo como base as mulheres, pode-se constatar através desse estudo que as profissionais docentes superam o estresse vivenciado em sua profissão e sua vida pessoal, embora estejam cientes que o acúmulo exaustivo de atividades, seus problemas tanto pessoais como profissionais e sua jornada de trabalho, pode desencadear fatores ligados ao estresse ocupacional. E que algumas estratégias já são utilizadas pela maioria delas para que seja enfrentado alguns, mesmo que sejam em uma pequena proporção, os sintomas do estresse ocupacional.The theme occupational stress was chosen for this study because this evil be considered as "the disease of the century", and achieve more and more women for their journey to work double or triple, the latter has been the subject of research with the class teacher professional focusing on those who teach science course in accounting. The present study studied the personal and professional characteristics of the professionals who teach accounting in this institution, their feelings, their understanding and possible strategies for combating this evil. The survey was conducted between July and August 2013, with the questionnaire survey instrument consists of three sessions divided into two sessions, called Likert Scales, and a session with personal questions were sent to all teachers who teach science course in accounting for a total of 14, getting feedback answer of 10, which equates to 71.43% duly answered. Based on women, it can be seen through this study that the professionals outweigh the stress experienced teachers in their profession and personal life, while being aware that the accumulation exhausting activities, their problems both personal and professional, and their workday can trigger factors related to occupational stress. And that some strategies are already used by most of them to be faced some, even if they are in a small proportion, the symptoms of occupational stress.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.20132020-11-09T18:33:00Z2020-11-092020-11-09T18:33:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16355ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de. Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. 2013. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-09T18:23:38Zoai:localhost:riufcg/16355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-09T18:23:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
Occupational stress: a study on the stress process experienced by teachers who teach in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa - PB.
title Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
spellingShingle Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
Estresse ocupacional
Profissional Contábil
Jornada de trabalho da mulher
Docência e feminização do magistério
Fatores que contribuem para o estresse
Occupational stress
Accounting Professional
Woman's workday
Teaching and feminization of teaching
Factors that contribute to stress
Contabilidade
title_short Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
title_full Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
title_fullStr Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
title_full_unstemmed Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
title_sort Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB.
author ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
author_facet ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
http://lattes.cnpq.br/4754499535748686
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional
Profissional Contábil
Jornada de trabalho da mulher
Docência e feminização do magistério
Fatores que contribuem para o estresse
Occupational stress
Accounting Professional
Woman's workday
Teaching and feminization of teaching
Factors that contribute to stress
Contabilidade
topic Estresse ocupacional
Profissional Contábil
Jornada de trabalho da mulher
Docência e feminização do magistério
Fatores que contribuem para o estresse
Occupational stress
Accounting Professional
Woman's workday
Teaching and feminization of teaching
Factors that contribute to stress
Contabilidade
description O tema estresse ocupacional foi escolhido para este estudo devido esse mal ser considerado como “o mal do século”, e por atingir cada vez mais as mulheres pela sua jornada dupla ou tripla de trabalho, tendo este sido tema de pesquisas junto a classe profissional docente focando as que lecionam no curso de ciências contábeis. O presente estudo estudou as características pessoais e profissionais das profissionais que lecionam no contabilidade nesta instituição, seus sentimentos, sua compreensão e as possíveis estratégias para o enfrentamento deste mal. A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho e Agosto de 2013, com o instrumento de pesquisa o questionário composto por três sessões divididas em duas sessões, chamadas Escalas de Likert, e uma sessão com perguntas pessoais, tendo sido enviados a todas as docentes que lecionam no curso de ciências contábeis num total de 14, obtendo retorno de resposta de 10, o que equivale a 71,43% devidamente respondidos. Tendo como base as mulheres, pode-se constatar através desse estudo que as profissionais docentes superam o estresse vivenciado em sua profissão e sua vida pessoal, embora estejam cientes que o acúmulo exaustivo de atividades, seus problemas tanto pessoais como profissionais e sua jornada de trabalho, pode desencadear fatores ligados ao estresse ocupacional. E que algumas estratégias já são utilizadas pela maioria delas para que seja enfrentado alguns, mesmo que sejam em uma pequena proporção, os sintomas do estresse ocupacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-11-09T18:33:00Z
2020-11-09
2020-11-09T18:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16355
ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de. Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. 2013. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16355
identifier_str_mv ASSIS, Ianne Lindinay Gomes de. Estresse ocupacional: um estudo sobre o processo de estresse vivenciado pelas professoras que lecionam no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa - PB. 2013. 78fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744471739334656