A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização de atividades lúdicas como uma ferramenta metodológica importante para a aprendizagem escolar. A atividade lúdica é uma ferramenta importante para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento significativo. Deste modo, a pergunta que se coloca para este trabalho é: De que forma professores compreendem a utilização do lúdico em sala de aula? Para responder a essa questão elaboramos os objetivos que estão assim descritos: Analisar a utilização de atividades lúdicas como recurso pedagógico na Educação Infantil; Identificar a importância que professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica; Refletir a utilização de Jogos e brincadeiras como ferramenta do processo ensino-aprendizagem e Discutir o que professores compreendem sobre o lúdico na educação infantil. O presente estudo foi conduzido através da pesquisa exploratória e fundamentado em autores que abordam a ludicidade como: Almeida (1998); Angotti (2010); Ferreira (2008); Kishimoto (2011), dentre outros. A partir das entrevistas realizadas foi possível perceber que o lúdico é utilizado diariamente e, algumas vezes, é entendido como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, comprovando assim, que com a ludicidade se consegue um melhor desempenho na aprendizagem dos alunos. Entretanto, é importante dizer que é fundamental a recreação na vida da criança, tanto para o seu desenvolvimento motor, afetivo e social, quanto para a própria relação professor e alunos. Por fim, entendemos que os jogos e as brincadeiras se tornam facilitadores para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma natural e prazerosa.
id UFCG_36da31b962ea36bc34ca7678350410de
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6323
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.Playfulness as a Motivation in School Learning.LudicidadeAprendizagemEducação InfantilMetodologia de Ensino - Atividade LúdicaPlayfulnessLearningChild educationTeaching Methodology - Play ActivityEducação.O presente trabalho aborda a utilização de atividades lúdicas como uma ferramenta metodológica importante para a aprendizagem escolar. A atividade lúdica é uma ferramenta importante para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento significativo. Deste modo, a pergunta que se coloca para este trabalho é: De que forma professores compreendem a utilização do lúdico em sala de aula? Para responder a essa questão elaboramos os objetivos que estão assim descritos: Analisar a utilização de atividades lúdicas como recurso pedagógico na Educação Infantil; Identificar a importância que professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica; Refletir a utilização de Jogos e brincadeiras como ferramenta do processo ensino-aprendizagem e Discutir o que professores compreendem sobre o lúdico na educação infantil. O presente estudo foi conduzido através da pesquisa exploratória e fundamentado em autores que abordam a ludicidade como: Almeida (1998); Angotti (2010); Ferreira (2008); Kishimoto (2011), dentre outros. A partir das entrevistas realizadas foi possível perceber que o lúdico é utilizado diariamente e, algumas vezes, é entendido como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, comprovando assim, que com a ludicidade se consegue um melhor desempenho na aprendizagem dos alunos. Entretanto, é importante dizer que é fundamental a recreação na vida da criança, tanto para o seu desenvolvimento motor, afetivo e social, quanto para a própria relação professor e alunos. Por fim, entendemos que os jogos e as brincadeiras se tornam facilitadores para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma natural e prazerosa.This paper addresses the use of recreational activities as an important methodological tool for school learning. The playful activity is an important tool to help the process of teaching and learning of children as they can involve them and transmit significant knowledge. Thus, the question that arises for this work is: How teachers understand the use of playfulness in the classroom? To answer this question we elaborated the following objectives : To analyze the use of recreational activities as an educational tool in children education; Identify the importance that teachers give to the playful as a pedagogical tool; Reflect the use of games and playing as the teaching-learning process tool and to discuss what teachers understand about the playful in childhood education. This study was conducted through exploratory research based on authors who approach the playfulness. From the interviews it was revealed understand that the playful is used daily and sometimes is seen as a helper of the teaching-learning process, thereby proving that with the playfulness is achieved better performance on student learning. However, it is important to say that it is essential to recreation in the child's life, both for his motor development, affective and social, as to one's teacher and student relationship. Finally, we understand that the games and the plays become facilitators for the process of teaching and learning happen in a natural and pleasurable way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SANTOS, Elzanir dos.FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.2015-12-012019-08-29T10:40:55Z2019-08-292019-08-29T10:40:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de. A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T11:56:02Zoai:localhost:riufcg/6323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T11:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
Playfulness as a Motivation in School Learning.
title A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
spellingShingle A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.
Ludicidade
Aprendizagem
Educação Infantil
Metodologia de Ensino - Atividade Lúdica
Playfulness
Learning
Child education
Teaching Methodology - Play Activity
Educação.
title_short A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
title_full A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
title_fullStr A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
title_full_unstemmed A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
title_sort A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.
author SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.
author_facet SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
SANTOS, Elzanir dos.
FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Aprendizagem
Educação Infantil
Metodologia de Ensino - Atividade Lúdica
Playfulness
Learning
Child education
Teaching Methodology - Play Activity
Educação.
topic Ludicidade
Aprendizagem
Educação Infantil
Metodologia de Ensino - Atividade Lúdica
Playfulness
Learning
Child education
Teaching Methodology - Play Activity
Educação.
description O presente trabalho aborda a utilização de atividades lúdicas como uma ferramenta metodológica importante para a aprendizagem escolar. A atividade lúdica é uma ferramenta importante para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento significativo. Deste modo, a pergunta que se coloca para este trabalho é: De que forma professores compreendem a utilização do lúdico em sala de aula? Para responder a essa questão elaboramos os objetivos que estão assim descritos: Analisar a utilização de atividades lúdicas como recurso pedagógico na Educação Infantil; Identificar a importância que professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica; Refletir a utilização de Jogos e brincadeiras como ferramenta do processo ensino-aprendizagem e Discutir o que professores compreendem sobre o lúdico na educação infantil. O presente estudo foi conduzido através da pesquisa exploratória e fundamentado em autores que abordam a ludicidade como: Almeida (1998); Angotti (2010); Ferreira (2008); Kishimoto (2011), dentre outros. A partir das entrevistas realizadas foi possível perceber que o lúdico é utilizado diariamente e, algumas vezes, é entendido como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, comprovando assim, que com a ludicidade se consegue um melhor desempenho na aprendizagem dos alunos. Entretanto, é importante dizer que é fundamental a recreação na vida da criança, tanto para o seu desenvolvimento motor, afetivo e social, quanto para a própria relação professor e alunos. Por fim, entendemos que os jogos e as brincadeiras se tornam facilitadores para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma natural e prazerosa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2019-08-29T10:40:55Z
2019-08-29
2019-08-29T10:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323
SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de. A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323
identifier_str_mv SOUSA, Thaisa Maria Ferreira de. A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389622202368