A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 |
Resumo: | Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares. |
id |
UFCG_3ad2e057ce8373015e8ac08a886a0486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5176 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study.AgroecologiaCompostagemRecursos naturais-solosLixo orgânicoEducação em solosEducação ambientalReciclagemAgroecologyCompostSoil Natural ResourcesOrganic wasteSoil Educationenvironmental educationRecyclingConsiderando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares.Considering the urgency of discussing environmental content to support critical thinking aimed at civic education, focused on Education in Soils, the research aimed to verify the view of teachers and students of the 7th grade of elementary school II on the ground and practice of composting. The activities were developed in a municipal school in the municipality of Sumé, micro Cariri. The methodology considered the application of questionnaires to verify the previous knowledge of the participants on the issues, presenting lectures and video, in addition to holding thematic workshop. The results show that the teachers presented more expressive ecological vision on the ground, focused on the perception of natural resource, do not develop work related to land and claim that there is insufficient soil theme approach in textbooks. Already 45% of the students said that the waste contaminates the soil and water, but did not know the practice of composting (73%), perception changed after the presentation of lectures and conducting the workshop. Thus, it can be concluded that the survey showed that learning can integrate theory with practice, with an improvement in attitudes and habits present and future. Teachers recognized composting as enriching methodology for soil education. From the perspective of Education in Soils, the practice of composting should be encouraged in schools as an important environmental education tool for civic education. Furthermore, special attention should be given to continuing teacher training, focusing on soil teaching activities, so there is a more efficient and expressive approach to school subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Danilson Correia da.SILVA, Cleomária Gonçalves da.CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.2016-10-132019-07-30T15:32:51Z2019-07-302019-07-30T15:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcantehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T16:04:52Zoai:localhost:riufcg/5176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T16:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study. |
title |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
spellingShingle |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. Agroecologia Compostagem Recursos naturais-solos Lixo orgânico Educação em solos Educação ambiental Reciclagem Agroecology Compost Soil Natural Resources Organic waste Soil Education environmental education Recycling |
title_short |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
title_full |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
title_fullStr |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
title_sort |
A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. |
author |
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. |
author_facet |
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. VITAL, A. F. M. http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 SILVA, Danilson Correia da. SILVA, Cleomária Gonçalves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agroecologia Compostagem Recursos naturais-solos Lixo orgânico Educação em solos Educação ambiental Reciclagem Agroecology Compost Soil Natural Resources Organic waste Soil Education environmental education Recycling |
topic |
Agroecologia Compostagem Recursos naturais-solos Lixo orgânico Educação em solos Educação ambiental Reciclagem Agroecology Compost Soil Natural Resources Organic waste Soil Education environmental education Recycling |
description |
Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 2019-07-30T15:32:51Z 2019-07-30 2019-07-30T15:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382378639360 |