Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Alysson Andrade.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13505
Resumo: Este trabalho tem por objetivo um novo enfoque sobre o instituto da coisa julgada, tornando-a relativizada, ou seja, fazendo com que a decisão proferida e transitada em julgado seja passível de uma nova discussão ou modificação, mesmo apos o prazo decadencial de dois anos para se intentar a ação rescisória. O que torna possível a modificação ou a tangibilidade da sentença, e exatamente o julgamento feito pelo magistrado com base em provas inseguras, ou seja, sem nenhum grau de confiabilidade, tornando-se imprescindível, especificamente nas ações de investigação de paternidade, o exame hematológico de DNA, devido ao seu alto grau de certeza. Existem casos em que encontramos o fenômeno da coisa julgada inconstitucional, onde determinadas sentenças prolatadas encontram-se sobre a fundamentação de lei tida como inconstitucional. Portanto, seria injusto deixar que uma decisão judicial baseada em provas com descredito se perpetuarem no tempo, por estar acobertada pelo manto da coisa julgada e do principio da segurança jurídica, visto que objetivo do Estado e prestar a tutela jurídica justa, prevalecendo a verdade real dos fatos sobrepondo a coisa julgada de mentira.
id UFCG_76fa1f5ea93938e672fb14f02171c2b0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13505
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.Relativization of res judicata in paternity investigation actions.Coisa julgadaPaternidade - investigaçãoRelativização da coisa julgadaDNA – Exame de paternidadeThing judgedPaternity - investigationRelativization of res judicataDNA - Paternity ExamEste trabalho tem por objetivo um novo enfoque sobre o instituto da coisa julgada, tornando-a relativizada, ou seja, fazendo com que a decisão proferida e transitada em julgado seja passível de uma nova discussão ou modificação, mesmo apos o prazo decadencial de dois anos para se intentar a ação rescisória. O que torna possível a modificação ou a tangibilidade da sentença, e exatamente o julgamento feito pelo magistrado com base em provas inseguras, ou seja, sem nenhum grau de confiabilidade, tornando-se imprescindível, especificamente nas ações de investigação de paternidade, o exame hematológico de DNA, devido ao seu alto grau de certeza. Existem casos em que encontramos o fenômeno da coisa julgada inconstitucional, onde determinadas sentenças prolatadas encontram-se sobre a fundamentação de lei tida como inconstitucional. Portanto, seria injusto deixar que uma decisão judicial baseada em provas com descredito se perpetuarem no tempo, por estar acobertada pelo manto da coisa julgada e do principio da segurança jurídica, visto que objetivo do Estado e prestar a tutela jurídica justa, prevalecendo a verdade real dos fatos sobrepondo a coisa julgada de mentira.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGANDRADE, Guerrisson Araújo de.ANDRADE, G. A.http://lattes.cnpq.br/8731748861691386CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.DAMASCENO, Epifânio Vieira.LOPES, Alysson Andrade.2005-072020-07-24T16:04:26Z2020-07-242020-07-24T16:04:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13505LOPES, Alysson Andrade. Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-16T19:53:32Zoai:localhost:riufcg/13505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-16T19:53:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
Relativization of res judicata in paternity investigation actions.
title Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
spellingShingle Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
LOPES, Alysson Andrade.
Coisa julgada
Paternidade - investigação
Relativização da coisa julgada
DNA – Exame de paternidade
Thing judged
Paternity - investigation
Relativization of res judicata
DNA - Paternity Exam
title_short Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
title_full Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
title_fullStr Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
title_full_unstemmed Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
title_sort Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade.
author LOPES, Alysson Andrade.
author_facet LOPES, Alysson Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Guerrisson Araújo de.
ANDRADE, G. A.
http://lattes.cnpq.br/8731748861691386
CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
DAMASCENO, Epifânio Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Alysson Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Coisa julgada
Paternidade - investigação
Relativização da coisa julgada
DNA – Exame de paternidade
Thing judged
Paternity - investigation
Relativization of res judicata
DNA - Paternity Exam
topic Coisa julgada
Paternidade - investigação
Relativização da coisa julgada
DNA – Exame de paternidade
Thing judged
Paternity - investigation
Relativization of res judicata
DNA - Paternity Exam
description Este trabalho tem por objetivo um novo enfoque sobre o instituto da coisa julgada, tornando-a relativizada, ou seja, fazendo com que a decisão proferida e transitada em julgado seja passível de uma nova discussão ou modificação, mesmo apos o prazo decadencial de dois anos para se intentar a ação rescisória. O que torna possível a modificação ou a tangibilidade da sentença, e exatamente o julgamento feito pelo magistrado com base em provas inseguras, ou seja, sem nenhum grau de confiabilidade, tornando-se imprescindível, especificamente nas ações de investigação de paternidade, o exame hematológico de DNA, devido ao seu alto grau de certeza. Existem casos em que encontramos o fenômeno da coisa julgada inconstitucional, onde determinadas sentenças prolatadas encontram-se sobre a fundamentação de lei tida como inconstitucional. Portanto, seria injusto deixar que uma decisão judicial baseada em provas com descredito se perpetuarem no tempo, por estar acobertada pelo manto da coisa julgada e do principio da segurança jurídica, visto que objetivo do Estado e prestar a tutela jurídica justa, prevalecendo a verdade real dos fatos sobrepondo a coisa julgada de mentira.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07
2020-07-24T16:04:26Z
2020-07-24
2020-07-24T16:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13505
LOPES, Alysson Andrade. Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13505
identifier_str_mv LOPES, Alysson Andrade. Relativização da coisa julgada nas ações de investigação de paternidade. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448902397952