Por uma história socioambiental: novos olhares e novas abordagens para uma educação ambiental no ensino da História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Gabriela Barbosa de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: COSTA, Raíssa Barbosa da., AGUIAR, José Otávio.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34007
Resumo: As questões ambientais que se mostram tão presentes são suscitadas pelas conseqüências das ações humanas no meio. Ainda que o ambiente em questão seja o urbano, as mudanças, usos e abusos do homem têm o poder de alterar o todo, e isto foi percebido mais vigorosamente a partir da década de 1960, momento no qual o planeta sofre com alguns desastres ambientais, assim como a queda na qualidade de vida, suscitada principalmente com a obra Silent Spring (Primavera Silenciosa) publicada em 1962 e de autoria da jornalista e bióloga Rachel Carson que chamava atenção para o uso excessivo de produtos químicos e sua repercussão diretamente na natureza (RUY, 2004). Tudo isso deu início a uma mobilização geral sentida tanto no âmbito político quanto social. Na década seguinte, tomamos conhecimento de encontros a níveis internacionais que objetivavam discutir as questões ambientais mais detidamente. Percebemos isto com a Conferência de Estocolmo (1972), onde foi apontada pela primeira vez que uma educação ambiental seria uma estratégia eficaz para o uso consciente e equilibrado do meio. Em 1975, com a Carta de Belgrado que preconizou as fundamentações para um programa mundial de educação ambiental, e dois anos mais tarde com a Conferência de Tbilisi que chamou atenção para o uso que o homem fez da natureza anteriormente que levou a um desequilíbrio, apenas para mencionar alguns deles (RUY, 2004). Os movimentos em torno do meio ambiente não estacionaram, pelo contrário, nos anos que se seguiram muito foi debatido a respeito, mas parece-nos que nem tudo que foi discutido foi posto em prática, visto que os problemas ambientais têm se agravado, revelando-nos que ainda há muito que se trabalhar em termos de conscientização. Tendo consciência da importância sem precedentes das questões ambientais, especialmente no contexto de nossa contemporaneidade, e nos atentando para o fato de que enfrentamos sérios problemas com a educação ambiental devido principalmente a não efetivação das políticas públicas educacionais, buscamos refletir em como é possível aliar o ensino da história à educação ambiental, uma vez que a última permite os mais variados diálogos por sua essência interdisciplinar. Com base nisso, procuramos desenvolver o presente artigo em torno de como é possível aliar a educação ambiental ao ensino da história, e, partindo da hipótese de que ao abordar uma história ambiental somada à interdisciplinaridade que uma educação ambiental exige, objetivamos, por meio de uma pesquisa dedutiva, mostrar que é possível e viável a adoção da educação ambiental na história que é ensinada nas escolas, e mais, que a preparação de professores e educadores para o mesmo não é impossível. Destacaremos aqui a proposta do MEC com seus Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito à nossa temática, trazendo apontamentos de como o mesmo vê e sugere ao professor que adote a educação ambiental nas escolas públicas, assim como os resultados de outras pesquisas e conclusões as quais tivemos acesso por meio de artigos e livros.
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