Violência simbólica: apelido pejorativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13418
Resumo: Este estudo visa analisar a Violência Simbólica: apelidos pejorativos dentro da escola, pois diante de inúmeras situações e casos de violência, o apelido e o mais comum entre alunos, no qual a vitima pode desenvolver vários tipos de comportamentos, como; a recusa de ir a escola, excluir-se dos demais colegas, desinteresse pela aprendizagem, ficar depressivo, perda da autoestima e com sérios traumas. Por estas e tantas outras razoes elaboramos o seguinte questionamento: De que forma a escola pode prevenir esse tipo de violência Simbólica dentro da sala de aula do 5° ano do ensino Fundamental? Para responder a essa problemática elaboramos os seguintes objetivos: analisar tipos de comportamentos, relativo a apelidos pejorativos de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental; identificar e descrever a existência do apelido pejorativo na sala de aula e discutir a melhor maneira de se trabalhar esse tipo de violência simbólica com os alunos. fundamentação teórica utilizamos os seguintes estudiosos: Abramovay Na (2003); Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), dentre outros. Este estudo esta dividido e m três capítulos: no primeiro apresentamos a fundamentação teórica no qual discutimos a existência das agressões verbais e/ou físicas e que nos educadores nem sempre demos a devida importância. Vale salientar que essa violência disfarçada, não ocorre somente no interior das escolas, mas em diversos setores onde descrevemos existem relações a Contextualização interpessoais. No procedimento metodológico da escola campo de estudo; Relação entre pesquisador e o sujeito da pesquisa; Conhecendo os alunos participantes da pesquisa; Etapas da coleta de dados e por ultimo no capitulo de analise dos dados apresentamos a compreensão dos alunos acerca da temática trabalhada. Vimos mediante as falas que os alunos não gostam de ser apelidados, mas quando são, revidam de maneira agressiva, aumentando ainda mais o nível de violência na sala de aula.
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spelling Violência simbólica: apelido pejorativo.Symbolic violence: pejorative nickname.Violência verbal na escolaViolência simbólicaApelidosRelação entre alunoBullyingVerbal violence at schoolSymbolic violenceNicknamesRelationship between studentEducação.Este estudo visa analisar a Violência Simbólica: apelidos pejorativos dentro da escola, pois diante de inúmeras situações e casos de violência, o apelido e o mais comum entre alunos, no qual a vitima pode desenvolver vários tipos de comportamentos, como; a recusa de ir a escola, excluir-se dos demais colegas, desinteresse pela aprendizagem, ficar depressivo, perda da autoestima e com sérios traumas. Por estas e tantas outras razoes elaboramos o seguinte questionamento: De que forma a escola pode prevenir esse tipo de violência Simbólica dentro da sala de aula do 5° ano do ensino Fundamental? Para responder a essa problemática elaboramos os seguintes objetivos: analisar tipos de comportamentos, relativo a apelidos pejorativos de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental; identificar e descrever a existência do apelido pejorativo na sala de aula e discutir a melhor maneira de se trabalhar esse tipo de violência simbólica com os alunos. fundamentação teórica utilizamos os seguintes estudiosos: Abramovay Na (2003); Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), dentre outros. Este estudo esta dividido e m três capítulos: no primeiro apresentamos a fundamentação teórica no qual discutimos a existência das agressões verbais e/ou físicas e que nos educadores nem sempre demos a devida importância. Vale salientar que essa violência disfarçada, não ocorre somente no interior das escolas, mas em diversos setores onde descrevemos existem relações a Contextualização interpessoais. No procedimento metodológico da escola campo de estudo; Relação entre pesquisador e o sujeito da pesquisa; Conhecendo os alunos participantes da pesquisa; Etapas da coleta de dados e por ultimo no capitulo de analise dos dados apresentamos a compreensão dos alunos acerca da temática trabalhada. Vimos mediante as falas que os alunos não gostam de ser apelidados, mas quando são, revidam de maneira agressiva, aumentando ainda mais o nível de violência na sala de aula.This study aims to analyze Symbolic Violence: pejorative nicknames within the school, because in the face of countless situations and cases of violence, the nickname and the most common among students, in which the victim can develop various types of behaviors, such as; the refusal to go to school, to exclude themselves from other colleagues, disinterest in learning, becoming depressed, loss of self-esteem and with serious traumas. For these and so many other reasons, we elaborated the following question: How the school can prevent this type of Symbolic violence inside the classroom of the 5th year of elementary school? To answer this problem we elaborate the following objectives: to analyze types of behaviors, relative to pejorative nicknames of 5th grade elementary school students; identify and describe the existence of the pejorative nickname in the classroom and discuss the best way to work this type of symbolic violence with students. theoretical basis we use the following scholars: Abramovay Na (2003); Debarbieux & Blaya (2002); Galvao (2004); Vereda (2007), among others. This one study is divided into three chapters: in the first we present the rationale theoretical framework in which we discuss the existence of verbal and / or physical aggressions educators have not always given due importance. It is worth noting that this disguised violence does not only occur inside schools, but in several sectors where we describe there are relationships to interpersonal contextualization. In the methodological procedure of the school field of study; Relationship between researcher and the research subject; Knowing the students participating in the search; Data collection steps and finally in the data analysis chapter we present the students' understanding of the theme worked on. Saw through statements that students don't like to be nicknamed, but when they are, retaliate aggressively, further increasing the level of violence in the room of class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas.20102020-07-20T20:32:45Z2020-07-202020-07-20T20:32:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13418VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. Violência simbólica: apelido pejorativo. 2010. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:01:08Zoai:localhost:riufcg/13418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:01:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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