A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
Resumo: Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.
id UFCG_3ad2e057ce8373015e8ac08a886a0486
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5176
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study.AgroecologiaCompostagemRecursos naturais-solosLixo orgânicoEducação em solosEducação ambientalReciclagemAgroecologyCompostSoil Natural ResourcesOrganic wasteSoil Educationenvironmental educationRecyclingConsiderando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.Considering the urgency of discussing environmental content to support critical thinking aimed at civic education, focused on Education in Soils, the research aimed to verify the view of teachers and students of the 7th grade of elementary school II on the ground and practice of composting. The activities were developed in a municipal school in the municipality of Sumé, micro Cariri. The methodology considered the application of questionnaires to verify the previous knowledge of the participants on the issues, presenting lectures and video, in addition to holding thematic workshop. The results show that the teachers presented more expressive ecological vision on the ground, focused on the perception of natural resource, do not develop work related to land and claim that there is insufficient soil theme approach in textbooks. Already 45% of the students said that the waste contaminates the soil and water, but did not know the practice of composting (73%), perception changed after the presentation of lectures and conducting the workshop. Thus, it can be concluded that the survey showed that learning can integrate theory with practice, with an improvement in attitudes and habits present and future. Teachers recognized composting as enriching methodology for soil education. From the perspective of Education in Soils, the practice of composting should be encouraged in schools as an important environmental education tool for civic education. Furthermore, special attention should be given to continuing teacher training, focusing on soil teaching activities, so there is a more efficient and expressive approach to school subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Danilson Correia da.SILVA, Cleomária Gonçalves da.CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.2016-10-132019-07-30T15:32:51Z2019-07-302019-07-30T15:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcantehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T16:04:52Zoai:localhost:riufcg/5176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T16:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study.
title A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
spellingShingle A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
Agroecologia
Compostagem
Recursos naturais-solos
Lixo orgânico
Educação em solos
Educação ambiental
Reciclagem
Agroecology
Compost
Soil Natural Resources
Organic waste
Soil Education
environmental education
Recycling
title_short A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
title_full A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
title_fullStr A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
title_full_unstemmed A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
title_sort A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
author CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
author_facet CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022
SILVA, Danilson Correia da.
SILVA, Cleomária Gonçalves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Compostagem
Recursos naturais-solos
Lixo orgânico
Educação em solos
Educação ambiental
Reciclagem
Agroecology
Compost
Soil Natural Resources
Organic waste
Soil Education
environmental education
Recycling
topic Agroecologia
Compostagem
Recursos naturais-solos
Lixo orgânico
Educação em solos
Educação ambiental
Reciclagem
Agroecology
Compost
Soil Natural Resources
Organic waste
Soil Education
environmental education
Recycling
description Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13
2019-07-30T15:32:51Z
2019-07-30
2019-07-30T15:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
url https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
identifier_str_mv CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382378639360