O papel da fonologia no ensino de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENÂNCIO, Romário Tavares.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9255
Resumo: Considerando que no contexto da globalização o ensino de língua inglesa está cada vez mais voltado à comunicação internacional, especialmente nesses primeiros 18 anos de XXI, entendemos ser imprescindível o ensino de fonologia nas aulas desta língua, para que o processo de produção de sentidos por parte dos seus aprendizes/usuários seja mais efetivo, à medida que tenderão a sofrer menos interferência da sua língua nativa. No entanto, para que isto seja possível, as atividades que envolvam o ensino de pronúncia devem estar vinculadas diretamente a outras áreas, e o professor precisa estar bem qualificado para entender e ensinar as correspondências entre os diversos aspectos linguísticos. Com base nisto, tomando como pressupostos teóricos os estudos apresentados por nomes como Celce-Murcia (2007), O´Connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), bem como os documentos oficiais fornecidos pelo Governo, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa, de cunho bibliográfico, apresenta situações de como a fonologia dialoga com diferentes áreas da língua em questão, com ênfase para a intersecção do sistema de sons da língua inglesa com a habilidade auditiva, com a sua ortografia e com a sua gramática. Esperamos, em particular, trazer contribuições para o ensino de língua inglesa nas escolas da região atendida pelo curso de Letras - Língua Inglesa, do Centro de Formação de Professores da UFCG, à medida que os seus discentes/futuros professores se apropriem dos conhecimentos aqui abordados.
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spelling O papel da fonologia no ensino de língua inglesa.The role of phonology in English language teaching.Língua inglesa - ensinoFonologiaPronùnciaOrtografiaHabilidade auditivaEnglish language teachingPhonologyPronunciationOrthographyHearing abilityLetras - Língua Inglesa.Considerando que no contexto da globalização o ensino de língua inglesa está cada vez mais voltado à comunicação internacional, especialmente nesses primeiros 18 anos de XXI, entendemos ser imprescindível o ensino de fonologia nas aulas desta língua, para que o processo de produção de sentidos por parte dos seus aprendizes/usuários seja mais efetivo, à medida que tenderão a sofrer menos interferência da sua língua nativa. No entanto, para que isto seja possível, as atividades que envolvam o ensino de pronúncia devem estar vinculadas diretamente a outras áreas, e o professor precisa estar bem qualificado para entender e ensinar as correspondências entre os diversos aspectos linguísticos. Com base nisto, tomando como pressupostos teóricos os estudos apresentados por nomes como Celce-Murcia (2007), O´Connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), bem como os documentos oficiais fornecidos pelo Governo, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa, de cunho bibliográfico, apresenta situações de como a fonologia dialoga com diferentes áreas da língua em questão, com ênfase para a intersecção do sistema de sons da língua inglesa com a habilidade auditiva, com a sua ortografia e com a sua gramática. Esperamos, em particular, trazer contribuições para o ensino de língua inglesa nas escolas da região atendida pelo curso de Letras - Língua Inglesa, do Centro de Formação de Professores da UFCG, à medida que os seus discentes/futuros professores se apropriem dos conhecimentos aqui abordados.Considering that in the context of globalization English language teaching is increasingly focused on international communication, especially at the beginning of the 21st century, we believe that the teaching of phonology must be essential in the classes of that language, so that the process of production of meaning by their learners/users might be more effective, as they will tend to have less interference from their native language. However, to make it possible, activities involving pronunciation should be directly linked to other linguistic areas and the teacher must be confident in both native and foreign languages. Based on that, this research is supported by authors such as Celce-Murcia (2007), O'connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), as well as the official documents provided by the Brazilian Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Thus, this bibliographic research presents how phonology dialogues with different areas of the English language, emphasizing the intersection of its sound system with activities involving listening skill, spelling, and grammar. In particular, we hope to contribute to the English teaching process in the region attended by the Centro de Formação de Professores CFP/UFCG.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBRAGA, Elinaldo Menezes.BRAGA, Elinaldo Menezes.http://lattes.cnpq.br/7162973241119481DIAS, Daise Lilian Fonseca.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.VENÂNCIO, Romário Tavares.2018-12-122019-11-18T17:05:09Z2019-11-182019-11-18T17:05:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9255VENÂNCIO, Romário Tavares. O papel da fonologia no ensino de língua inglesa. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T11:44:53Zoai:localhost:riufcg/9255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T11:44:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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