Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
Resumo: A presente pesquisa está relacionada à concepção e construção de sistemas educacionais mediados por computador dotados de adaptatividade e baseados na Web semântica, integrando técnicas e tecnologias provenientes da Inteligência Artifical e Web Semântica. Nesse sentido, esta tese apresenta uma solução para viabilizar a construção efetiva dos sistemas em pauta, consistindo especificamente na integração de ontologias, agentes e serviços semânticos. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) propor um modelo conceitual para construção de tais ambientes educacionais; 2) propor e implementar um modelo computacional baseado em ontologias, agentes e serviços semânticos e 3) propor e implementar um modelo de infraestrutura para interoperabilidade entre aplicações educacionais. Para avaliação da proposta foram definidos três estudos de casos, abrangendo os domínios de Matemática e Medicina. Os resultados alcançados mostraram-se adequados, tendo como contribuição a concepção e desenvolvimento de tais modelos, as quais correspondem: i) à proposição dos modelos para ambientes educacionais adaptativos e semânticos; ii) à garantia do desenvolvimento e manutenção de ambientes educacionais adaptativos e semânticos de forma mais fácil; iii) à possibilidade de produção em larga escala de tais ambientes e para as diversas áreas do conhecimento e iv) à possibilidade de permitir que instituições de ensino possam cooperar na produção de materiais educacionais e no acesso aos estudantes que necessitem deste tipo de tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países.
id UFCG_40275f822b7e2b044e2800f3fbb4517f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4598
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.A computational model for the construction of adaptive and semantic educational systems.Inteligência Artificial – Sistemas MultiagentesWeb SemânticaEducação à DistânciaAmbientes Educacionais – Web SemânticaArtificial Intelligence - Multiagent SystemsSemantic WebDistance EducationEducational Environments - Semantic WebCiência da ComputaçãoA presente pesquisa está relacionada à concepção e construção de sistemas educacionais mediados por computador dotados de adaptatividade e baseados na Web semântica, integrando técnicas e tecnologias provenientes da Inteligência Artifical e Web Semântica. Nesse sentido, esta tese apresenta uma solução para viabilizar a construção efetiva dos sistemas em pauta, consistindo especificamente na integração de ontologias, agentes e serviços semânticos. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) propor um modelo conceitual para construção de tais ambientes educacionais; 2) propor e implementar um modelo computacional baseado em ontologias, agentes e serviços semânticos e 3) propor e implementar um modelo de infraestrutura para interoperabilidade entre aplicações educacionais. Para avaliação da proposta foram definidos três estudos de casos, abrangendo os domínios de Matemática e Medicina. Os resultados alcançados mostraram-se adequados, tendo como contribuição a concepção e desenvolvimento de tais modelos, as quais correspondem: i) à proposição dos modelos para ambientes educacionais adaptativos e semânticos; ii) à garantia do desenvolvimento e manutenção de ambientes educacionais adaptativos e semânticos de forma mais fácil; iii) à possibilidade de produção em larga escala de tais ambientes e para as diversas áreas do conhecimento e iv) à possibilidade de permitir que instituições de ensino possam cooperar na produção de materiais educacionais e no acesso aos estudantes que necessitem deste tipo de tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países.This research examines the design and effective development of adaptive and semantic Web-based educational systems, integrating artificial intelligence techniques and semantic Web-based technologies. In this sense, this research presents a solution in order to ensure the effective construction of such educational systems, which means the integration of ontologias, agents and semantic Web services. As a consequence, the following goals are 1) to propose a conceptual model to build such educational environments; 2) to propose and to implement a computational model based on ontologies, agents, and semantic Web services; 3) to propose and to implement an interoperability model between edudational applications. Moreover, results obtained from three case studies (within Math and Medicine domains) are provided to evaluate the feasability of the thesis. The outcomes achieved were the conception and development of such models and the contributions are summarized as follows: i) the proposition of models to adaptive and semantic Web-based educational environments; ii) to ensure the development and maintenance of such educational sysems in an easy way; iii) to provide an structure to large-scale production of such environments and to different domains and iv) to provide the capability for universities to cooperate in the production of learning resources and access to students who needs this kind of technology as in Brazil as in abroad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCOSTA, Evandro de Barros.COSTA, E. B.http://lattes.cnpq.br/5760364940162939BAPTISTA, Cláudio de SouzaBAPTISTA, C. S.http://lattes.cnpq.br/0104124422364023GUTIERREZ, Maria Del Rosario Girardi.GIRARDI, Rosariohttp://lattes.cnpq.br/5317074159250496PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva.PINTO, S. C. C. S.http://lattes.cnpq.br/6515044727348778PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.2009-08-142019-07-01T18:53:48Z2019-07-012019-07-01T18:53:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598porInstituto de Computação da UFALinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-20T12:25:01Zoai:localhost:riufcg/4598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-20T12:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
A computational model for the construction of adaptive and semantic educational systems.
title Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
spellingShingle Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
Inteligência Artificial – Sistemas Multiagentes
Web Semântica
Educação à Distância
Ambientes Educacionais – Web Semântica
Artificial Intelligence - Multiagent Systems
Semantic Web
Distance Education
Educational Environments - Semantic Web
Ciência da Computação
title_short Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
title_full Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
title_fullStr Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
title_full_unstemmed Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
title_sort Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.
author PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
author_facet PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Evandro de Barros.
COSTA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/5760364940162939
BAPTISTA, Cláudio de Souza
BAPTISTA, C. S.
http://lattes.cnpq.br/0104124422364023
GUTIERREZ, Maria Del Rosario Girardi.
GIRARDI, Rosario
http://lattes.cnpq.br/5317074159250496
PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva.
PINTO, S. C. C. S.
http://lattes.cnpq.br/6515044727348778
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial – Sistemas Multiagentes
Web Semântica
Educação à Distância
Ambientes Educacionais – Web Semântica
Artificial Intelligence - Multiagent Systems
Semantic Web
Distance Education
Educational Environments - Semantic Web
Ciência da Computação
topic Inteligência Artificial – Sistemas Multiagentes
Web Semântica
Educação à Distância
Ambientes Educacionais – Web Semântica
Artificial Intelligence - Multiagent Systems
Semantic Web
Distance Education
Educational Environments - Semantic Web
Ciência da Computação
description A presente pesquisa está relacionada à concepção e construção de sistemas educacionais mediados por computador dotados de adaptatividade e baseados na Web semântica, integrando técnicas e tecnologias provenientes da Inteligência Artifical e Web Semântica. Nesse sentido, esta tese apresenta uma solução para viabilizar a construção efetiva dos sistemas em pauta, consistindo especificamente na integração de ontologias, agentes e serviços semânticos. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) propor um modelo conceitual para construção de tais ambientes educacionais; 2) propor e implementar um modelo computacional baseado em ontologias, agentes e serviços semânticos e 3) propor e implementar um modelo de infraestrutura para interoperabilidade entre aplicações educacionais. Para avaliação da proposta foram definidos três estudos de casos, abrangendo os domínios de Matemática e Medicina. Os resultados alcançados mostraram-se adequados, tendo como contribuição a concepção e desenvolvimento de tais modelos, as quais correspondem: i) à proposição dos modelos para ambientes educacionais adaptativos e semânticos; ii) à garantia do desenvolvimento e manutenção de ambientes educacionais adaptativos e semânticos de forma mais fácil; iii) à possibilidade de produção em larga escala de tais ambientes e para as diversas áreas do conhecimento e iv) à possibilidade de permitir que instituições de ensino possam cooperar na produção de materiais educacionais e no acesso aos estudantes que necessitem deste tipo de tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-14
2019-07-01T18:53:48Z
2019-07-01
2019-07-01T18:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
identifier_str_mv PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Instituto de Computação da UFAL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378796703744