A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Francyharlle da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
Resumo: Esse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social.
id UFCG_611ae1d801e9ac664ddc23daed50e4a7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28396
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.The representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color".Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisRepresentação racial - negrosLiteratura e representação negraCrianças negras - representação em obra literáriaNegros - representações em literatura infanto-juvenilLiteratura infanto-juvenil - representação de negrosQuestões étnico-raciais e literatura infanto-juvenilEtnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenilNarrativas - literatura infanto-juvenilLiteratura infanto-juvenil e relações etnico-raciaisRepresentação negraEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsRacial representation - blacksBlack literature and representationBlack children - representation in literary workBlacks - representations in children's literatureChildren's Literature - representation of blacksEthnic-racial issues and children's literatureBlack ethnicity and society - children's literatureNarratives - children's literatureChildren's Literature and Ethnic-Racial RelationsBlack representationHistória EducaçãoEsse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social.This work aims at a reading of the works the color of tenderness and Happiness has no color as to the ethnic-racial issues represented there. We find that in today's society we are still faced with racist and exclusionary actions in relation to the Negro in our country, and in the school space it is no different. As a form of discourse present in society, literature can help to make clear problems related to life, through figurative and emotional language reflecting on reality. For this work, we carried out a bibliographical review and used the comparative method, allowing a reading of the works, with the support of a theoretical reference oriented to the issues of literature, teaching, black ethnicity and society. The focus is on understanding how in these two narratives questions are put around the black to our society. This is because a whole historically racist construction slips in children and especially in the school environment imposing separation and consequences for the construction as a social individual. Keywords: ChildrenUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGGAMA, Anne Micheline Souza.GAMA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/9918407896929331FERNANDES, Francyharlle da Silva.20182022-12-19T19:19:25Z2022-12-192022-12-19T19:19:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-20T03:24:03Zoai:localhost:riufcg/28396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-20T03:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
The representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color".
title A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
spellingShingle A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
FERNANDES, Francyharlle da Silva.
Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Representação racial - negros
Literatura e representação negra
Crianças negras - representação em obra literária
Negros - representações em literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil - representação de negros
Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil
Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil
Narrativas - literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais
Representação negra
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Racial representation - blacks
Black literature and representation
Black children - representation in literary work
Blacks - representations in children's literature
Children's Literature - representation of blacks
Ethnic-racial issues and children's literature
Black ethnicity and society - children's literature
Narratives - children's literature
Children's Literature and Ethnic-Racial Relations
Black representation
História Educação
title_short A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
title_full A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
title_fullStr A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
title_full_unstemmed A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
title_sort A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
author FERNANDES, Francyharlle da Silva.
author_facet FERNANDES, Francyharlle da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GAMA, Anne Micheline Souza.
GAMA, A. M. S.
http://lattes.cnpq.br/9918407896929331
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Francyharlle da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Representação racial - negros
Literatura e representação negra
Crianças negras - representação em obra literária
Negros - representações em literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil - representação de negros
Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil
Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil
Narrativas - literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais
Representação negra
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Racial representation - blacks
Black literature and representation
Black children - representation in literary work
Blacks - representations in children's literature
Children's Literature - representation of blacks
Ethnic-racial issues and children's literature
Black ethnicity and society - children's literature
Narratives - children's literature
Children's Literature and Ethnic-Racial Relations
Black representation
História Educação
topic Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Representação racial - negros
Literatura e representação negra
Crianças negras - representação em obra literária
Negros - representações em literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil - representação de negros
Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil
Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil
Narrativas - literatura infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais
Representação negra
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Racial representation - blacks
Black literature and representation
Black children - representation in literary work
Blacks - representations in children's literature
Children's Literature - representation of blacks
Ethnic-racial issues and children's literature
Black ethnicity and society - children's literature
Narratives - children's literature
Children's Literature and Ethnic-Racial Relations
Black representation
História Educação
description Esse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-12-19T19:19:25Z
2022-12-19
2022-12-19T19:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
identifier_str_mv FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565025898496