Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Deijanete dos.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725
Resumo: Atualmente os alunos com deficiência estão tendo uma grande dificuldade de serem acolhidos nas escolas de ensino regular, pois ainda existem muitos obstáculos na acolhida dessas crianças, não só por parte dos professores, mas também das próprias escolas que muitas vezes não possuem uma rampa, uma das coisas mais simples da acessibilidade. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa averiguar se os professores de Ipaumirim-CE têm formação adequada para desenvolver o ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, verificando se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir neste processo de formação. Para tanto, este estudo chama a atenção dos profissionais da educação para que eles possam procurar especialização e estarem sempre abertos a novos meios de ensino, meios esses que só vem crescendo no decorrer dos anos. Como metodologia, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica acerca do tema desenvolvido. O instrumento utilizado para a mesma foi um questionário contendo nove questões, sendo elas abertas e fechadas. Em que o mesmo foi aplicado com 51 professores das escolas públicas da cidade de Ipaumirim, no Estado do Ceará, em seguida foram feitas as análises dos dados coletados que tiveram caráter qualitativo/quantitativo. Em relação aos resultados, verifica-se, que as escolas do município pesquisado ainda têm muito que melhorar em relação à formação dos professores e ao acolhimento e ao ensino dos alunos com deficiência e que muitos não conhecem as tecnologias que podem auxiliá-los no desenvolvimento desses alunos, sendo que muitos nunca ouviram falar das mesmas.
id UFCG_4fa1985596211a23fd9ccbc5f5cd2935
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6725
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.Information and Communication Technologies in Teacher Education for Inclusive Education.ProfessoresEspecializaçãoDeficiênciaTecnologiasAlunosTeachersSpecializationDeficiencyTechnologiesStudentsEducação.Atualmente os alunos com deficiência estão tendo uma grande dificuldade de serem acolhidos nas escolas de ensino regular, pois ainda existem muitos obstáculos na acolhida dessas crianças, não só por parte dos professores, mas também das próprias escolas que muitas vezes não possuem uma rampa, uma das coisas mais simples da acessibilidade. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa averiguar se os professores de Ipaumirim-CE têm formação adequada para desenvolver o ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, verificando se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir neste processo de formação. Para tanto, este estudo chama a atenção dos profissionais da educação para que eles possam procurar especialização e estarem sempre abertos a novos meios de ensino, meios esses que só vem crescendo no decorrer dos anos. Como metodologia, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica acerca do tema desenvolvido. O instrumento utilizado para a mesma foi um questionário contendo nove questões, sendo elas abertas e fechadas. Em que o mesmo foi aplicado com 51 professores das escolas públicas da cidade de Ipaumirim, no Estado do Ceará, em seguida foram feitas as análises dos dados coletados que tiveram caráter qualitativo/quantitativo. Em relação aos resultados, verifica-se, que as escolas do município pesquisado ainda têm muito que melhorar em relação à formação dos professores e ao acolhimento e ao ensino dos alunos com deficiência e que muitos não conhecem as tecnologias que podem auxiliá-los no desenvolvimento desses alunos, sendo que muitos nunca ouviram falar das mesmas.Now the students with deficiency are having a great difficulty of they be welcomed at the schools of regular teaching, because still many obstacles exist in those children's welcome, not only on the part of the teachers, but also of the own schools that a lot of times don't possess a ramp, one of the simplest things of the accessibility. It is had as general objective of this research to discover the teachers of Ipaumirim-CE they have appropriate formation to develop the students' teaching learning with deficiency, being verified the Technologies of the Information and Communication (TIC) they can contribute in this formation process. For so much, this study fire the professionals' of the education attention so that they can seek specialization and they be always open to new teaching means, means those that it is only growing in elapsing of the years. As methodology, was made a bibliographical research firstly concerning the developed theme. The instrument used for the same was a questionnaire containing nine subjects, being them open and closed. In which it was applied to 51 teachers at the public schools of the city of Ipaumirim, in the State of Ceará, soon afterwards they were made the analyses of the data collected that you/they had character quality/quantitly. In relation to the results, it is verified, that the schools of the municipal district researched have still a lot to get better in relation to the teachers' formation and to the reception and the students' teaching with deficiency and that many don't know the technologies that can aid them in those students' development, and many never heard to speak of the same ones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652ANDRADE, Francisco José de.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.SANTOS, Deijanete dos.2015-11-172019-09-05T12:11:59Z2019-09-052019-09-05T12:11:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725SANTOS, Deijanete dos. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva. 2015. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:09:06Zoai:localhost:riufcg/6725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:09:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
Information and Communication Technologies in Teacher Education for Inclusive Education.
title Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
SANTOS, Deijanete dos.
Professores
Especialização
Deficiência
Tecnologias
Alunos
Teachers
Specialization
Deficiency
Technologies
Students
Educação.
title_short Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
title_full Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
title_fullStr Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
title_full_unstemmed Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
title_sort Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.
author SANTOS, Deijanete dos.
author_facet SANTOS, Deijanete dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
ANDRADE, Francisco José de.
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Deijanete dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Especialização
Deficiência
Tecnologias
Alunos
Teachers
Specialization
Deficiency
Technologies
Students
Educação.
topic Professores
Especialização
Deficiência
Tecnologias
Alunos
Teachers
Specialization
Deficiency
Technologies
Students
Educação.
description Atualmente os alunos com deficiência estão tendo uma grande dificuldade de serem acolhidos nas escolas de ensino regular, pois ainda existem muitos obstáculos na acolhida dessas crianças, não só por parte dos professores, mas também das próprias escolas que muitas vezes não possuem uma rampa, uma das coisas mais simples da acessibilidade. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa averiguar se os professores de Ipaumirim-CE têm formação adequada para desenvolver o ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, verificando se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir neste processo de formação. Para tanto, este estudo chama a atenção dos profissionais da educação para que eles possam procurar especialização e estarem sempre abertos a novos meios de ensino, meios esses que só vem crescendo no decorrer dos anos. Como metodologia, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica acerca do tema desenvolvido. O instrumento utilizado para a mesma foi um questionário contendo nove questões, sendo elas abertas e fechadas. Em que o mesmo foi aplicado com 51 professores das escolas públicas da cidade de Ipaumirim, no Estado do Ceará, em seguida foram feitas as análises dos dados coletados que tiveram caráter qualitativo/quantitativo. Em relação aos resultados, verifica-se, que as escolas do município pesquisado ainda têm muito que melhorar em relação à formação dos professores e ao acolhimento e ao ensino dos alunos com deficiência e que muitos não conhecem as tecnologias que podem auxiliá-los no desenvolvimento desses alunos, sendo que muitos nunca ouviram falar das mesmas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
2019-09-05T12:11:59Z
2019-09-05
2019-09-05T12:11:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725
SANTOS, Deijanete dos. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva. 2015. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725
identifier_str_mv SANTOS, Deijanete dos. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva. 2015. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392437628928