Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289 |
Resumo: | Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou publicamente que o acesso à internet deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com ela, a rede mundial de computadores permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma forma instantânea e barata, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo. A inclusão digital é esse processo de democratização do acesso às tecnologias e apesar de ser uma realidade cada vez mais próxima do povo brasileiro, ainda não conseguiu alcançar a população de baixa renda, sobretudo no que diz respeito à inclusão desses recursos digitais na formação dos estudantes de escola pública. A sociedade moderna apresenta como grande desafio a ponderação entre geração excessiva e a disposição final sustentável de resíduos sólidos. A consciência ambiental atrelada a esse pensamento sustentável apresenta grande crescimento nos setores industriais. Assim, a responsabilidade, ao se produzir equipamentos e materiais que envolvem substâncias perigosas, gera uma necessidade de investimento em processos de reciclagem e reaproveitamento no fim da vida útil dos mesmos. Isso pode ser comprovado pela evidência na relação entre adoção de padrões de produção, consumo ambientalmente corretos e a redução dos impactos à saúde e ao ambiente (JACOBI, 2011). Dentre os resíduos considerados como equipamentos elétricos e eletrônicos obsoletos, os quais são submetidos ao descarte após a sua inutilização, podem ser citados: computadores, laptops, telefones celulares, notebooks, filmadoras, equipamentos de informática de origem tecnológica, brinquedos elétricos, DVDs, lâmpadas fluorescentes, rádios, vídeo games e outros produtos que facilitam a vida moderna e tecnológica (RODRIGUES, 2007). Por conter elementos tóxicos, químicos, metais pesados, os resíduos provenientes de equipamentos eletroeletrônicos, quando descartados incorretamente, podem causar inúmeros impactos ambientais e trazer riscos à saúde humana. Pensando em resolver essa problemática o projeto de extensão Recuperação física de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos gerados na UFCG e seu reaproveitamento em comunidades carentes do entorno, objetiva desenvolver práticas e metodologias de coleta, desmonte, recuperação e remontagem de novos equipamentos, visando a inclusão digital de alunos de escolas carentes e bibliotecas públicas do entorno do município de Campina Grande-PB e evitar desperdícios. É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de engenharia elétrica nesse projeto de extensão se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação de estudantes para que possam adquirir novas competências e exercer o direito de opinião e de expressão. (ONU, 2011). |
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