Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177 |
Resumo: | O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. |
id |
UFCG_35665049379b8bc98b353bfd4b72b2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27177 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics.Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica.Matemática - ensinoMatemática - avaliaçãoAvaliação matemáticaMatemática - avaliação - aprendizagemMatemática - avaliação - Covid-19Ensino de matemática - Covid-19 - avaliaçãoMathematics - teachingMathematical assessmentMathematics - assessment - Covid-19Mathematics - evaluationMathematics - assessment - learningMathematics teaching - Covid-19 - reviewMatemáticas - enseñanzaEvaluación matemáticaMatemáticas - evaluación - Covid-19Matemáticas - evaluaciónMatemáticas - evaluación - aprendizajeEnseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisiónAvaliação da AprendizagemO método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos.The method by which the teacher teaches and the way in which he evaluates learning is the first condition to guide a good educational process. The student must be led to think, seek new ways, resources to achieve knowledge and the teacher is an essential part of this evaluation process. Identify evaluative methods that can provide the teacher with an evaluation form that escapes traditional and outdated methods, seeking instruments that facilitate and address the concept of evaluation in an innovative and efficient way for teaching practice with the immersion of technology in the classroom. Bearing this in mind, the objective of this work is to investigate ways of assessing learning during the COVID19 pandemic in mathematics teaching. This analysis was developed through the conceptions that mathematics teachers in basic education have about the use of technologies for evaluation in the mathematics discipline, as well as which evaluation methods they deem important and which they use for the evaluation practice with students during the period remote. Thus, in order to obtain data, a qualitative- exploratory research was carried out through questionnaires applied to mathematics teachers from public schools located in the 4th GRE (Regional Management of Education) in the state of Paraiba-PB. Through this study, it was possible to verify the view of evaluation as an instrument for measuring student learning through technological methods, it still does not bring security to some teachers, most still use traditional assessment methods. Furthermore, the relationship between the quality of student learning and teaching work was pointed out as established through evaluation, also highlighting the importance of using experimental practices as an evaluation tool for students.El método por el cual el maestro enseña y la forma en que evalúa el aprendizaje es la primera condición para orientar un buen proceso educativo. El estudiante debe ser llevado a pensar, buscar nuevos caminos, recursos para alcanzar el conocimiento y el docente es parte fundamental en este proceso de evaluación. Identificar métodos de evaluación que puedan proporcionar al docente una forma evaluativa que escapa a los métodos tradicionales y obsoletos, buscando instrumentos que faciliten y acerquen el concepto de evaluación de una manera innovadora y eficiente para la práctica docente con la inmersión de la tecnología en el aula. Con eso en mente, el objetivo de este el trabajo es investigar formas de evaluar el aprendizaje durante la pandemia de COVID19 en la enseñanza de las matemáticas. Este análisis se desarrolló a través de los conceptos que Los profesores de matemáticas de educación básica tienen sobre el uso de las tecnologías para evaluación en la disciplina de las matemáticas, así como qué métodos de evaluación juzgan importantes y que utilizan para la práctica de evaluación con los estudiantes durante el período remoto. Así, para la obtención de datos se realizó una investigación cualitativo-exploratorio a través de cuestionarios aplicados a profesores de matemáticas de escuelas públicas ubicadas en el 4° GRE (Gerencia Regional de Educación) del estado de Paraíba-PB. A través de este estudio fue posible verificar la visión de la evaluación como instrumento medida del aprendizaje de los estudiantes a través de métodos tecnológicos todavía no trae seguridad para algunos profesores la mayoría todavía utiliza métodos de evaluación tradicionales. Además, la relación entre la calidad del aprendizaje de los estudiantes y el trabajo docente fue señalados según lo establecido a través de la evaluación, destacando también la importancia de utilizar prácticas experimentales como herramienta de evaluación para los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira.CARVALHO, A. O. P.http://lattes.cnpq.br/3568693555793673COSTA, Kiara Tatiany Santos da.COSTA, K.T.S.RUFINO, Jeane Lima.2022-08-182022-09-14T13:38:24Z2022-09-142022-09-14T13:38:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T13:38:24Zoai:localhost:riufcg/27177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T13:38:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics. Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica. |
title |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
spellingShingle |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. RUFINO, Jeane Lima. Matemática - ensino Matemática - avaliação Avaliação matemática Matemática - avaliação - aprendizagem Matemática - avaliação - Covid-19 Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação Mathematics - teaching Mathematical assessment Mathematics - assessment - Covid-19 Mathematics - evaluation Mathematics - assessment - learning Mathematics teaching - Covid-19 - review Matemáticas - enseñanza Evaluación matemática Matemáticas - evaluación - Covid-19 Matemáticas - evaluación Matemáticas - evaluación - aprendizaje Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión Avaliação da Aprendizagem |
title_short |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
title_full |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
title_fullStr |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
title_full_unstemmed |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
title_sort |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
author |
RUFINO, Jeane Lima. |
author_facet |
RUFINO, Jeane Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Glageane da Silva. Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. CARVALHO, A. O. P. http://lattes.cnpq.br/3568693555793673 COSTA, Kiara Tatiany Santos da. COSTA, K.T.S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUFINO, Jeane Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - ensino Matemática - avaliação Avaliação matemática Matemática - avaliação - aprendizagem Matemática - avaliação - Covid-19 Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação Mathematics - teaching Mathematical assessment Mathematics - assessment - Covid-19 Mathematics - evaluation Mathematics - assessment - learning Mathematics teaching - Covid-19 - review Matemáticas - enseñanza Evaluación matemática Matemáticas - evaluación - Covid-19 Matemáticas - evaluación Matemáticas - evaluación - aprendizaje Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión Avaliação da Aprendizagem |
topic |
Matemática - ensino Matemática - avaliação Avaliação matemática Matemática - avaliação - aprendizagem Matemática - avaliação - Covid-19 Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação Mathematics - teaching Mathematical assessment Mathematics - assessment - Covid-19 Mathematics - evaluation Mathematics - assessment - learning Mathematics teaching - Covid-19 - review Matemáticas - enseñanza Evaluación matemática Matemáticas - evaluación - Covid-19 Matemáticas - evaluación Matemáticas - evaluación - aprendizaje Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión Avaliação da Aprendizagem |
description |
O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-18 2022-09-14T13:38:24Z 2022-09-14 2022-09-14T13:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177 RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177 |
identifier_str_mv |
RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744555615977472 |