Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
Resumo: O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos usos dos gêneros Contos Maravilhosos e Minicontos no desenvolvimento de práticas de mediação da leitura e, por conseguinte de produção textual. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é propor subsídios teórico-metodológicos aplicáveis às práticas de mediação da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de usos de Contos Maravilhosos e de Minicontos. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e baseia-se nos fundamentos da Linguística Textual e da Linguística Aplicada e possui como principais referenciais teóricos: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), dentre outros. Ao final da discussão e atendendo ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se sob a forma de oficinas pedagógicas, baseada no procedimento de sequência didática proposta por Scheneuwly e Dolz (2004), as proposições teórico-metodológicas estruturadas a partir dos Contos Maravilhosos (GRIMM; GRIMM, 2012) e Minicontos (WANKE, 1992). Tais proposições estão ancoradas, na perspectiva dos multiletramentos, especialmente, a partir do desenvolvimento de atividades de retextualização, dando espaço ao uso das novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Portanto, defende-se nesta dissertação o conhecimento teórico aliado à metodologias ativas, especialmente em favor da formação do leitor proficiente.
id UFCG_309ca59ef92e85d962acd9b6d897bf95
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23785
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.From wonderful tales to mini tales: reading, mediation and pedagogical practices applicable to the 6th grade of elementary school.LeituraMediação de leituraGêneros textuaisContos MaravilhososMinicontosRetextualizaçãoReadingReading mediationTextual genresWonderful talesShort storiesRetextualizationLetras.O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos usos dos gêneros Contos Maravilhosos e Minicontos no desenvolvimento de práticas de mediação da leitura e, por conseguinte de produção textual. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é propor subsídios teórico-metodológicos aplicáveis às práticas de mediação da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de usos de Contos Maravilhosos e de Minicontos. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e baseia-se nos fundamentos da Linguística Textual e da Linguística Aplicada e possui como principais referenciais teóricos: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), dentre outros. Ao final da discussão e atendendo ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se sob a forma de oficinas pedagógicas, baseada no procedimento de sequência didática proposta por Scheneuwly e Dolz (2004), as proposições teórico-metodológicas estruturadas a partir dos Contos Maravilhosos (GRIMM; GRIMM, 2012) e Minicontos (WANKE, 1992). Tais proposições estão ancoradas, na perspectiva dos multiletramentos, especialmente, a partir do desenvolvimento de atividades de retextualização, dando espaço ao uso das novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Portanto, defende-se nesta dissertação o conhecimento teórico aliado à metodologias ativas, especialmente em favor da formação do leitor proficiente.The present study discusses, in particular, the contributions of the uses of the genres Marvelous Tales and Minicontos in the development of practices of mediation of the reading and, consequently of textual production. In this direction, the main objective of this work is to propose theoretical-methodological subsidies applicable to the practices of mediation of reading in the 6th year of elementary school, from the use of wonderful short stories and mini-videos. In this sense, the research is characterized as bibliographical and is based on the foundations of Textual Linguistics and Applied Linguistics and has as main theoretical references: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), among others. At the end of the discussion and in view of the general objective of the research, the pedagogical workshops, based on the didactic sequence procedure proposed by Scheneuwly and Dolz (2004), are presented. The theoretical-methodological propositions structured from the Marvelous Tales, GRIMM, 2012) and Minicontos (WANKE, 1992). These propositions are anchored in the multilevel perspective, especially from the development of retextualization activities, giving space to the use of new technologies applicable to teaching. Therefore, this dissertation defends theoretical knowledge combined with active methodologies, especially in favor of proficient reader training.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389SOUSA, José Wanderley Alves de.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.2019-04-252022-03-07T13:46:53Z2022-03-072022-03-07T13:46:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do. Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-08T17:18:20Zoai:localhost:riufcg/23785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-08T17:18:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
From wonderful tales to mini tales: reading, mediation and pedagogical practices applicable to the 6th grade of elementary school.
title Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
Leitura
Mediação de leitura
Gêneros textuais
Contos Maravilhosos
Minicontos
Retextualização
Reading
Reading mediation
Textual genres
Wonderful tales
Short stories
Retextualization
Letras.
title_short Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
title_full Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
title_sort Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.
author NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
author_facet NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Mediação de leitura
Gêneros textuais
Contos Maravilhosos
Minicontos
Retextualização
Reading
Reading mediation
Textual genres
Wonderful tales
Short stories
Retextualization
Letras.
topic Leitura
Mediação de leitura
Gêneros textuais
Contos Maravilhosos
Minicontos
Retextualização
Reading
Reading mediation
Textual genres
Wonderful tales
Short stories
Retextualization
Letras.
description O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos usos dos gêneros Contos Maravilhosos e Minicontos no desenvolvimento de práticas de mediação da leitura e, por conseguinte de produção textual. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é propor subsídios teórico-metodológicos aplicáveis às práticas de mediação da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de usos de Contos Maravilhosos e de Minicontos. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e baseia-se nos fundamentos da Linguística Textual e da Linguística Aplicada e possui como principais referenciais teóricos: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), dentre outros. Ao final da discussão e atendendo ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se sob a forma de oficinas pedagógicas, baseada no procedimento de sequência didática proposta por Scheneuwly e Dolz (2004), as proposições teórico-metodológicas estruturadas a partir dos Contos Maravilhosos (GRIMM; GRIMM, 2012) e Minicontos (WANKE, 1992). Tais proposições estão ancoradas, na perspectiva dos multiletramentos, especialmente, a partir do desenvolvimento de atividades de retextualização, dando espaço ao uso das novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Portanto, defende-se nesta dissertação o conhecimento teórico aliado à metodologias ativas, especialmente em favor da formação do leitor proficiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
2022-03-07T13:46:53Z
2022-03-07
2022-03-07T13:46:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do. Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
identifier_str_mv NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do. Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528055205888