Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento., FARIAS, Paulo Cesar Batista de., BATISTA, Regiane Farias., SANTOS, Rivaldo Vital dos.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270
Resumo: O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa.
id UFCG_32dedd3e5016ad0691b675bf8329fa53
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33270
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.Contributions to pedagogical practice with an emphasis on soils: perceptions of elementary school teachers.Educação em solosEstudo de percepçãoPercepção de professores - soloLivros didáticos e a temática solosEnsino de solosConcepção de professores sobre solosProfessores de Geografia - percepção sobre solosProfessores de Ciências - percepção sobre solosSoil educationPerception studyTeachers' perception - soloTextbooks and solo themesSoil teachingTeachers' conception of soilsGeography Teachers - perception about soilsScience Teachers - perception about soilsCiências Agrárias. Educação.O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-11-30T19:00:49Z2023-11-302023-11-30T19:00:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270porVITAL, Adriana de Fátima Meira.CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.FARIAS, Paulo Cesar Batista de.BATISTA, Regiane Farias.SANTOS, Rivaldo Vital dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-30T19:01:24Zoai:localhost:riufcg/33270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-30T19:01:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
Contributions to pedagogical practice with an emphasis on soils: perceptions of elementary school teachers.
title Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
spellingShingle Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Educação em solos
Estudo de percepção
Percepção de professores - solo
Livros didáticos e a temática solos
Ensino de solos
Concepção de professores sobre solos
Professores de Geografia - percepção sobre solos
Professores de Ciências - percepção sobre solos
Soil education
Perception study
Teachers' perception - solo
Textbooks and solo themes
Soil teaching
Teachers' conception of soils
Geography Teachers - perception about soils
Science Teachers - perception about soils
Ciências Agrárias. Educação.
title_short Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
title_full Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
title_fullStr Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
title_sort Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental.
author VITAL, Adriana de Fátima Meira.
author_facet VITAL, Adriana de Fátima Meira.
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
FARIAS, Paulo Cesar Batista de.
BATISTA, Regiane Farias.
SANTOS, Rivaldo Vital dos.
author_role author
author2 CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
FARIAS, Paulo Cesar Batista de.
BATISTA, Regiane Farias.
SANTOS, Rivaldo Vital dos.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
FARIAS, Paulo Cesar Batista de.
BATISTA, Regiane Farias.
SANTOS, Rivaldo Vital dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em solos
Estudo de percepção
Percepção de professores - solo
Livros didáticos e a temática solos
Ensino de solos
Concepção de professores sobre solos
Professores de Geografia - percepção sobre solos
Professores de Ciências - percepção sobre solos
Soil education
Perception study
Teachers' perception - solo
Textbooks and solo themes
Soil teaching
Teachers' conception of soils
Geography Teachers - perception about soils
Science Teachers - perception about soils
Ciências Agrárias. Educação.
topic Educação em solos
Estudo de percepção
Percepção de professores - solo
Livros didáticos e a temática solos
Ensino de solos
Concepção de professores sobre solos
Professores de Geografia - percepção sobre solos
Professores de Ciências - percepção sobre solos
Soil education
Perception study
Teachers' perception - solo
Textbooks and solo themes
Soil teaching
Teachers' conception of soils
Geography Teachers - perception about soils
Science Teachers - perception about soils
Ciências Agrárias. Educação.
description O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Geografia e Ciências de duas escolas da rede de ensino fundamental de Sumé/PB, acerca de sua concepção de solos, da abordagem do tema nos livros didáticos e de como a temática é trabalhada em sala de aula, com a finalidade de ampliar os conhecimentos nesta área de pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-11-30T19:00:49Z
2023-11-30
2023-11-30T19:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270
VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270
identifier_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira; CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BATISTA, Regiane Farias; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Contribuições para a prática pedagógica com ênfase em solos: percepções de professores do ensino fundamental. In: MOURA, Assis Souza de; SILVA, Ediselson Ricardo da; SILVA, Edileuza Ricardo da (Organizadores). Pesquisas Teorias e Práticas. Sapé-PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. p.39-58. (Série pesquisas v.12.)ISBN: 978-85-94055-15-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744603870396416