Práticas de responsabilidade social interna: uma análise de sua relação com a reputação organizacional interna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Angélica Carina de Andrade.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377
Resumo: A realização deste trabalho teve como objetivo principal conhecer como se dar a relação entre Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI). Para a concretização do estudo foi utilizada uma base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005) para análise de RSI através de 9 indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada na percepção de 8 atributos relacionados a empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na empresa Antares Comunicação de Campina Grande, onde através de questionários aplicados juntos aos funcionários e entrevista semi-estruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social da empresa, assim como pesquisa documental, identificou-se as ações de RSI desenvolvidas, assim como a percepção dos funcionários sobre as mesmas, identificação do grau de concordância em relação a ROI, e análise da relação entre as mesmas. Os resultados da pesquisa mostram um alto grau de concordância, média 5,5 em relação as ações de RSI desenvolvidas pela empresa, assim como média de 4,9 para os atributos relacionados a ROI. Ainda, foi possível constatar, através da análise de correlação de Pearson, no caso estudado, que existe relação entre RSI e ROI, de maneira que esta é significativa, sendo do tipo linear positiva, quer dizer que quanto maior a percepção sobre as ações de RSI, mais positiva será ROI perante os funcionários. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR) as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva.
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Para tanto, realizou-se uma pesquisa na empresa Antares Comunicação de Campina Grande, onde através de questionários aplicados juntos aos funcionários e entrevista semi-estruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social da empresa, assim como pesquisa documental, identificou-se as ações de RSI desenvolvidas, assim como a percepção dos funcionários sobre as mesmas, identificação do grau de concordância em relação a ROI, e análise da relação entre as mesmas. Os resultados da pesquisa mostram um alto grau de concordância, média 5,5 em relação as ações de RSI desenvolvidas pela empresa, assim como média de 4,9 para os atributos relacionados a ROI. Ainda, foi possível constatar, através da análise de correlação de Pearson, no caso estudado, que existe relação entre RSI e ROI, de maneira que esta é significativa, sendo do tipo linear positiva, quer dizer que quanto maior a percepção sobre as ações de RSI, mais positiva será ROI perante os funcionários. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR) as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva.This work has the main objective of obtaining knowledge of how the relationship between Internal Social Responsibility ( ISR ) and Internal Organizational Reputation ( IOR ) takes place. In order to conclude the study, we used Pena et al. (2005) as a theoretical background, forming a basis to investigate ISR through the analysis of 9 indicators, the same used by the Ethos Institute for Business and Social Responsibility, and Lerner’s (2006) proposal in order to identify the employees’ perception about the degree of agreement with IOR, based on the perception of 8 attributes related to the company. Thus, we made an investigation at a company called Antares Comunicação de Campina Grande, where we applied a semi- structured interview with the manager of the company’s Social Responsibility Programme. We also applied a questionnaire with the employees of the company. Through this documentary research we were able to identify the ISR actions which were developed, as well as the employees’ perception of them, the identification of the agreement degree in relation to the IOR, and the analysis of the relationship between them. The analysis result show a high degree of agreement, with the average of 5.5 in relation to the ISR action developed by the company, as well as the average of 4.9 for the attributes related to the IOR. Still, it was possible to observe, through Pearson’s correlation analysis, in this case, that there is a significant positive linear relation between ISR and IOR. This all means that the greater the perception of the ISR actions, the more positive will the IOR be among the employees. Thus, according to Resource-based View (RBV), the two variables, namely, Internal Social Responsibility and Internal Organizational Reputation, can be considered sources of competitive advantageUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.BARBOTIN, M. A. S. P.http://lattes.cnpq.br/7390128159622863CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370FARIAS, Angélica Carina de Andrade.20092019-08-02T21:34:28Z20092019-08-02T21:34:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5377FARIAS, Angélica Carina de Andrade. 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