Aprendizado profundo aplicado à classificação de peças de xadrez.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Gabriel Schubert Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29312
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma solução fundamentada em redes neurais de aprendizado profundo para a classificação de peças de xadrez. O objetivo é avaliar a aplicabilidade destes algoritmos em contextos como na robótica, por exemplo. Pensando nisso, foram treinados diferentes modelos de redes neurais, com arquitetura e hiperparâmetros diferentes. Posteriormente, calculou-se as métricas acurácia, precisão, revocação e f1-score para cada modelo treinado e comparou-se estas métricas para se definir o modelo com melhor desempenho. O objetivo de cada modelo foi classificar corretamente a imagem de entrada em uma de treze classes, sendo estas classes 12 peças de xadrez e uma classe que representa o espaço do tabuleiro vazio. Desta forma, chegou-se a um modelo com 99.15% de acurácia no reconhecimento de peças de xadrez, este modelo foi fundamentado na arquitetura MobileNet e teve como melhores parâmetros encontrados: learning rate de 0.00019, 256 neurônios na camada densa e 43 das primeiras camadas congeladas. Além disso, utilizou-se os pesos pré-treinados da ImageNet neste modelo. Estes resultados mostram a eficácia das redes neurais profundas na classificação de imagens de peças de xadrez
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