A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 |
Resumo: | 0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz. |
id |
UFCG_3bb4ed5a964370f4e4222f6e8333179e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7481 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities.Modelagem do AprendizInteligência ArtificialArquitetura MATHEMAAmbientes de Aprendizagem por ComputadorSistema Tutor - Agentes MATHEMASistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMAApprentice ModelingArtificial IntelligenceMATHEMA ArchitectureComputer Learning EnvironmentsTutor System - MATHEMA AgentsApprentice Modeling System - MATHEMA Agents0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz.The aim of this dissertation is to specify the learner modeling process for tutor agents of the MATHEMA architect ure. MATHEMA architecture is a framework for the development of computer learning environments based on problem solving activities. The specification is done following two lines of action. First, the establishment of general directions for learner modeling in MATHEMA agents. Such directions summarize what informations about the learners can be modeled: how to represent, acquire and maintain these informations in learner model: and mainly, what decisions can be made by MATHEMA agents having a student model. Second, the definition of a particular Learner Modeling System to be used in MATHEMA agents. This Learner Modeling- System is specified by means of VDM-SL formal specification language. Its main features are: (1) the learner model representation done by an overlay of MATHEMA agents Tutor System Curriculum: (2) the acquisition of informations done by a model tracing process based on problem resolution; (3) the student model maintenance done by a maintenance process on fuzzy overlay models. Finally, it is shown how the Learner Model System represented, acquired and maintained informations can effectively be used by MATHEMA agents Tutor System during selection of problems to be passed to learners.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCOSTA, Evandro de Barros.COSTA, E. B.http://lattes.cnpq.br/5760364940162939PERKUSICH, Angelo.BITTENCOURT, Guilherme.COUTINHO, Luciano Reis.1999-052019-09-30T12:09:24Z2019-09-302019-09-30T12:09:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-18T11:42:40Zoai:localhost:riufcg/7481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-18T11:42:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities. |
title |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
spellingShingle |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. COUTINHO, Luciano Reis. Modelagem do Aprendiz Inteligência Artificial Arquitetura MATHEMA Ambientes de Aprendizagem por Computador Sistema Tutor - Agentes MATHEMA Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA Apprentice Modeling Artificial Intelligence MATHEMA Architecture Computer Learning Environments Tutor System - MATHEMA Agents Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents |
title_short |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
title_full |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
title_fullStr |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
title_full_unstemmed |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
title_sort |
A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. |
author |
COUTINHO, Luciano Reis. |
author_facet |
COUTINHO, Luciano Reis. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
COSTA, Evandro de Barros. COSTA, E. B. http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 PERKUSICH, Angelo. BITTENCOURT, Guilherme. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COUTINHO, Luciano Reis. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem do Aprendiz Inteligência Artificial Arquitetura MATHEMA Ambientes de Aprendizagem por Computador Sistema Tutor - Agentes MATHEMA Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA Apprentice Modeling Artificial Intelligence MATHEMA Architecture Computer Learning Environments Tutor System - MATHEMA Agents Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents |
topic |
Modelagem do Aprendiz Inteligência Artificial Arquitetura MATHEMA Ambientes de Aprendizagem por Computador Sistema Tutor - Agentes MATHEMA Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA Apprentice Modeling Artificial Intelligence MATHEMA Architecture Computer Learning Environments Tutor System - MATHEMA Agents Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents |
description |
0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-05 2019-09-30T12:09:24Z 2019-09-30 2019-09-30T12:09:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744397854572544 |