A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Maria Lucine Rocha.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245
Resumo: O presente trabalho versa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor crispim Coelho. Para que o nosso objetivo fosse alcançado, recorremos a pesquisas bibliográficas, bem como a metodologias desenvolvidas para a escola, após a aplicação de um questionário pré-elaborado pelo então coordenador de área Ms. Aldo Oliveira, que nos designou a aplica-los nos alunos das turmas do 8º e 9º ano B do ensino fundamental, turno da tarde e na comunidade ao entorno da escola. A aplicação desses questionários teve duração de dois dias e a partir do diagnóstico feito posteriormente as respostas fomentadas nos questionários, elaborarmos metodologias que viessem a contribuir para um aprendizado satisfatório no ensino de Geografia, tais como o uso da música, de filmes, maquetes e cartazes, que resultaram em ações elencadas para melhoria no aprendizado dos alunos, construindo os saberes e ampliando a participação destes durante a ministração das aulas. Nossa participação ocorreu entre os meses de Março de 2014 a Maio de 2016, período em que fizemos parte do projeto, na referida escola, lograda no município de Cajazeiras, mesorregião do sertão da Paraíba.
id UFCG_5a63cddfd9215f9f01997106d6d74e8a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7245
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.School geography within the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), at the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, Cajazeiras - PB.Formação docentePIBIDEnsino - GeografiaEstágio - docênciaTeacher trainingTeaching - GeographyInternship - teachingGeografia.O presente trabalho versa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor crispim Coelho. Para que o nosso objetivo fosse alcançado, recorremos a pesquisas bibliográficas, bem como a metodologias desenvolvidas para a escola, após a aplicação de um questionário pré-elaborado pelo então coordenador de área Ms. Aldo Oliveira, que nos designou a aplica-los nos alunos das turmas do 8º e 9º ano B do ensino fundamental, turno da tarde e na comunidade ao entorno da escola. A aplicação desses questionários teve duração de dois dias e a partir do diagnóstico feito posteriormente as respostas fomentadas nos questionários, elaborarmos metodologias que viessem a contribuir para um aprendizado satisfatório no ensino de Geografia, tais como o uso da música, de filmes, maquetes e cartazes, que resultaram em ações elencadas para melhoria no aprendizado dos alunos, construindo os saberes e ampliando a participação destes durante a ministração das aulas. Nossa participação ocorreu entre os meses de Março de 2014 a Maio de 2016, período em que fizemos parte do projeto, na referida escola, lograda no município de Cajazeiras, mesorregião do sertão da Paraíba.The present work is about the contributions of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) for the quality of the teaching and learning process in the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Crispim. In order to achieve our goal, we used bibliographical research as well as methodologies developed for the school, after the application of a questionnaire pre-elaborated by the then area coordinator Ms. Aldo Oliveira, who assigned us to apply them in the students Of the classes of 8th and 9th grade B elementary school, afternoon shift and in the community around the school. The application of these questionnaires lasted two days and from the diagnosis made later the responses fomented in the questionnaires, we elaborated methodologies that would contribute to a satisfactory learning in the teaching of Geography, such as the use of music, films, models and posters , Which resulted in actions aimed at improving students' learning, building the knowledge and increasing their participation during the lessons administration. Our participation took place between the months of March 2014 and May 2016, during which time we were part of the project, in the said school, located in the municipality of Cajazeiras, mesoregion of the sertão of Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ANSELMO, Maria Glória Vieira.TAVARES, Maria Lucine Rocha.20172019-09-24T17:56:40Z2019-09-242019-09-24T17:56:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245TAVARES, Maria Lucine Rocha. A geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:33:02Zoai:localhost:riufcg/7245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
School geography within the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), at the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, Cajazeiras - PB.
title A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
spellingShingle A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
TAVARES, Maria Lucine Rocha.
Formação docente
PIBID
Ensino - Geografia
Estágio - docência
Teacher training
Teaching - Geography
Internship - teaching
Geografia.
title_short A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
title_full A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
title_fullStr A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
title_full_unstemmed A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
title_sort A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.
author TAVARES, Maria Lucine Rocha.
author_facet TAVARES, Maria Lucine Rocha.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ANSELMO, Maria Glória Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, Maria Lucine Rocha.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
PIBID
Ensino - Geografia
Estágio - docência
Teacher training
Teaching - Geography
Internship - teaching
Geografia.
topic Formação docente
PIBID
Ensino - Geografia
Estágio - docência
Teacher training
Teaching - Geography
Internship - teaching
Geografia.
description O presente trabalho versa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor crispim Coelho. Para que o nosso objetivo fosse alcançado, recorremos a pesquisas bibliográficas, bem como a metodologias desenvolvidas para a escola, após a aplicação de um questionário pré-elaborado pelo então coordenador de área Ms. Aldo Oliveira, que nos designou a aplica-los nos alunos das turmas do 8º e 9º ano B do ensino fundamental, turno da tarde e na comunidade ao entorno da escola. A aplicação desses questionários teve duração de dois dias e a partir do diagnóstico feito posteriormente as respostas fomentadas nos questionários, elaborarmos metodologias que viessem a contribuir para um aprendizado satisfatório no ensino de Geografia, tais como o uso da música, de filmes, maquetes e cartazes, que resultaram em ações elencadas para melhoria no aprendizado dos alunos, construindo os saberes e ampliando a participação destes durante a ministração das aulas. Nossa participação ocorreu entre os meses de Março de 2014 a Maio de 2016, período em que fizemos parte do projeto, na referida escola, lograda no município de Cajazeiras, mesorregião do sertão da Paraíba.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-24T17:56:40Z
2019-09-24
2019-09-24T17:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245
TAVARES, Maria Lucine Rocha. A geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245
identifier_str_mv TAVARES, Maria Lucine Rocha. A geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396210405376