Teatro e luta de classes: uma análise da peça “Eles não usam black-tie” (1950-1968).
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça “Eles Não Usam Black-tie” (1958) ancorado em intelectuais da tradição marxista. Assim, procurará contribuir academicamente para o estudo da relação entre teatro e luta de classe no Brasil, abrangendo um recorte que se estende de 1950 à 1968, quando é instaurado o Ato institucional 5. Dessa forma, será identificado as condições materiais/históricas das décadas de 1950 e 1960; o cenário artístico desse recorte, mas dando ênfase ao teatro por ser onde se localiza o objeto de pesquisa; e por fim será proposta uma interpretação da peça. As fontes incluem a própria peça, entrevistas dos artistas e intelectuais, e o documento de censura da peça, de 1968. Para conduzir a interpretação será utilizado o conceito de “Teatro Épico” de Iná Camargo; o conceito de “Intelectual Orgânico” de Antônio Gramsci; o conceito de “Cultura” de Raymond Williams: e o conceito de “Cultura” de Marcelo Ridenti. |
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Teatro e luta de classes: uma análise da peça “Eles não usam black-tie” (1950-1968).Theater and class struggle: an analysis of the play “They don't wear black-tie” (1950-1968).História e LiteraturaGianfrancesco Guarnieri - teatroPeça teatral - Eles não usam black-tieTeatro brasileiroLiteratura brasileira - teatroEles não usam black-tie - teatro brasileiroObra teatral Eles não usam black-tieTeatro e luta de classesLuta de classesDramaturgo naturalizado brasileiro - Gianfrancesco GuarnieriTeatro épico - Iná CamargoIntelectual orgânico - Antônio GramsciCultura - Raymond WilliamsLigas camponesasGreves gerais e lutas de classe - BrasilCultura popular revolucionáriaAto Institucional 5CensuraDitadura militar - BrasilAnos rebeldesCooptação de artistas e intelectuais - BrasilHistory and LiteratureGianfrancesco Guarnieri - theaterTheater play - They don't wear black tieBrazilian theaterBrazilian Literature - TheaterThey don't wear black-tie - Brazilian theaterTheater work They don't wear black tieTheater and class struggleClass struggleNaturalized Brazilian playwright - Gianfrancesco GuarnieriEpic Theater - Iná CamargoOrganic intellectual - Antonio GramsciCulture - Raymond WilliamsPeasant leaguesGeneral strikes and class struggles - BrazilRevolutionary popular cultureInstitutional Act 5CensorshipMilitary dictatorship - BrazilRebellious yearsCo-option of artists and intellectuals - BrazilHistóriaO presente trabalho tem como objetivo analisar a peça “Eles Não Usam Black-tie” (1958) ancorado em intelectuais da tradição marxista. Assim, procurará contribuir academicamente para o estudo da relação entre teatro e luta de classe no Brasil, abrangendo um recorte que se estende de 1950 à 1968, quando é instaurado o Ato institucional 5. Dessa forma, será identificado as condições materiais/históricas das décadas de 1950 e 1960; o cenário artístico desse recorte, mas dando ênfase ao teatro por ser onde se localiza o objeto de pesquisa; e por fim será proposta uma interpretação da peça. As fontes incluem a própria peça, entrevistas dos artistas e intelectuais, e o documento de censura da peça, de 1968. Para conduzir a interpretação será utilizado o conceito de “Teatro Épico” de Iná Camargo; o conceito de “Intelectual Orgânico” de Antônio Gramsci; o conceito de “Cultura” de Raymond Williams: e o conceito de “Cultura” de Marcelo Ridenti.The present work aims to analyze the play “Eles Não Usam Black-tie” (1958) anchored in intellectuals of the Marxist tradition. Thus, it will seek to contribute academically to the study of the relationship between theater and class struggle in Brazil, covering a period that extends from 1950 to 1968, when Institutional Act 5 is established. The 1950s and 1960s, the artistic scenario of this cut, but emphasizing the theater since it is where the research object is located, and finally na interpretation of the play will be proposed. Sources include the play itself, interviews with artists and intellectuals, and the play’s censorship document from 1968. To conduct the interpretation, Iná Camargo’s concept of Epic Theater will be used; as Antônio Gramsci’s concept of Organic Intellectual; Raymond Williams’ concept of Culture, and Marcelo Ridenti’s concept of Culture.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAIRES, José Luciano de Queiroz.AIRES, J. L. Q.http://lattes.cnpq.br/2038792803917117ARANHA, Gervácio Batista.ARANHA, G. B.AGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.SOUZA, Igor Aciole.2023-02-162023-03-17T12:08:34Z2023-03-172023-03-17T12:08:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142SOUZA, Igor Aciole. Teatro e luta de classes: uma análise da peça “Eles não usam black-tie” (1950-1968). 2023. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-04T18:38:30Zoai:localhost:riufcg/29142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-04T18:38:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça “Eles Não Usam Black-tie” (1958) ancorado em intelectuais da tradição marxista. Assim, procurará contribuir academicamente para o estudo da relação entre teatro e luta de classe no Brasil, abrangendo um recorte que se estende de 1950 à 1968, quando é instaurado o Ato institucional 5. Dessa forma, será identificado as condições materiais/históricas das décadas de 1950 e 1960; o cenário artístico desse recorte, mas dando ênfase ao teatro por ser onde se localiza o objeto de pesquisa; e por fim será proposta uma interpretação da peça. As fontes incluem a própria peça, entrevistas dos artistas e intelectuais, e o documento de censura da peça, de 1968. Para conduzir a interpretação será utilizado o conceito de “Teatro Épico” de Iná Camargo; o conceito de “Intelectual Orgânico” de Antônio Gramsci; o conceito de “Cultura” de Raymond Williams: e o conceito de “Cultura” de Marcelo Ridenti. |
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