Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9001
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que umas das contemplações das aulas de língua portuguesa seja a oralidade, através de seus usos e formas. O seminário, por exemplo, um dos poucos gêneros orais formais solicitados nas escolas, é praticado sem que haja um verdadeiro exercício didático em torno das suas particularidades como: entonação, pausa, ritmo, discurso bem elaborado, articulação gestual harmônica, interação com o ouvinte, nem muito menos seu conteúdo, o seu estilo e, a sua estrutura composicional. Com base em tal informação, o objetivo desta pesquisa é analisar e descrever o papel discursivo de tal gênero nas práticas escolares enquanto forma de inscrever o aluno na condição de sujeito social. Trata-se de uma pesquisa aplicada e qualitativa, cujos sujeitos são os professores e os alunos do 2º ano do Ensino Médio que se submeteram à apresentação de seminários. Para fundamentar a investigação tomamos como ancoragem teórica os pressupostos de Bakhtin (2003) Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2005), Porto (2009), Vieira (2007), Orlandi (2013) dentre outros. Através da análise dos dados foi possível constatar que ainda não são efetivamente sistematizadas práticas para o trabalho com gêneros discursivos orais formais, e quando são ainda são feitas desconsiderando a dimensão discursiva da língua. Apesar de a oralidade ocupar um lugar de proeminência no dia a dia, reina nas aulas com maior predominância o eixo da modalidade escrita, com ênfase na análise gramatical, deixando-se de lado muitas vezes o viés da abordagem discursiva e da interação verbal.
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spelling Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva.School practices with the oral gender seminar: a study in the light of the discursive approach.Gêneros oraisSeminárioLíngua portuguesa - ensinoGêneros discursivosOral GenresSeminarPortuguese language - teachingDiscursive GenresLetras - Língua Portuguesa.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que umas das contemplações das aulas de língua portuguesa seja a oralidade, através de seus usos e formas. O seminário, por exemplo, um dos poucos gêneros orais formais solicitados nas escolas, é praticado sem que haja um verdadeiro exercício didático em torno das suas particularidades como: entonação, pausa, ritmo, discurso bem elaborado, articulação gestual harmônica, interação com o ouvinte, nem muito menos seu conteúdo, o seu estilo e, a sua estrutura composicional. Com base em tal informação, o objetivo desta pesquisa é analisar e descrever o papel discursivo de tal gênero nas práticas escolares enquanto forma de inscrever o aluno na condição de sujeito social. Trata-se de uma pesquisa aplicada e qualitativa, cujos sujeitos são os professores e os alunos do 2º ano do Ensino Médio que se submeteram à apresentação de seminários. Para fundamentar a investigação tomamos como ancoragem teórica os pressupostos de Bakhtin (2003) Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2005), Porto (2009), Vieira (2007), Orlandi (2013) dentre outros. Através da análise dos dados foi possível constatar que ainda não são efetivamente sistematizadas práticas para o trabalho com gêneros discursivos orais formais, e quando são ainda são feitas desconsiderando a dimensão discursiva da língua. Apesar de a oralidade ocupar um lugar de proeminência no dia a dia, reina nas aulas com maior predominância o eixo da modalidade escrita, com ênfase na análise gramatical, deixando-se de lado muitas vezes o viés da abordagem discursiva e da interação verbal.The Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters) (PCN) instruct that orality should be one of the contemplations of Portuguese language classes, taking into account its uses and forms. The seminar, for example, one of the few formal oral genres requested in schools, but it is practiced without a real didactic work on its particularities such as: intonation, pause, rhythm, well elaborated speech, harmonious gestural articulation, interaction with the listeners, and even less its content, its style, and its compositional structure. Based on such knowledge, the objective of this research is to analyze and describe the discursive role of the seminar in school practices as a way lead students to be social actors. This is an applied and qualitative research, whose participant actors are the teachers and the second year High School students who have submitted to make seminar presentations. In order to base the research we take as theoretical anchorage the assumptions of Bakhtin (2003), Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade and Aquino (2005), Porto (2009), Vieira among others Through the data analysis it was possible to verify that the practices that work with formal oral discursive genres are not yet effectively systematized, and when they are performed, the discursive dimension of the language is disregarded. Although orality occupies a prominent place in daily life, written modality reigns in the classrooms with greater predominance than it, with emphasis on grammatical analysis, often leaving aside a discursive and verbal interaction approach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PERREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, Iskaime da Silva.DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.20182019-11-08T16:34:50Z2019-11-082019-11-08T16:34:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9001DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes. Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:51:40Zoai:localhost:riufcg/9001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:51:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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