O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ana Karla da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678
Resumo: As relações entre o texto literário e educação são históricas e conflituosas. O uso do texto literário como pretexto para o ensino gramatical ou de valores e normas de comportamento são alguns dos desdobramentos da literatura no ambiente escolar. Diante desse cenário, as pesquisas envolvendo a abordagem da literatura na escola têm afirmado a necessidade de se formar leitores capazes de se apropriarem da dimensão estética da literatura, privilegiando a fruição, e ampliarem suas habilidades de leitura (COSSON, 2014). Entende-se que o ensino da literatura na escola deve contribuir com a formação de um leitor autônomo. Na contramão de abordagens que assumem fins prioritariamente didatizantes, e em busca de alternativas que sistematizem as práticas de leitura e auxiliem a formação de leitores estratégicos, este trabalho tem como objetivo geral analisar uma experiência de leitura com a obra O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg (2007), mediada pelo uso das estratégias de compreensão leitora (GIROTTO e SOUZA, 2010) desenvolvida em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, numa escola particular do agreste pernambucano. A abordagem teve por base as etapas da oficina de leitura proposta por Girotto e Souza (2010) que são: aula introdutória, prática guiada e leitura independente. Em um primeiro momento, montamos uma antologia reunindo todos os contos tradicionais que a obra revisita, para que os alunos realizassem sua leitura; em seguida, selecionamos as estratégias conexão texto-texto e conhecimento de mundo e realizamos a leitura da obra. Primeiro, assumimos o papel de modelo para mediar a leitura por meio das estratégias, depois, possibilitamos que o aluno tivesse mais autonomia diante do texto, fazendoo protagonizar a leitura, e, por fim, solicitamos um produto final para que o leitor pudesse atuar de forma independente, fazendo uso da estratégia aprendida para auxiliar a leitura. Essa última etapa possibilita que o professor verifique em que medida os alunos se apropriaram dos mecanismos ensinados para construir os sentidos do texto. Assim, o produto final da experiência em questão constitui o corpus do nosso trabalho e para analisá-lo, estabelecemos, especificamente, os seguintes objetivos: a) verificar a relevância da conexão texto-texto para a construção das marcas textuais que permanecem do reconto ou das versões tradicionais nas produções dos alunos; e b) investigar a recriação e/ou introdução de elementos novos nas produções dos alunos, comparando dados das versões originais e do reconto. Compreendemos que a formação de um leitor proficiente e faz a partir da construção de um repertório significativo de referências de obras e autores por meio da diversidade de gêneros e da valorização das experiências leitoras. Nesse sentido, além de priorizar a leitura do texto literário na escola, deve-se reconhecer os pares de leitores e estabelecer o lugar da mediação para o leitor/professor e o espaço da autonomia para o leitor/aluno. A estratégia de conexão se mostrou produtiva porque exigiu que o aluno se voltasse para a materialidade linguística dos textos lidos e porque estimulou a ativação de diferentes estratégias para atribuir sentido a atividade de leitura desempenhada.
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