A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social. |
id |
UFCG_611ae1d801e9ac664ddc23daed50e4a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28396 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.The representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color".Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisRepresentação racial - negrosLiteratura e representação negraCrianças negras - representação em obra literáriaNegros - representações em literatura infanto-juvenilLiteratura infanto-juvenil - representação de negrosQuestões étnico-raciais e literatura infanto-juvenilEtnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenilNarrativas - literatura infanto-juvenilLiteratura infanto-juvenil e relações etnico-raciaisRepresentação negraEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsRacial representation - blacksBlack literature and representationBlack children - representation in literary workBlacks - representations in children's literatureChildren's Literature - representation of blacksEthnic-racial issues and children's literatureBlack ethnicity and society - children's literatureNarratives - children's literatureChildren's Literature and Ethnic-Racial RelationsBlack representationHistória EducaçãoEsse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social.This work aims at a reading of the works the color of tenderness and Happiness has no color as to the ethnic-racial issues represented there. We find that in today's society we are still faced with racist and exclusionary actions in relation to the Negro in our country, and in the school space it is no different. As a form of discourse present in society, literature can help to make clear problems related to life, through figurative and emotional language reflecting on reality. For this work, we carried out a bibliographical review and used the comparative method, allowing a reading of the works, with the support of a theoretical reference oriented to the issues of literature, teaching, black ethnicity and society. The focus is on understanding how in these two narratives questions are put around the black to our society. This is because a whole historically racist construction slips in children and especially in the school environment imposing separation and consequences for the construction as a social individual. Keywords: ChildrenUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGGAMA, Anne Micheline Souza.GAMA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/9918407896929331FERNANDES, Francyharlle da Silva.20182022-12-19T19:19:25Z2022-12-192022-12-19T19:19:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-20T03:24:03Zoai:localhost:riufcg/28396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-20T03:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. The representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color". |
title |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
spellingShingle |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. FERNANDES, Francyharlle da Silva. Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Representação racial - negros Literatura e representação negra Crianças negras - representação em obra literária Negros - representações em literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil - representação de negros Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil Narrativas - literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais Representação negra Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Racial representation - blacks Black literature and representation Black children - representation in literary work Blacks - representations in children's literature Children's Literature - representation of blacks Ethnic-racial issues and children's literature Black ethnicity and society - children's literature Narratives - children's literature Children's Literature and Ethnic-Racial Relations Black representation História Educação |
title_short |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
title_full |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
title_fullStr |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
title_full_unstemmed |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
title_sort |
A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. |
author |
FERNANDES, Francyharlle da Silva. |
author_facet |
FERNANDES, Francyharlle da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GAMA, Anne Micheline Souza. GAMA, A. M. S. http://lattes.cnpq.br/9918407896929331 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Francyharlle da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Representação racial - negros Literatura e representação negra Crianças negras - representação em obra literária Negros - representações em literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil - representação de negros Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil Narrativas - literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais Representação negra Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Racial representation - blacks Black literature and representation Black children - representation in literary work Blacks - representations in children's literature Children's Literature - representation of blacks Ethnic-racial issues and children's literature Black ethnicity and society - children's literature Narratives - children's literature Children's Literature and Ethnic-Racial Relations Black representation História Educação |
topic |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Representação racial - negros Literatura e representação negra Crianças negras - representação em obra literária Negros - representações em literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil - representação de negros Questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil Etnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenil Narrativas - literatura infanto-juvenil Literatura infanto-juvenil e relações etnico-raciais Representação negra Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Racial representation - blacks Black literature and representation Black children - representation in literary work Blacks - representations in children's literature Children's Literature - representation of blacks Ethnic-racial issues and children's literature Black ethnicity and society - children's literature Narratives - children's literature Children's Literature and Ethnic-Racial Relations Black representation História Educação |
description |
Esse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-12-19T19:19:25Z 2022-12-19 2022-12-19T19:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744565025898496 |