As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Francisca Sá Alexandre.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
Resumo: Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.
id UFCG_486b8261e4700471013118cc29803bc1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9245
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.Landscape representations in elementary school: a case study.PaisagemEnsino de geografiaPaisagem de geografiaGeografia - ensino fundamentalEnsino fundamental - percepção de paisagensLandscapeGeography TeachingGeography LandscapeGeography - Elementary SchoolElementary school - Landscape PerceptionEste presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.This study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations, resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.BRANDÃO, M. H. M.http://lattes.cnpq.br/3507648411661961SOUSA, Marcos Assis Pereira de.GOMES, Henaldo Moraes.ALVES, Francisca Sá Alexandre.20182019-11-18T14:51:42Z2019-11-182019-11-18T14:51:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:40:26Zoai:localhost:riufcg/9245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:40:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
Landscape representations in elementary school: a case study.
title As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
spellingShingle As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
ALVES, Francisca Sá Alexandre.
Paisagem
Ensino de geografia
Paisagem de geografia
Geografia - ensino fundamental
Ensino fundamental - percepção de paisagens
Landscape
Geography Teaching
Geography Landscape
Geography - Elementary School
Elementary school - Landscape Perception
title_short As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
title_full As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
title_fullStr As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
title_full_unstemmed As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
title_sort As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
author ALVES, Francisca Sá Alexandre.
author_facet ALVES, Francisca Sá Alexandre.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
BRANDÃO, M. H. M.
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961
SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Francisca Sá Alexandre.
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Ensino de geografia
Paisagem de geografia
Geografia - ensino fundamental
Ensino fundamental - percepção de paisagens
Landscape
Geography Teaching
Geography Landscape
Geography - Elementary School
Elementary school - Landscape Perception
topic Paisagem
Ensino de geografia
Paisagem de geografia
Geografia - ensino fundamental
Ensino fundamental - percepção de paisagens
Landscape
Geography Teaching
Geography Landscape
Geography - Elementary School
Elementary school - Landscape Perception
description Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-18T14:51:42Z
2019-11-18
2019-11-18T14:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
identifier_str_mv ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413352525824