Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
Resumo: Santificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história.
id UFCG_39b6b4af83a889468c2f4b0309f95869
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4392
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).Peronists and anti-Peronists between the lines of the cinema: the representations of Eva Perón in the films Eva de la Argentina (2011) and Evita (1996).História CulturalHistória e MemóriaPolítica Argentina - Eva PerónCinemaRepresentaçãoCultural HistoryHistory and MemoryPolitics Argentina - Eva PerónFilmRepresentationHistóriaSantificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história.Santificada por muchos y odiada por tantos otros, Eva Perón despertó y despierta, sentimientos los más variados entre los argentinos. Mientras los peronistas buscaron construir una imagen rodeada de símbolos positivos en torno a Evita y, en la posteridad, sus simpatizantes se preocuparon en perpetuar esos símbolos, la oposición, comúnmente llamada antiperonismo, no midió esfuerzos para edificar una imagen negativada de Eva Perón. El gobierno peronista, por medio de la propaganda política, se utilizó de innumerables estrategias para construir memorias y representaciones que la enaltecian, convirtiéndola en un mito que, incluso sesenta y siete años después de su muerte, permanece en el imaginario argentino, siendo tema para obras que van desde biografías a producciones cinematográficas. Nuestro objetivo es analizar la forma en que fueron construidas memorias y representaciones alrededor de Eva Perón a partir de las películas Evita (1996) y Eva de La Argentina (2011). Para basar teóricamente la investigación, utilizamos autores como Pierre Nora y Michel Pollak para entender mejor el concepto de memoria y Roger Chartier para la comprensión del concepto de representación. Además, lanzamos mano de las contribuciones de Marc Ferro, Marco Napolitano y Robert Rosenstone en lo que se refiere a la relación cine / historia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.NASCIMENTO, C. G.http://lattes.cnpq.br/6642058880376458LIMA, Marinalva Vilar de.SILVA, Hilmaria Xavier.AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.2019-03-272019-06-17T19:35:38Z2019-06-172019-06-17T19:35:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392AMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-27T22:21:29Zoai:localhost:riufcg/4392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-27T22:21:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
Peronists and anti-Peronists between the lines of the cinema: the representations of Eva Perón in the films Eva de la Argentina (2011) and Evita (1996).
title Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
spellingShingle Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
História Cultural
História e Memória
Política Argentina - Eva Perón
Cinema
Representação
Cultural History
History and Memory
Politics Argentina - Eva Perón
Film
Representation
História
title_short Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
title_full Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
title_fullStr Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
title_full_unstemmed Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
title_sort Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
author AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
author_facet AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
NASCIMENTO, C. G.
http://lattes.cnpq.br/6642058880376458
LIMA, Marinalva Vilar de.
SILVA, Hilmaria Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
História e Memória
Política Argentina - Eva Perón
Cinema
Representação
Cultural History
History and Memory
Politics Argentina - Eva Perón
Film
Representation
História
topic História Cultural
História e Memória
Política Argentina - Eva Perón
Cinema
Representação
Cultural History
History and Memory
Politics Argentina - Eva Perón
Film
Representation
História
description Santificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-27
2019-06-17T19:35:38Z
2019-06-17
2019-06-17T19:35:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
AMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
identifier_str_mv AMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377349668864