Eu sou quilombola! Identidade, história e memória no quilombo Pedra d'Água.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Sandreylza Pereira.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2554
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na comunidade rural de Pedra D’Água, no município do Ingá, Estado da Paraíba. Em 19 de abril de 2005 a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Governo Federal, expediu uma certidão de autorreconhecimento que identificava Pedra D’Água como comunidade remanescente de quilombos. O grupo que, no passado não assumia a condição de uma ascendência escrava, passou a defender e a articular, após a certificação, um discurso ligado a uma identidade quilombola despertando por este motivo, discussões acadêmicas sobre a ressemantização de sua identidade étnica. A cor negra, como marca distintiva do grupo, antes vista pelos moradores como a principal responsável pela discriminação racial sofrida, torna-se um dos símbolos, entre outros, da luta pela reivindicação de um espaço político e pela sua inserção de uma forma mais justa e igual, na esfera social. Para compreendermos de que forma este discurso passa a ser compartilhado pelo grupo e em que especificamente este se baseia, utilizamos a História Oral como método de pesquisa, recorrendo à técnica da entrevista para a aquisição de informações. Priorizamos a oralidade do grupo dando ênfase aos seus pontos de vista para a construção de sua própria história. Teoricamente, analisamos o processo da identidade quilombola em Pedra D’Água a partir do diálogo entre a História e as Ciências Sociais. Propusemos discussões conceituais sobre os termos que norteiam e dão sentido ao nosso estudo, dentre os quais: identidade étnica, quilombo, remanescência quilombola e memória. Verificamos que a construção de uma identidade quilombola em Pedra D’Água atende à contribuição de uma mediação externa. Esta construção identitária também se apoia na revalorização da cor que, entre outros elementos, oportunizou aos seus moradores uma nova ambiência, na qual esses passam a vivenciar a condição de novos sujeitos políticos atuando sobre a sua própria realidade.
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spelling Eu sou quilombola! Identidade, história e memória no quilombo Pedra d'Água.I'm a quilombola! Identity, history and memory in the quilombo stone of water.Identidade Étnica.História.Memória.Remanescência Quilombola.Ethnical Identity.History.Memory.Quilombola Reminiscence.HistóriaEste estudo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na comunidade rural de Pedra D’Água, no município do Ingá, Estado da Paraíba. Em 19 de abril de 2005 a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Governo Federal, expediu uma certidão de autorreconhecimento que identificava Pedra D’Água como comunidade remanescente de quilombos. O grupo que, no passado não assumia a condição de uma ascendência escrava, passou a defender e a articular, após a certificação, um discurso ligado a uma identidade quilombola despertando por este motivo, discussões acadêmicas sobre a ressemantização de sua identidade étnica. A cor negra, como marca distintiva do grupo, antes vista pelos moradores como a principal responsável pela discriminação racial sofrida, torna-se um dos símbolos, entre outros, da luta pela reivindicação de um espaço político e pela sua inserção de uma forma mais justa e igual, na esfera social. Para compreendermos de que forma este discurso passa a ser compartilhado pelo grupo e em que especificamente este se baseia, utilizamos a História Oral como método de pesquisa, recorrendo à técnica da entrevista para a aquisição de informações. Priorizamos a oralidade do grupo dando ênfase aos seus pontos de vista para a construção de sua própria história. Teoricamente, analisamos o processo da identidade quilombola em Pedra D’Água a partir do diálogo entre a História e as Ciências Sociais. Propusemos discussões conceituais sobre os termos que norteiam e dão sentido ao nosso estudo, dentre os quais: identidade étnica, quilombo, remanescência quilombola e memória. Verificamos que a construção de uma identidade quilombola em Pedra D’Água atende à contribuição de uma mediação externa. Esta construção identitária também se apoia na revalorização da cor que, entre outros elementos, oportunizou aos seus moradores uma nova ambiência, na qual esses passam a vivenciar a condição de novos sujeitos políticos atuando sobre a sua própria realidade.This study resulted from a field research conducted in the rural community of Pedra D´Água, in the municipality of Ingá in the State of Paraíba. On April 19, 2005 the Fundação Cultural Palmares, an organ of the Ministério da Cultura do Governo Federal (Ministry of Culture of Federal Government) issued a self-acknowledgement certificate identifying Pedra D´Água as a remaining community of quilombos. The group that, before such a certificate, had long been ignoring their slave condition origin, they started to defend and articulate discourses related to quilombola identity, thus resulting in academic discussions aiming to bring their ethnic identity into the current social-political context. The black color, the group´s distinctive feature previously taken as the main reason for racial discrimination among the community dwellers, has become one of the struggle symbols for their demand for political space and their fair insertion into the social context. To understand the origin of this discourse and how it has been shared by the group, this study used Oral History as a research method by applying the interview technique to obtain data. This study prioritized oral information provided by the group highlighting their viewpoints in order to build their own history. Basically, it analyzed the quilombola identity process in Pedra D´Água based on the dialogue between History and Social Sciences, besides encouraging conceptual discussions on the terms which comprise this study such as ethnical identity, quilombo, quilombola reminiscences, and memory. This research shows that the building of quilombola identity in Pedra D´Água might favor the contribution of an external mediation. Such an identity construction is also based on color revalorization that, among other elements, have created a new environment in which the community dwellers started experiencing the condition of new political subjects capable of acting on their own reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.MELO, Josemir Camilo de.MONTENEGRO, Rosilene Dias.ARAÚJO, Patricia Cristina de Aragão.MEDEIROS, Sandreylza Pereira.2012-032019-01-18T11:25:08Z2019-01-182019-01-18T11:25:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2554MEDEIROS, Sandreylza Pereira. Eu sou quilombola! Identidade, história e memória no quilombo pedra d'água. 154f. 2012. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T17:25:18Zoai:localhost:riufcg/2554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T17:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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