Uma adaptação da epopeia Eneida de Virgílio para o 2º ano do ensino médio: uma proposta de sequência básica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27270 |
Resumo: | A literatura clássica ocidental tem como referência fundamental a Grécia, especialmente, nas epopeias homéricas. A partir dessa perspectiva foi desenvolvida a presente pesquisa, que tem como objetivo geral analisar a figura do épico através das epopeias homéricas. Para alcançarmos esses objetivos, elencamos como objetivos específicos estudar as principais características das epopeias homéricas; apresentar, a partir da adaptação da Eneida de Virgílio as referências às epopeias homéricas; propor uma sequência didática para o 2º ano do ensino médio. Desse modo, estudar a literatura é importante, visto que compreender a nossa cultura é fundamental, por exemplo, como o poeta Virgílio utilizou as epopeias homéricas para enaltecer a fundação de Roma. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos que foram essenciais para a elaboração desse trabalho, a saber Kothe (1987) que aborda sobre os heróis clássicos; Staiger (1975) que salienta sobre a poesia épica, que tinha como forma de divulgação os grandes feitos heroicos; Calvino (1993), que demonstra para nós a verdadeira finalidade dos estudos clássicos, da epopeia e da excelência e gramatura de saberes para nossa formação como leitores e cidadãos; Mafra (2010) vai explicitar sobre as duas grandes epopeias da literatura grega, a Ilíada e Odisseia de Homero, que são a cristalização dos cantos com o intuito de agregá-las ainda mais; e por fim, a Eneida de Virgílio nas traduções de Carlos Alberto Nunes (2016) e Tassilo Orpheu Spalding (1999), ambas com características próprias, enquanto a de Nunes (2016) segue os cantos em versos, a de Spalding (1999) em prosa, e pôr fim a adaptação da Eneida de Miécio Táti (1998) também em prosa. Quanto ao tipo de pesquisa é de natureza exploratório-descritivo e/ou explicativa, isso porque será feita uma análise da obra adaptada. E por fim, como resultados desta pesquisa, foi produzida uma Sequência Didática para que futuros professores e/ou universitários possam utilizar como ferramenta de incentivo à leitura das obras clássicas. |
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Uma adaptação da epopeia Eneida de Virgílio para o 2º ano do ensino médio: uma proposta de sequência básica.An adaptation of Virgílio's epic Aeneid for the 2nd year of high school: a proposal for a basic sequence.Análise literáriaLiteratura clássicaEneidaEpopéia homéricaVrgílioSequência didáticaEnéiasLiterary analysisClassical literatureAeneidHomeric epicVirgilFollowing teachingAeneasLetras - Língua Portuguesa.A literatura clássica ocidental tem como referência fundamental a Grécia, especialmente, nas epopeias homéricas. A partir dessa perspectiva foi desenvolvida a presente pesquisa, que tem como objetivo geral analisar a figura do épico através das epopeias homéricas. Para alcançarmos esses objetivos, elencamos como objetivos específicos estudar as principais características das epopeias homéricas; apresentar, a partir da adaptação da Eneida de Virgílio as referências às epopeias homéricas; propor uma sequência didática para o 2º ano do ensino médio. Desse modo, estudar a literatura é importante, visto que compreender a nossa cultura é fundamental, por exemplo, como o poeta Virgílio utilizou as epopeias homéricas para enaltecer a fundação de Roma. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos que foram essenciais para a elaboração desse trabalho, a saber Kothe (1987) que aborda sobre os heróis clássicos; Staiger (1975) que salienta sobre a poesia épica, que tinha como forma de divulgação os grandes feitos heroicos; Calvino (1993), que demonstra para nós a verdadeira finalidade dos estudos clássicos, da epopeia e da excelência e gramatura de saberes para nossa formação como leitores e cidadãos; Mafra (2010) vai explicitar sobre as duas grandes epopeias da literatura grega, a Ilíada e Odisseia de Homero, que são a cristalização dos cantos com o intuito de agregá-las ainda mais; e por fim, a Eneida de Virgílio nas traduções de Carlos Alberto Nunes (2016) e Tassilo Orpheu Spalding (1999), ambas com características próprias, enquanto a de Nunes (2016) segue os cantos em versos, a de Spalding (1999) em prosa, e pôr fim a adaptação da Eneida de Miécio Táti (1998) também em prosa. Quanto ao tipo de pesquisa é de natureza exploratório-descritivo e/ou explicativa, isso porque será feita uma análise da obra adaptada. E por fim, como resultados desta pesquisa, foi produzida uma Sequência Didática para que futuros professores e/ou universitários possam utilizar como ferramenta de incentivo à leitura das obras clássicas.Classical Western literature has Greece as its fundamental reference, especially in the Homeric epics. From this perspective, the present research was developed, whose general objective is to analyze the figure of the epic through the Homeric epics. To achieve these objectives, we list as specific objectives to study the main characteristics of the Homeric epics; to present, from the adaptation of Virgil's Aeneid, references to Homeric epics; propose a didactic sequence for the 2nd year of high school. In this way, studying literature is important, since understanding our culture is fundamental, for example, as the poet Virgil used the Homeric epics to praise the foundation of Rome. The research is anchored in the theoretical contributions that were essential for the elaboration of this work, namely Kothe (1987) that deals with the classic heroes; Staiger (1975) who emphasizes epic poetry, which had great heroic deeds as a form of dissemination; Calvino (1993), which demonstrates to us the true purpose of classical studies, epic and the excellence and grammar of knowledge for our formation as readers and citizens; Mafra (2010) will explain about the two great epics of Greek literature, Homer's Iliad and Odyssey, which are the crystallization of songs in order to add them even more; and finally, Virgílio's Aeneid in the translations of Carlos Alberto Nunes (2016) and Tassilo Orpheu Spalding (1999), both with their own characteristics, while Nunes's (2016) follows the cantos in verses, Spalding's (1999) in prose, and put an end to the adaptation of Miécio Táti's Aeneid (1998) also in prose. As for the type of research, it is exploratory-descriptive and/or explanatory, because an analysis of the adapted work will be carried out. And finally, as a result of this research, a Didactic Sequence was produced so that future teachers and/or university students can use it as a tool to encourage the reading of classic works.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SILVA, A. I.PEREIRA, Hérica PaivaSOUSA, Wanderley Alves de.MORAIS, Christian de Carvalho.2022-08-262022-09-19T14:19:59Z2022-09-192022-09-19T14:19:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27270MORAIS,Christian de Carvalho.Uma adaptação da epopeia Eneida de Virgílio para o 2º ano do ensino médio: uma proposta de sequência básica. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T14:19:59Zoai:localhost:riufcg/27270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T14:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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