Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365
Resumo: Esta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo, principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia. O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari – CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem da criança.
id UFCG_61f5588eb21f981aaa0aa4f8d68524fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19365
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.Family monitoring of children's school activities during the Covid-19 pandemic under the representation of teachers.PandemiaFamíliaEscolaEnsino remotoAprendizagem.PandemicFamilySchoolRemote teachingLearningEducação.Esta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo, principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia. O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari – CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem da criança.This research addressed the topic of learning, with a focus on monitoring families in school activities of children during the COVID-19 pandemic under the representation of teachers. In view of the changes caused by the aforementioned illness in the educational scenario, mainly with the implementation of remote classes, for which family monitoring is essential, the need arose to investigate this new reality with the following objective: Knowing how Elementary School teachers perceive the ability of families to contribute to children's school learning during that pandemic. The main theoretical contribution involves: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira and Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira and silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella and Lima (2020), Vieira and Ricci (2020). It is a field study with qualitative research and its locus is the municipality of Umari – CE. The data collection instrument was the questionnaire and the subjects were teachers. The data were analyzed using the Content Analysis technique. The results show that the monitoring of families in children's school activities remotely is essential to support school work and student learning; some children do not receive this monitoring due to the lack of adequate computer equipment and internet access; the most dedicated families are those who value study as a means of progress in life. With remote teaching it was possible to perceive more evidently the importance of the partnership between family and school in the process of teaching and learning of the child.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Maria Ane Cristine Hermínio.CAMPOS, Maria de Lourdes.ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.2020-12-022021-06-14T13:52:38Z2021-06-142021-06-14T13:52:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:03:04Zoai:localhost:riufcg/19365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
Family monitoring of children's school activities during the Covid-19 pandemic under the representation of teachers.
title Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
spellingShingle Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
Pandemia
Família
Escola
Ensino remoto
Aprendizagem.
Pandemic
Family
School
Remote teaching
Learning
Educação.
title_short Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
title_full Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
title_fullStr Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
title_full_unstemmed Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
title_sort Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.
author ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
author_facet ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
CUNHA, Maria Ane Cristine Hermínio.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Família
Escola
Ensino remoto
Aprendizagem.
Pandemic
Family
School
Remote teaching
Learning
Educação.
topic Pandemia
Família
Escola
Ensino remoto
Aprendizagem.
Pandemic
Family
School
Remote teaching
Learning
Educação.
description Esta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo, principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia. O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari – CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem da criança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-06-14T13:52:38Z
2021-06-14
2021-06-14T13:52:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365
ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365
identifier_str_mv ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744495393112064