Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 |
Resumo: | O estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias. |
id |
UFCG_73c430c8070353f1655303c97905ee4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/446 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).História da EducaçãoEducação ConfessionalCultura EscolarColégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PBMicrofísica do Poder - educaçãoAnálise da Arquitetura EscolarEscola ConfessionalProcesso DisciplinatórioEscolarização CristãEducação ParaibanaEducacional HistoryConfessional SchoolSchool CultureEscuela ConfesionalÉcole ConfessionnelleHistóriaHistória da EducaçãoEducaçãoO estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias.The study of the school culture as a field of knowledge of History of Education, was in a fertile field for the knowledge of the history of school institutions. This field of knowledge provides the study of the unique aspects of daily school life, considering that each institution is unique and there is a multiplicity of plots to be explored. In this respect, this work has the main objective of the historicizing school culture School Nossa Senhora do Rosário, in the period 1955-1965, attempt to think about the control strategies of disciplinary power and resistance tactics alumnae, practices reveal power relations, from the microphysics of power in the educational system of the institution. In this study, it was necessary as specific objectives: the analysis of the architecture school as an educational program of disciplinary production; problematize the pedagogical practices through the statements of former students; and reflect on the scams that offered resistance control strategies in the institution. Therefore, it was used as the main theoretical framework, Foucault's works (2013, 2014), Certeau (1994), Escolano and Frago (1998) Buffa (2002). Thus, the study of school culture of a confessional institution in the mid twentieth century, in Paraiba interior, allowed the questioning of control process as Christian education strategy, understanding the role of social actors as protagonists of the story through his memories.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGQUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega.QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/1050157136344019OLIVEIRA, Iranilson Buriti.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.SILVA, Robson de Oliveira.20162018-04-21T00:28:52Z2018-04-202018-04-21T00:28:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-23T14:11:51Zoai:localhost:riufcg/446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-23T14:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
title |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
spellingShingle |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). SILVA, Robson de Oliveira. História da Educação Educação Confessional Cultura Escolar Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB Microfísica do Poder - educação Análise da Arquitetura Escolar Escola Confessional Processo Disciplinatório Escolarização Cristã Educação Paraibana Educacional History Confessional School School Culture Escuela Confesional École Confessionnelle História História da Educação Educação |
title_short |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
title_full |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
title_fullStr |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
title_full_unstemmed |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
title_sort |
Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). |
author |
SILVA, Robson de Oliveira. |
author_facet |
SILVA, Robson de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega. QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega http://lattes.cnpq.br/1050157136344019 OLIVEIRA, Iranilson Buriti. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Robson de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Educação Confessional Cultura Escolar Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB Microfísica do Poder - educação Análise da Arquitetura Escolar Escola Confessional Processo Disciplinatório Escolarização Cristã Educação Paraibana Educacional History Confessional School School Culture Escuela Confesional École Confessionnelle História História da Educação Educação |
topic |
História da Educação Educação Confessional Cultura Escolar Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB Microfísica do Poder - educação Análise da Arquitetura Escolar Escola Confessional Processo Disciplinatório Escolarização Cristã Educação Paraibana Educacional History Confessional School School Culture Escuela Confesional École Confessionnelle História História da Educação Educação |
description |
O estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-04-21T00:28:52Z 2018-04-20 2018-04-21T00:28:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 |
identifier_str_mv |
SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744350016438272 |