Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392 |
Resumo: | Santificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história. |
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Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).Peronists and anti-Peronists between the lines of the cinema: the representations of Eva Perón in the films Eva de la Argentina (2011) and Evita (1996).História CulturalHistória e MemóriaPolítica Argentina - Eva PerónCinemaRepresentaçãoCultural HistoryHistory and MemoryPolitics Argentina - Eva PerónFilmRepresentationHistóriaSantificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história.Santificada por muchos y odiada por tantos otros, Eva Perón despertó y despierta, sentimientos los más variados entre los argentinos. Mientras los peronistas buscaron construir una imagen rodeada de símbolos positivos en torno a Evita y, en la posteridad, sus simpatizantes se preocuparon en perpetuar esos símbolos, la oposición, comúnmente llamada antiperonismo, no midió esfuerzos para edificar una imagen negativada de Eva Perón. El gobierno peronista, por medio de la propaganda política, se utilizó de innumerables estrategias para construir memorias y representaciones que la enaltecian, convirtiéndola en un mito que, incluso sesenta y siete años después de su muerte, permanece en el imaginario argentino, siendo tema para obras que van desde biografías a producciones cinematográficas. Nuestro objetivo es analizar la forma en que fueron construidas memorias y representaciones alrededor de Eva Perón a partir de las películas Evita (1996) y Eva de La Argentina (2011). Para basar teóricamente la investigación, utilizamos autores como Pierre Nora y Michel Pollak para entender mejor el concepto de memoria y Roger Chartier para la comprensión del concepto de representación. Además, lanzamos mano de las contribuciones de Marc Ferro, Marco Napolitano y Robert Rosenstone en lo que se refiere a la relación cine / historia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.NASCIMENTO, C. G.http://lattes.cnpq.br/6642058880376458LIMA, Marinalva Vilar de.SILVA, Hilmaria Xavier.AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.2019-03-272019-06-17T19:35:38Z2019-06-172019-06-17T19:35:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392AMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-27T22:21:29Zoai:localhost:riufcg/4392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-27T22:21:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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