O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244 |
Resumo: | Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino- aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação. Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas, servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem. |
id |
UFCG_3a024a8469a7cad8224ee0d61c1a78c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6244 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica.The use of technology as a facilitator of learning: contributions of educational software in pedagogical practice.Prática pedagógica - novas tecnologiasSoftwares educacionaisEnsino - aprendizagemPedagogical practice - new technologiesEducational softwareTeaching - learningEducação.Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino- aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação. Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas, servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem.In today's society, technologies are increasingly gaining prominence in people's daily lives. The present study points out how the use of technologies pedagogical practice in the school can facilitate the students' learning process. The use of these technologies requires knowledge, based on this, it is necessary to use these new resources in an intentional way, since that educational software was created to assist in the different ways of learning and teaching in an educational and meaningful way, seeking an interaction between teacher and student in order to support the didactic- pedagogical activities. The research aims to verify if the teachers of a municipal public school located in the city of Bom Jesus/PB are adopting the new technological resources, in the teaching-learning process, having as main focus the educational communication and/or collaboration software. The subjects studied are teachers working in Childhood Education and Secundary School, who teach classes in the shifts (morning, afternoon and evening), totaling 8 (eight) professionals. For the data collection, the instrument used was a questionnaire containing 11 questions. The results showed that all teachers believe in the capacity of technologies on education. However, there is a lack of commitment on the part of the school, in order to dispose preparatory courses and support, as well as the professionals themselves, in the persistence of a pedagogical practice for the learning of the students. This study may contribute to future research achievements, serving as a theoretical basis, assisting in possible projects, seeking adaptation to new methodological models in the process of teaching and learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652PEREIRA , Hérica Paiva.CEZÁRIO , Danilo de Sousa.PEREIRA, Jociélida Cartaxo.2017-08-252019-08-27T17:39:18Z2019-08-272019-08-27T17:39:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T12:18:12Zoai:localhost:riufcg/6244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T12:18:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. The use of technology as a facilitator of learning: contributions of educational software in pedagogical practice. |
title |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
spellingShingle |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. PEREIRA, Jociélida Cartaxo. Prática pedagógica - novas tecnologias Softwares educacionais Ensino - aprendizagem Pedagogical practice - new technologies Educational software Teaching - learning Educação. |
title_short |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
title_full |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
title_fullStr |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
title_sort |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
author |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. |
author_facet |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Edilson Leite da. SILVA, Edilson Leite da. http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 PEREIRA , Hérica Paiva. CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica - novas tecnologias Softwares educacionais Ensino - aprendizagem Pedagogical practice - new technologies Educational software Teaching - learning Educação. |
topic |
Prática pedagógica - novas tecnologias Softwares educacionais Ensino - aprendizagem Pedagogical practice - new technologies Educational software Teaching - learning Educação. |
description |
Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino- aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação. Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas, servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-25 2019-08-27T17:39:18Z 2019-08-27 2019-08-27T17:39:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244 PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744389032902656 |