Propaganda na internet: leitura, textualidade e sentido - uma proposta para o 8º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Edineuma Martins Dantas dos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/189
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é propor estratégias de leitura e análise textual que venham contribuir para a promoção do multiletramento, no 8º ano do ensino fundamental, a partir de um trabalho voltado para o gênero multimodal propaganda, com base na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) e na adaptação desse sequência proposta por CostaHubes e Simion (2014). O interesse pela elaboração da proposta surgiu da reflexão acerca da dificuldade que os alunos apresentam quanto à leitura, que se encontra muito limitada ao processo de decodificação, assim como ao tratamento dado por alguns professores quanto às práticas leitoras em sala de aula, que ainda permanecem muito arraigadas aos métodos tradicionais, ou seja, a um estudo descontextualizado, o que leva apenas a análise de partes do texto, reduzindo o ensino de línguas ao mero estudo de regras gramaticais. Além disso, nessas aulas, costumeiramente, são utilizados apenas textos impressos, que priorizam tão somente os aspectos verbais, deixando de lado a análise de outros elementos não verbais, tão importantes quanto àqueles, para o entendimento e para a produção de sentido. A metodologia aqui utilizada consiste na realização de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, aliada à proposta de uma sequência didática, em torno do gênero propaganda, com a finalidade de auxiliar, de forma mais dinâmica, o processo que envolve as práticas de leitura, análise e, consequentemente, produção textual, as quais abordem questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Linguística Textual, buscando, desse modo, ressignificar antigas práticas de leitura, sob a perspectiva inovadora dos multiletramentos, que possibilitem o desenvolvimento e/ou aprimoramento das competências linguísticas e discursivas dos alunos. A escolha pelo gênero propaganda deu-se por causa da sua massiva circulação social, através das mais variadas mídias, inclusive as digitais, e por sua multimodalidade, ou seja, por agregar variadas semioses num único texto, fator importante para o seu entendimento. Essa proposta de trabalhar com um gênero da esfera publicitária é uma forma de provocar no aluno a curiosidade investigativa e a capacidade de análise em relação à leitura crítica de textos multimodais que são produzidos socialmente. Para a realização desta pesquisa, alguns autores foram consultados para a fundamentarem teoricamente. São eles: Solé (1998), Leffa (1996, 1999), Koch (1997, 2009, 2012, 2013, 2014), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2012), Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2005, 2010), Rojo (2015), Dionísio (2011), entre outros. Também consultamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (1998) e de outras fontes.
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O interesse pela elaboração da proposta surgiu da reflexão acerca da dificuldade que os alunos apresentam quanto à leitura, que se encontra muito limitada ao processo de decodificação, assim como ao tratamento dado por alguns professores quanto às práticas leitoras em sala de aula, que ainda permanecem muito arraigadas aos métodos tradicionais, ou seja, a um estudo descontextualizado, o que leva apenas a análise de partes do texto, reduzindo o ensino de línguas ao mero estudo de regras gramaticais. Além disso, nessas aulas, costumeiramente, são utilizados apenas textos impressos, que priorizam tão somente os aspectos verbais, deixando de lado a análise de outros elementos não verbais, tão importantes quanto àqueles, para o entendimento e para a produção de sentido. A metodologia aqui utilizada consiste na realização de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, aliada à proposta de uma sequência didática, em torno do gênero propaganda, com a finalidade de auxiliar, de forma mais dinâmica, o processo que envolve as práticas de leitura, análise e, consequentemente, produção textual, as quais abordem questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Linguística Textual, buscando, desse modo, ressignificar antigas práticas de leitura, sob a perspectiva inovadora dos multiletramentos, que possibilitem o desenvolvimento e/ou aprimoramento das competências linguísticas e discursivas dos alunos. A escolha pelo gênero propaganda deu-se por causa da sua massiva circulação social, através das mais variadas mídias, inclusive as digitais, e por sua multimodalidade, ou seja, por agregar variadas semioses num único texto, fator importante para o seu entendimento. Essa proposta de trabalhar com um gênero da esfera publicitária é uma forma de provocar no aluno a curiosidade investigativa e a capacidade de análise em relação à leitura crítica de textos multimodais que são produzidos socialmente. Para a realização desta pesquisa, alguns autores foram consultados para a fundamentarem teoricamente. São eles: Solé (1998), Leffa (1996, 1999), Koch (1997, 2009, 2012, 2013, 2014), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2012), Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2005, 2010), Rojo (2015), Dionísio (2011), entre outros. Também consultamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (1998) e de outras fontes.The main objective of this research is to propose strategies of reading and textual analysis that will contribute to the promotion of multiletration in the 8th year of elementary school, starting from a work oriented to the multimodal propaganda genre, based on the didactic sequence of Dolz and Schneuwly (2004) and in the adaptation of this sequence proposed by Costa-Hubes and Simion (2014). The interest in preparing the proposal arose from the reflection about the difficulty that the students present in reading, which is very limited to the decoding process, as well as the treatment given by some teachers regarding the reading practices in the classroom, which still remain very much rooted in traditional methods, that is, a decontextualized study, which leads only to the analysis of parts of the text, reducing the teaching of languages to the mere study of grammatical rules. Moreover, in these classes, usually only printed texts are used, which prioritize only the verbal aspects, leaving aside the analysis of other non verbal elements, as important as those, for the understanding and the production of meaning. The methodology used here consists of the accomplishment of a bibliographic research about the theme, together with the proposal of a didactic sequence, around the propaganda genre, with the purpose of helping, in a more dynamic way, the process that involves reading practices, analysis and, consequently, textual production, which deal with issues related to textuality, developed by Textual Linguistics, thus seeking to resignify old reading practices, under the innovative perspective of multiliteracy, that enable the development and / or enhancement of competences Linguistic and discursive the students. The choice for the propaganda genre was due to its massive social circulation, through the most varied media, including the digital ones, and for its multimodality, that is, to add several semioses in a single text, an important factor for their understanding. This proposal to work with a genre of the advertising sphere is a way to provoke in the student the investigative curiosity and the capacity of analysis in relation to the critical reading of multimodal texts that are produced socially. For the accomplishment of this research, some authors were consulted to base it theoretically. They are: Solé (1998), Leffa (1996, 1999), Koch (1997, 2009, 2012, 2013, 2014), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2012), Dolz and Schneuwly , 2010), Rojo (2015), Dionísio (2011), among others. We also consulted the guidelines of the National Curricular Parameters (PCNs) of Portuguese Language (1998) and other sources.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.PEREIRA, Hérica Paiva.SANTOS, Maria Edineuma Martins Dantas dos.2016-02-242017-12-27T17:10:27Z2017-12-272017-12-27T17:10:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/189SANTOS, Maria Edineuma Martins Dantas dos. Propaganda na internet: leitura, textualidade e sentido - uma proposta para o 8º ano. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T19:59:37Zoai:localhost:riufcg/189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T19:59:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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