Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação.
id UFCG_6fc754b6bd826e809e9cfaa4ba5d0253
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12895
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.Trajectories and practices of high school sociology teachers from Cariri Paraibano - Brazil.Ensino de sociologiaMetodologias de ensino de SociologiaEnsino médio - sociologiaFormação docente - sociologiaProfessores de sociologiaSociology Teaching - high schoolSociology teaching methodologiesTeacher training - sociologySociology professorsProfesseurs de sociologieLycée - SociologieMéthodologies d'enseignement de la sociologieCariri Paraibano - ensino de sociologiaTrajetórias docentesEducação.Sociologia.A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação.The research aimed to comprehend the formation of high school sociology teachers in Cariri – Paraíba, from their trajectories. For that, a brief presentation was made about the return of sociology to the high school curriculum and how this implied the initial training of graduates in sociology. From this general discussion, I report my life trajectory with the objective of making an interface between my trajectory and the school, academic and professional formation process. It is in this context that the research object is outlined. The question proposed is to think: how has the process of training high school sociology teachers in Cariri – Paraíba been constructed and constituted? This is a case study – an exploratory research – which took a qualitative approach but did not dismiss the quantitative data. Data collection took place through instruments – more or less – structured, such as semi-structured interviews and questionnaires, at different times and in various situations. Analyzes of official documents were also carried out, like the educational guidelines of the State of Paraíba, as well as the Political Pedagogical Projects of the schools in which the teachers work. From Bourdieu's theoretical contribution and his theory of practice, the concepts of habitus, illusio and social field were mobilized to think about the agents' trajectories. This way, the (auto)biographical method was used to address the biographical elements and the trajectories of high school teachers. It was possible to notice that the teachers' life trajectories were marked by many difficulties. Some of them could be considered as improbable narratives, but which, with family incentives and institutional mediations, achieved success and school longevity, becoming high school teachers. Due to the lack of continuing education and the difficulties arising from the scarcity of didactic-pedagogical resources, the teachers' training process is built daily on the “classroom floor” from their own pedagogical practices, in a self-training process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714SIQUEIRA, Antônio Jorge de.DINIZ, Paulo César Oliveira.SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.2020-05-082020-05-29T12:41:31Z2020-05-292020-05-29T12:41:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895SILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:25:33Zoai:localhost:riufcg/12895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:25:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
Trajectories and practices of high school sociology teachers from Cariri Paraibano - Brazil.
title Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
spellingShingle Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
Ensino de sociologia
Metodologias de ensino de Sociologia
Ensino médio - sociologia
Formação docente - sociologia
Professores de sociologia
Sociology Teaching - high school
Sociology teaching methodologies
Teacher training - sociology
Sociology professors
Professeurs de sociologie
Lycée - Sociologie
Méthodologies d'enseignement de la sociologie
Cariri Paraibano - ensino de sociologia
Trajetórias docentes
Educação.
Sociologia.
title_short Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
title_full Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
title_fullStr Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
title_full_unstemmed Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
title_sort Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
author SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
author_facet SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONTEIRO, José Marciano.
MONTEIRO, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714
SIQUEIRA, Antônio Jorge de.
DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Metodologias de ensino de Sociologia
Ensino médio - sociologia
Formação docente - sociologia
Professores de sociologia
Sociology Teaching - high school
Sociology teaching methodologies
Teacher training - sociology
Sociology professors
Professeurs de sociologie
Lycée - Sociologie
Méthodologies d'enseignement de la sociologie
Cariri Paraibano - ensino de sociologia
Trajetórias docentes
Educação.
Sociologia.
topic Ensino de sociologia
Metodologias de ensino de Sociologia
Ensino médio - sociologia
Formação docente - sociologia
Professores de sociologia
Sociology Teaching - high school
Sociology teaching methodologies
Teacher training - sociology
Sociology professors
Professeurs de sociologie
Lycée - Sociologie
Méthodologies d'enseignement de la sociologie
Cariri Paraibano - ensino de sociologia
Trajetórias docentes
Educação.
Sociologia.
description A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
2020-05-29T12:41:31Z
2020-05-29
2020-05-29T12:41:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
SILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
identifier_str_mv SILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444329558016