Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Robson de Oliveira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
Resumo: O estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias.
id UFCG_73c430c8070353f1655303c97905ee4b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/446
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).História da EducaçãoEducação ConfessionalCultura EscolarColégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PBMicrofísica do Poder - educaçãoAnálise da Arquitetura EscolarEscola ConfessionalProcesso DisciplinatórioEscolarização CristãEducação ParaibanaEducacional HistoryConfessional SchoolSchool CultureEscuela ConfesionalÉcole ConfessionnelleHistóriaHistória da EducaçãoEducaçãoO estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias.The study of the school culture as a field of knowledge of History of Education, was in a fertile field for the knowledge of the history of school institutions. This field of knowledge provides the study of the unique aspects of daily school life, considering that each institution is unique and there is a multiplicity of plots to be explored. In this respect, this work has the main objective of the historicizing school culture School Nossa Senhora do Rosário, in the period 1955-1965, attempt to think about the control strategies of disciplinary power and resistance tactics alumnae, practices reveal power relations, from the microphysics of power in the educational system of the institution. In this study, it was necessary as specific objectives: the analysis of the architecture school as an educational program of disciplinary production; problematize the pedagogical practices through the statements of former students; and reflect on the scams that offered resistance control strategies in the institution. Therefore, it was used as the main theoretical framework, Foucault's works (2013, 2014), Certeau (1994), Escolano and Frago (1998) Buffa (2002). Thus, the study of school culture of a confessional institution in the mid twentieth century, in Paraiba interior, allowed the questioning of control process as Christian education strategy, understanding the role of social actors as protagonists of the story through his memories.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGQUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega.QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/1050157136344019OLIVEIRA, Iranilson Buriti.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.SILVA, Robson de Oliveira.20162018-04-21T00:28:52Z2018-04-202018-04-21T00:28:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-23T14:11:51Zoai:localhost:riufcg/446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-23T14:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
title Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
spellingShingle Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
SILVA, Robson de Oliveira.
História da Educação
Educação Confessional
Cultura Escolar
Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB
Microfísica do Poder - educação
Análise da Arquitetura Escolar
Escola Confessional
Processo Disciplinatório
Escolarização Cristã
Educação Paraibana
Educacional History
Confessional School
School Culture
Escuela Confesional
École Confessionnelle
História
História da Educação
Educação
title_short Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
title_full Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
title_fullStr Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
title_full_unstemmed Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
title_sort Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).
author SILVA, Robson de Oliveira.
author_facet SILVA, Robson de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega.
QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega
http://lattes.cnpq.br/1050157136344019
OLIVEIRA, Iranilson Buriti.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Robson de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação Confessional
Cultura Escolar
Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB
Microfísica do Poder - educação
Análise da Arquitetura Escolar
Escola Confessional
Processo Disciplinatório
Escolarização Cristã
Educação Paraibana
Educacional History
Confessional School
School Culture
Escuela Confesional
École Confessionnelle
História
História da Educação
Educação
topic História da Educação
Educação Confessional
Cultura Escolar
Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB
Microfísica do Poder - educação
Análise da Arquitetura Escolar
Escola Confessional
Processo Disciplinatório
Escolarização Cristã
Educação Paraibana
Educacional History
Confessional School
School Culture
Escuela Confesional
École Confessionnelle
História
História da Educação
Educação
description O estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-21T00:28:52Z
2018-04-20
2018-04-21T00:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
identifier_str_mv SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744350016438272