Mensuração do grau de inovação em empresas de pequeno porte do setor de vestuário em Caxias, Maranhão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31826 |
Resumo: | No atual ambiente competitivo, em que se observam turbulências de ordem econômica e competição acirrada entre as empresas, a inovação se torna uma questão de sobrevivência e também um diferencial competitivo, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que sustentam a economia brasileira. Foi definido para este artigo o seguinte problema de pesquisa: qual é o grau de inovação das empresas de pequeno porte do segmento de vestuário no município de Caxias-MA? Para a resolução do problema, tem-se como objetivo mensurar o grau de inovação do comércio varejista de vestuário do município de Caxias, Maranhão. Esta mensuração em âmbito setorial ocorrerá através da ferramenta Radar da Inovação, desenvolvida pelo professor Mohanbir Sawhney (BACHMANN E DESTEFANI, 2008). A pesquisa que fundamenta este artigo possui uma abordagem qualiquantitativa, sendo classificada quanto aos fins como descritiva. Utilizou-se como técnicas de pesquisa a adoção do questionário estruturado com questões fechadas, o Radar da Inovação. Com base no percentual médio das dimensões das 8 empresas pesquisadas, elaborou-se um gráfico representativo do grau de maturidade em inovação do segmento de vestuário da cidade de Caxias. Observou-se um baixo nível de maturidade em inovação no comercio varejista de vestuário (1,94 em uma escala de 1 a 5) e que essas empresas, na sua maioria, carecem de ações voltadas para estruturar os seus modelos gerenciais, para assim buscar a inovação como diferencial competitivo. Constatou-se que inovação trará alto poder competitivo para as empresas já que oportunizará a estas, melhorias significativas em seus serviços, processos organizacionais e estratégias de marketing. |
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Mensuração do grau de inovação em empresas de pequeno porte do setor de vestuário em Caxias, Maranhão.Measuring the degree of innovation in small companies in the clothing sector in Caxias, Maranhão.InovaçãoEmpresas de pequeno porteRadar da inovação - SawhneyCaxias - MA - setor de vestuárioInnovationSmall businessesInnovation Radar - SawhneyCaxias - MA - clothing sectorEngenharia de Produção.No atual ambiente competitivo, em que se observam turbulências de ordem econômica e competição acirrada entre as empresas, a inovação se torna uma questão de sobrevivência e também um diferencial competitivo, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que sustentam a economia brasileira. Foi definido para este artigo o seguinte problema de pesquisa: qual é o grau de inovação das empresas de pequeno porte do segmento de vestuário no município de Caxias-MA? Para a resolução do problema, tem-se como objetivo mensurar o grau de inovação do comércio varejista de vestuário do município de Caxias, Maranhão. Esta mensuração em âmbito setorial ocorrerá através da ferramenta Radar da Inovação, desenvolvida pelo professor Mohanbir Sawhney (BACHMANN E DESTEFANI, 2008). A pesquisa que fundamenta este artigo possui uma abordagem qualiquantitativa, sendo classificada quanto aos fins como descritiva. Utilizou-se como técnicas de pesquisa a adoção do questionário estruturado com questões fechadas, o Radar da Inovação. Com base no percentual médio das dimensões das 8 empresas pesquisadas, elaborou-se um gráfico representativo do grau de maturidade em inovação do segmento de vestuário da cidade de Caxias. Observou-se um baixo nível de maturidade em inovação no comercio varejista de vestuário (1,94 em uma escala de 1 a 5) e que essas empresas, na sua maioria, carecem de ações voltadas para estruturar os seus modelos gerenciais, para assim buscar a inovação como diferencial competitivo. Constatou-se que inovação trará alto poder competitivo para as empresas já que oportunizará a estas, melhorias significativas em seus serviços, processos organizacionais e estratégias de marketing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-10-06T15:24:30Z2023-10-062023-10-06T15:24:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31826RODRIGUES, Stênio Lima. Mensuração do grau de inovação em empresas de pequeno porte do setor de vestuário em Caxias, Maranhão. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31826porRODRIGUES, Stênio Lima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:42:15Zoai:localhost:riufcg/31826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:42:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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