Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUFINO, Jeane Lima.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177
Resumo: O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos.
id UFCG_35665049379b8bc98b353bfd4b72b2c1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27177
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics.Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica.Matemática - ensinoMatemática - avaliaçãoAvaliação matemáticaMatemática - avaliação - aprendizagemMatemática - avaliação - Covid-19Ensino de matemática - Covid-19 - avaliaçãoMathematics - teachingMathematical assessmentMathematics - assessment - Covid-19Mathematics - evaluationMathematics - assessment - learningMathematics teaching - Covid-19 - reviewMatemáticas - enseñanzaEvaluación matemáticaMatemáticas - evaluación - Covid-19Matemáticas - evaluaciónMatemáticas - evaluación - aprendizajeEnseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisiónAvaliação da AprendizagemO método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos.The method by which the teacher teaches and the way in which he evaluates learning is the first condition to guide a good educational process. The student must be led to think, seek new ways, resources to achieve knowledge and the teacher is an essential part of this evaluation process. Identify evaluative methods that can provide the teacher with an evaluation form that escapes traditional and outdated methods, seeking instruments that facilitate and address the concept of evaluation in an innovative and efficient way for teaching practice with the immersion of technology in the classroom. Bearing this in mind, the objective of this work is to investigate ways of assessing learning during the COVID19 pandemic in mathematics teaching. This analysis was developed through the conceptions that mathematics teachers in basic education have about the use of technologies for evaluation in the mathematics discipline, as well as which evaluation methods they deem important and which they use for the evaluation practice with students during the period remote. Thus, in order to obtain data, a qualitative- exploratory research was carried out through questionnaires applied to mathematics teachers from public schools located in the 4th GRE (Regional Management of Education) in the state of Paraiba-PB. Through this study, it was possible to verify the view of evaluation as an instrument for measuring student learning through technological methods, it still does not bring security to some teachers, most still use traditional assessment methods. Furthermore, the relationship between the quality of student learning and teaching work was pointed out as established through evaluation, also highlighting the importance of using experimental practices as an evaluation tool for students.El método por el cual el maestro enseña y la forma en que evalúa el aprendizaje es la primera condición para orientar un buen proceso educativo. El estudiante debe ser llevado a pensar, buscar nuevos caminos, recursos para alcanzar el conocimiento y el docente es parte fundamental en este proceso de evaluación. Identificar métodos de evaluación que puedan proporcionar al docente una forma evaluativa que escapa a los métodos tradicionales y obsoletos, buscando instrumentos que faciliten y acerquen el concepto de evaluación de una manera innovadora y eficiente para la práctica docente con la inmersión de la tecnología en el aula. Con eso en mente, el objetivo de este el trabajo es investigar formas de evaluar el aprendizaje durante la pandemia de COVID19 en la enseñanza de las matemáticas. Este análisis se desarrolló a través de los conceptos que Los profesores de matemáticas de educación básica tienen sobre el uso de las tecnologías para evaluación en la disciplina de las matemáticas, así como qué métodos de evaluación juzgan importantes y que utilizan para la práctica de evaluación con los estudiantes durante el período remoto. Así, para la obtención de datos se realizó una investigación cualitativo-exploratorio a través de cuestionarios aplicados a profesores de matemáticas de escuelas públicas ubicadas en el 4° GRE (Gerencia Regional de Educación) del estado de Paraíba-PB. A través de este estudio fue posible verificar la visión de la evaluación como instrumento medida del aprendizaje de los estudiantes a través de métodos tecnológicos todavía no trae seguridad para algunos profesores la mayoría todavía utiliza métodos de evaluación tradicionales. Además, la relación entre la calidad del aprendizaje de los estudiantes y el trabajo docente fue señalados según lo establecido a través de la evaluación, destacando también la importancia de utilizar prácticas experimentales como herramienta de evaluación para los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira.CARVALHO, A. O. P.http://lattes.cnpq.br/3568693555793673COSTA, Kiara Tatiany Santos da.COSTA, K.T.S.RUFINO, Jeane Lima.2022-08-182022-09-14T13:38:24Z2022-09-142022-09-14T13:38:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T13:38:24Zoai:localhost:riufcg/27177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T13:38:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics.
Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica.
title Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
spellingShingle Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
RUFINO, Jeane Lima.
Matemática - ensino
Matemática - avaliação
Avaliação matemática
Matemática - avaliação - aprendizagem
Matemática - avaliação - Covid-19
Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação
Mathematics - teaching
Mathematical assessment
Mathematics - assessment - Covid-19
Mathematics - evaluation
Mathematics - assessment - learning
Mathematics teaching - Covid-19 - review
Matemáticas - enseñanza
Evaluación matemática
Matemáticas - evaluación - Covid-19
Matemáticas - evaluación
Matemáticas - evaluación - aprendizaje
Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión
Avaliação da Aprendizagem
title_short Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
title_full Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
title_fullStr Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
title_full_unstemmed Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
title_sort Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
author RUFINO, Jeane Lima.
author_facet RUFINO, Jeane Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Glageane da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira.
CARVALHO, A. O. P.
http://lattes.cnpq.br/3568693555793673
COSTA, Kiara Tatiany Santos da.
COSTA, K.T.S.
dc.contributor.author.fl_str_mv RUFINO, Jeane Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - ensino
Matemática - avaliação
Avaliação matemática
Matemática - avaliação - aprendizagem
Matemática - avaliação - Covid-19
Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação
Mathematics - teaching
Mathematical assessment
Mathematics - assessment - Covid-19
Mathematics - evaluation
Mathematics - assessment - learning
Mathematics teaching - Covid-19 - review
Matemáticas - enseñanza
Evaluación matemática
Matemáticas - evaluación - Covid-19
Matemáticas - evaluación
Matemáticas - evaluación - aprendizaje
Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión
Avaliação da Aprendizagem
topic Matemática - ensino
Matemática - avaliação
Avaliação matemática
Matemática - avaliação - aprendizagem
Matemática - avaliação - Covid-19
Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação
Mathematics - teaching
Mathematical assessment
Mathematics - assessment - Covid-19
Mathematics - evaluation
Mathematics - assessment - learning
Mathematics teaching - Covid-19 - review
Matemáticas - enseñanza
Evaluación matemática
Matemáticas - evaluación - Covid-19
Matemáticas - evaluación
Matemáticas - evaluación - aprendizaje
Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión
Avaliação da Aprendizagem
description O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-18
2022-09-14T13:38:24Z
2022-09-14
2022-09-14T13:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177
RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177
identifier_str_mv RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744555615977472