A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Luciano Reis.
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
Resumo: 0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz.
id UFCG_3bb4ed5a964370f4e4222f6e8333179e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7481
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities.Modelagem do AprendizInteligência ArtificialArquitetura MATHEMAAmbientes de Aprendizagem por ComputadorSistema Tutor - Agentes MATHEMASistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMAApprentice ModelingArtificial IntelligenceMATHEMA ArchitectureComputer Learning EnvironmentsTutor System - MATHEMA AgentsApprentice Modeling System - MATHEMA Agents0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz.The aim of this dissertation is to specify the learner modeling process for tutor agents of the MATHEMA architect ure. MATHEMA architecture is a framework for the development of computer learning environments based on problem solving activities. The specification is done following two lines of action. First, the establishment of general directions for learner modeling in MATHEMA agents. Such directions summarize what informations about the learners can be modeled: how to represent, acquire and maintain these informations in learner model: and mainly, what decisions can be made by MATHEMA agents having a student model. Second, the definition of a particular Learner Modeling System to be used in MATHEMA agents. This Learner Modeling- System is specified by means of VDM-SL formal specification language. Its main features are: (1) the learner model representation done by an overlay of MATHEMA agents Tutor System Curriculum: (2) the acquisition of informations done by a model tracing process based on problem resolution; (3) the student model maintenance done by a maintenance process on fuzzy overlay models. Finally, it is shown how the Learner Model System represented, acquired and maintained informations can effectively be used by MATHEMA agents Tutor System during selection of problems to be passed to learners.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCOSTA, Evandro de Barros.COSTA, E. B.http://lattes.cnpq.br/5760364940162939PERKUSICH, Angelo.BITTENCOURT, Guilherme.COUTINHO, Luciano Reis.1999-052019-09-30T12:09:24Z2019-09-302019-09-30T12:09:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-18T11:42:40Zoai:localhost:riufcg/7481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-18T11:42:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities.
title A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
spellingShingle A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
COUTINHO, Luciano Reis.
Modelagem do Aprendiz
Inteligência Artificial
Arquitetura MATHEMA
Ambientes de Aprendizagem por Computador
Sistema Tutor - Agentes MATHEMA
Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA
Apprentice Modeling
Artificial Intelligence
MATHEMA Architecture
Computer Learning Environments
Tutor System - MATHEMA Agents
Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
title_short A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
title_full A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
title_fullStr A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
title_full_unstemmed A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
title_sort A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
author COUTINHO, Luciano Reis.
author_facet COUTINHO, Luciano Reis.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Evandro de Barros.
COSTA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/5760364940162939
PERKUSICH, Angelo.
BITTENCOURT, Guilherme.
dc.contributor.author.fl_str_mv COUTINHO, Luciano Reis.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem do Aprendiz
Inteligência Artificial
Arquitetura MATHEMA
Ambientes de Aprendizagem por Computador
Sistema Tutor - Agentes MATHEMA
Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA
Apprentice Modeling
Artificial Intelligence
MATHEMA Architecture
Computer Learning Environments
Tutor System - MATHEMA Agents
Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
topic Modelagem do Aprendiz
Inteligência Artificial
Arquitetura MATHEMA
Ambientes de Aprendizagem por Computador
Sistema Tutor - Agentes MATHEMA
Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA
Apprentice Modeling
Artificial Intelligence
MATHEMA Architecture
Computer Learning Environments
Tutor System - MATHEMA Agents
Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
description 0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-05
2019-09-30T12:09:24Z
2019-09-30
2019-09-30T12:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
identifier_str_mv COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744397854572544